Decoração & Design

Centro educacional sustentável é construído nos EUA

O Crissy Field é um centro de educação ambiental construído em São Francisco, EUA. O local, construído de acordo com as normas da certificação LEED, é direcionada ao ensino de crianças e jovens. A sustentabilidade está presente em cada detalhe do edi

O Crissy Field é um centro de educação ambiental construído em São Francisco, EUA. O local, construído de acordo com as normas da certificação LEED, é direcionada ao ensino de crianças e jovens. A sustentabilidade está presente em cada detalhe do edifício e no conteúdo ministrado.

O projeto é fruto do trabalho de três instituições diferentes. O escritório MK Think foi o responsável pelo desenho do prédio, enquanto a Fisher Development cuidou do desenvolvimento e a Project Frog fez a ideia ganhar vida através de toda a construção.

O Crissy Field levou apenas nove meses para ser projetado e erguido. Agora os responsáveis pelo projeto estão aguardando o processo para a obtenção do selo LEED Platina, o nível mais alto que uma construção pode ter em qualidade ambiental.

O espaço abriga salas de aula de alta performance, um laboratório de ciências, escritórios e um café. O prédio é considerado inteligente pelas tecnologias aplicadas para otimizar o desempenho econômico, ambiental e humano, conforme informado pela MK Think, empresa responsável pelo projeto.

A estrutura tem a maior parte de suas paredes feita em vidro, o que proporciona abundante iluminação natural. Além disso, ela foi erguida com a utilização de materiais com baixo teor de componentes orgânicos voláteis. Para reduzir o impacto da utilização do complexo, ele foi equipado com sistemas de produção de energia fotovoltaica e eólica.

Todo o centro educacional ocupa uma área de 2.250 metros quadrados e não possui ar-condicionado. Para compensar a não utilização desta tecnologia, os arquitetos aproveitaram a implantação de um telhado verde, muitas janelas e um isolante térmico. A água da chuva é reaproveitada e responsável por suprir 85% da demanda utilizada para lavar os banheiros.

Redação CicloVivo