Tecnologia

Central de Controle Geonav dá autonomia aos seus aparelhos não-inteligentes

A Central de Controle Geonav permite o usuário controlar remotamente seus aparelhos não-inteligentes via infravermelho

A Geonav, empresa especializada em acessórios para artigos eletrônicos, anunciou em novembro de 2019 a sua entrada no segmento de Casa Conectada com diversos produtos. Um deles é a Central de Controle Geonav, que permite ao usuário controlar dispositivos não-inteligentes como TVs, ar-condicionados, decodificadores e home theaters que não possuem conexão à internet e são controlados exclusivamente pelo controle remoto.

Será que a Central de Controle é uma substituta acessível à altura das caixas inteligentes do Google e Amazon? Confira agora em nossa análise completa.

Design

A Central de Controle da Geonav tem um design bem simples e minimalista. Feito de plástico, o acabamento é fosco na parte inferior e black piano na parte superior onde está presente também o logo da empresa. A única entrada do gadget é um Micro-USB na parte traseira para alimentação.

A Central de Controle Geonav acompanha somente um cabo USB para energia, podendo ser alimentado por portas USB de TVs e notebooks

Pesando apenas 51,2 gramas e com dimensões de 65 x 65 x 25 mm, a Central de Controle Geonav cabe em qualquer espacinho no seu rack da sala. Durante nossos testes, ele ficou posicionado ao lado da TV e sendo alimentado via USB da própria TV, já que o gadget só precisa de 0,5W de energia para funcionar.

Conectividade e Interatividade

A Central de Controle Geonav utiliza a rede Wi-Fi para realizar a conexão com o aplicativo HI by Geonav no smartphone. É a partir desse app que é possível fazer a conexão com seus aparelhos e controlá-los remotamente.

Aplicativo HI by Geonav da Central de Controle Geonav
A Central de Controle Geonav é controlada pelo aplicativo HI by Geonav para se conectar aos dispositivos da casa do usuário

Esse gadget não vem para substituir os consolidados alto-falantes do Google e da Amazon, em contrapartida, a Geonav entrega um complemento para transformar aparelhos mais antigos em smart, evitando assim que os usuários precisem trocar todos seus eletrônicos para montar uma casa totalmente inteligente.

A Central de Controle Geonav funciona enviando sinais infravermelhos direcionados aos aparelhos que o usuário deseja controlar remotamente. Esse pequeno ecossistema funciona como um controle remoto, sendo seu smartphone os botões de comando e a Central de Controle o que envia o sinal propriamente dito.

Por conta disso, é possível controlar remotamente até mesmo uma TV de tubo sendo necessário somente procurar a marca do aparelho na imensa lista de dispositivos compatíveis no aplicativo Se não encontrar, basta ensinar a central de controle a reconhecer os comandos manualmente, copiando botão por botão as funções do controle remoto original. Entretanto, este segundo método não funcionou corretamente durante os nossos testes.

Entrada Micro-USB da Central de Controle Geonav
A Central de Controle Geonav tem somente uma entrada Micro-USB para alimentação

Claro, para uma casa ser realmente inteligente, os comandos de voz são indispensáveis. E a Geonav incluiu a possibilidade da Central de Controle Geonav ser controlada pelos assistentes da Google e da Amazon. O processo para vincular o gadget aos assistentes não é dos mais simples, precisando seguir um manual virtual disponibilizado pela empresa. Contudo, feita essa conexão inicial, as possibilidades são infinitas.

Mesmo que comandos de voz sejam totalmente configuráveis pelo aplicativo Google Home pela função “Rotinas”, um ponto extremamente negativo é a falta de suporte para português.

Entretanto, é possível criar um comando de voz personalizado para cada ação de um controle remoto. Por exemplo, pode-se utilizar o comando “Mute TV” para ativar o “mudo” da TV, ou “Turn on the fan on medium speed” para ativar a velocidade intermediária do ventilador.

Aplicativo HI By Geonav da Central de Controle Geonav
O aplicativo HI By Geonav funciona como o controle remoto de seus dispositivos infravermelho

Durante nossos testes, utilizamos os mais diversos aparelhos convencionais (não conectados) em diferentes cômodos da casa para testar as capacidades técnicas da Central de Controle, entre eles: um ventilador de controle remoto, um decodificador da Vivo, uma TV LCD da Philips de 32 polegadas e um ar-condicionado.

Os comandos funcionaram muito bem, tendo um certo delay quando o aparelho está meio longe da Central de Controle. Contudo, é impressionante que o alcance do gadget seja bem alto (a fabricante afirma ser de 8 metros), a ponto de não precisar que o aparelho esteja no mesmo cômodo, mesmo se tratando da tecnologia infravermelho, já substituída pelo wi-fi e bluetooth.

Conclusão

A Central de Controle Infravermelho Universal Geonav é um gadget que ninguém sabe que precisa, até ter um. Ele serve tanto para quem não tem aparelhos inteligentes e deseja modernizar sua casa, ou para quem já possui uma casa inteligente e deseja complementar a conectividade para aparelhos não conectados. 

Caixa da Central de Controle Geonav
A Central de Controle Geonav torna sua casa desconectada em conectada em poucos passos

A grande crítica vai para sua configuração inicial complicada e confusa. Já que a Central de Controle não acompanha nenhum manual com um passo-a-passo e o usuário necessita gastar umas boas horas para entender e desvendar tudo o que ele é capaz de fazer. 

Por fim, o gadget é o exemplo claro que sua casa não precisa ser inteligente para estar conectada.

Especificações da Central de Controle Geonav

Modelo Central de Controle Infravermelho Universal
Entrada 5VCC 1A
Potência ?0.5W
Alcance do Infravermelho 8 metros
Rede sem fio 2.4GHz, padrão 802.11b/g/n
Dimensões 65 x 65 x 25 mm
Peso 51,2 g
Preço R$ 149,00