A fim de prolongar a vida dos Chromebooks por mais alguns anos, o Google anunciou que, a partir de 2024, os dispositivos ChromeOS irão receber atualizações automáticas de segurança por 10 anos após seu lançamento.
Os Chromebooks lançados a partir de 2021 também receberão as atualizações; e aqueles que possuem produtos mais antigos terão a opção de ativá-las manualmente. Atualmente, o Google garante oito anos de atualizações automáticas.
O problema, enxergado pela big tech para ampliar o prazo de atualizações automáticas é que o período começa a contar no momento em que a empresa certifica um Chromebook, não quando ele está realmente nas mãos do proprietário. E com todo o tempo que as escolas e empresas levam para comprar, receber, configurar e definitivamente colocar os computadores em uso, elas geralmente acabam tendo somente de quatro a cinco anos de atualizações na prática.
Vida longa ao Chromebook
Mais do que isso, segundo estudo publicado pelo Fundo Educacional do Grupo de Pesquisa de Interesse Público dos EUA, “dobrar a vida útil dos Chromebooks poderia resultar em economia de US$ 1,8 bilhão para os contribuintes”.
Em comunicado, o Google revela que também está lançando atualizações em seu programa de reparo de Chromebooks que permitirão aos técnicos fazer correções de software sem uma chave USB física – a expectativa é que isso torne os reparos de software mais rápidos em “mais de 50%”.
Créditos: TecMasters