Geek

Clássico Sensible Soccer é remasterizado por fãs

Escrito por Paulo Carmino

No começo dos anos 90, bem antes de FIFA e PES, a série Sensible Soccer reinou como um dos jogos de futebol mais populares nos computadores e consoles. O jogo se destacava pelos gráficos bonitinhos e uma jogabilidade rápida, simples e tão intuitiva que qualquer um podia se divertir e marcar gols desde o primeiro minuto.

Agora, esta relíquia da história dos jogos de futebol foi restaurada por fãs com vários elementos modernos, mas sem alterar aquilo que é atemporal no jogo: os gráficos em pixel-art e sua bem ajustada jogabilidade.

A remasterização vem na forma de um “mod” chamado Sensible World of Soccer 2020, que pode ser aplicado ao jogo original do PC, hoje disponível baratinho em sites como o GOG. Praticamente tudo que se pode imaginar foi melhorado, a começar pelos gráficos que agora são em alta-definição e aspecto wide-screen. Também foram adicionadas narração e cânticos de torcida (os arquivos podem ser acessados e modificados à vontade), suporte a controle USB, opção para salvar replays de partidas completas, dados completos das equipes para a temporada 19/20 (2400 equipes e 26.000 jogadores) e opção de alternar entre a jogabilidade da versão PC para a original do computador Amiga. Os gráficos originais do Amiga e DOS também são selecionáveis para os nostálgicos.

Sensible World of Soccer 2020 pode ser baixado por aqui.

Sobre o Autor

Paulo Carmino