Tecnologia

[CES 2023] Tudo sobre o maior evento de tecnologia; veja o que deve rolar hoje (3)

A Consumer Electronic Show deste ano, ou simplesmente CES 2023, terá início na próxima quinta-feira, 5 de janeiro 2023, e vai até domingo (8). Hoje (3), no entanto, algumas das principais empresas já iniciam os trabalhos no chamado Media Days, que é quando elas têm a chance de apresentar novos produtos e serviços ao mercado — e você pode ver mais detalhes abaixo!

Produzido pela Consumer Technology Association (CTA), o evento acontece todos os anos em janeiro, na cidade de Las Vegas, Estados Unidos. Como sempre, muitas empresas já confirmaram a presença na feira — incluindo o TecMasters, que fará a cobertura presencialmente, bem como teremos os principais anúncios publicados diariamente aqui no site.

Enquanto isso, preparamos um apanhado das especulações e confirmações que já vazaram, para que você possa ir aquecendo os motores e se preparar para os próximos lançamentos. Veja o que você pode esperar deste, que é considerado o maior do ramo em escala global.

CES 2023: tudo o que você precisa saber sobre a feira

Abaixo, separamos os principais tópicos para você explorar:

Sobre a CES 2023

A Consumer Electronics Show, ou simplesmente CES, é um evento anualmente produzido pela Consumer Technology Association (CTA), uma organização que representa mais de 1,3 mil empresas do mercado de tecnologia global, com foco principal em consumidor final.

O evento é realizado desde os anos 1960, tendo sua primeira conferência organizada em Nova York, em 24 de junho de 1967 — há 55 anos. Desde 1998, ela é apresentada no formado atual, com a feira acontecendo dentro do Las Vegas Convention and World Trade Center (LVCC), mas com apresentações espalhadas por hotéis da região — tendo alguns tradicionais como parte do cronograma, como o Mandalay Bay, o MGM,

A CTA conta com Gary Shapiro como presidente e CEO da organização, focada em também liderar esforços em prol de pesquisas de mercado e em fomentar a implementação de novas legislações e padrões técnicos para a tecnologia global.

CES 2022

Imagem: Twitter/CES

A CES também possui uma versão Asia, coproduzida pela International CES (Shanghai) Exhibition (empresa do grupo CTA), pela Shanghai INTEX Exhibition e também conta com a participação da Câmara de Comércio da China de Importação e Exportação de Máquinas e Produtos Eletrônicos (CCCME) e da Câmara Chinesa de Comércio e Eletrônicos (CECC). O foco, como sugere o nome do evento, é justamente apresentar novidades para o mercado asiático.

Antes da feira oficial, aberta ao público, a organização também reserva um espaço para apresentar o chamado “Unveiled Las Vegas“: uma versão menor da feira, que exibe em primeira mão uma prévia de produtos selecionados, os quais serão lançados oficialmente na CES.

Para este ano, o mote principal é energia limpa e tecnologia renovável, especialmente no que tange a transformação do mercado de mobilidade e veículos.

Quem já confirmou presença?

Para a CES 2023, algumas empresas conhecidas já confirmaram presença, entre elas: Amazon, AMD, Bosch, Google, Lenovo, LG, Microsoft, Nivia, Omron, Panasonic, Qualcomm, Samsung, Sony e outras.

Vale lembrar também que, na programação oficial do evento, também estão previstos os chamados “Media Days”, ou seja, são apresentações exclusivas para a imprensa, em datas que acontecem antes da abertura da CES para o público geral — ou seja, antes do dia 5. O Media Days deste ano está programado para dois dias: na terça-feira (3) e na quarta-feira (4).

“A programação esgotada do Media Days deste ano consiste nas principais notícias dos principais expositores e oferecendo olhares exclusivos sobre o que eles planejam exibir na CES 2023, acompanhados por quatro expositores estreantes”, explicou a organização do show.

Para os que não puderem viajar para Las Vegas, a CTA informou que haverá transmissão de um conteúdo selecionado dentro da plataforma digital da CES.

Um resumão das apresentações?

Nada ainda é certo, já que as empresas gostam de manter o ar de mistério de suas apresentações até o dia dos anúncios. Mas, claro, separamos algumas das principais expectativas que podemos esperar para a CES 2023.

  • Asus

A empresa já divulgou via Twitter que está preparando um “grande” anúncio para o dia 3 de janeiro, durante o Media Days. A apresentação será feita também via streaming, então você pode acompanhar os principais anúncios da marca pelo canal da empresa no YouTube, ou por meio do link oficial.

Apesar de não ter dado muitos detalhes, o leaker Lonely City Hardware, por meio de uma publicação na rede social chinesa Weibo (via Digital Trends), afirma que a companhia está preparando para apresentar um novo notebook de 18 polegadas — o que daria um outro significado ao “grande” referido no anúncio. Espera-se também que a empresa anuncie as novas placas de vídeo Noctua Edition GeForce RTX 40 Series.

Saiba mais sobre as possíveis novidades da Asus

De acordo com um convite enviado a membros da imprensa, a companhia afirma que o evento irá trazer novidades para o público gamer, focando em “maximizar o limite dos jogos com velocidade incomparável”. Já para o dia 4 de janeiro, a empresa também está preparando outros anúncios.

  • LG

Em dezembro, a companhia divulgou algumas das novidades que irá trazer para a conferência, começando pelas soundbars — modelos SC9 e SE6.

Soundbar SC9 da LG aparece embaixo de uma televisão; o produto será apresentado na CES 2023

Imagem: divulgação/LG

A LG também preparou novidades sobre interação entre produtos, especificamente para divulgar mais sobre o WOW Orchestra, um sistema de áudio que funciona quando soundbar e TV estão emparelhados e passam a exibir recursos novos de som multi-surround, por meio do uso de diferentes canais de ambos os produtos.

Também espera-se novidades para a linha branca da empresa, a ThinQ UP, que inclui geladeiras, lavadoras, secadoras, fornos e lava-louças.

  • Nvidia

Mais uma que já divulgou que irá realizar uma apresentação ao vivo pelo YouTube e também pelo site da marca. Oficialmente, a empresa preparou diferentes temas para o anúncio, incluindo: indústria automotiva, design, gaming, AI generativa e tecnologias do metaverso.

Mas, podemos dizer que, depois de todos os vazamentos em torno da RTX 4070 Ti, esperamos mais novidades sobre a GPU durante o evento. A apresentação está programada para começar às 13h (horário de Brasília).

  • Samsung

Tela híbrida com dupla funcionalidade? Este é o assunto cotado para a fabricante sul-coreana, que deve apresentar um display dobrável durante a feira deste ano que também deve entregar a possibilidade de expandir.

Saiba mais sobre as possíveis novidades da Samsung

Além disso, a companhia também deve apresentar novidades sobre a linha branca da empresa, mais especificamente a Bespoke, que engloba geladeiras, fornos e lavadoras inteligentes.

Também espere novidades para os monitores da empresa. De acordo com anúncio oficial, a companhia reservou a CES para apresentar produtos das linhas Odyssey, ViewFinity e Smart Monitor.

  • Sony

A Sony é outra das confirmadas da CES que deve apresentar uma grande novidade: o PlayStation VR 2 (PSVR 2). Aliás, novidade em termos, já que o dispositivo foi originalmente revelado na conferência da empresa durante a CES do ano passado.

A transmissão da vez, marcada para 4 de janeiro, às 22 horas (horário de Brasília), conta com a imagem do dispositivo ilustrando a arte do vídeo — o que aumenta a especulação sobre o gadget ser o foco principal dos anúncios deste ano. Você pode acompanhar a coletiva de imprensa diretamente no canal da Sony no YouTube.




Créditos: TecMasters