Negócios

Casal larga emprego em grandes indústrias e investe em pães ultracongelados para restaurantes

Nem sempre um ótimo emprego em uma grande indústria garante a felicidade, já que outros projetos de vida podem surgir ao longo do caminho. Casados e com três filhos, a peruana Lucía Villa Vogel,e Marcos Vogel, 37, tinham uma paixão em comum: a gastronomia.

Lucía trabalhou por 7 anos na Nestlé, enquanto Marcos já havia passado por indústrias como Natura e Unilever, quando decidiram investir em seu hobby de cozinhar, se especializar em cursos nacionais e internacionais e conhecer fábricas no exterior. E assim nasceu a Premium Brad, uma empresa que produz pães artesanais congelados para restaurantes, cafés e outros estabelecimentos do ramo. E o melhor: a qualidade dos pães após o aquecimento é a mesma, o que garante ao casal a produção de 2,5 toneladas de pão por mês.

Confira a entrevista exclusiva de A Magia do Mundo dos Negócios com Lucía Vogel, da Premium Brad, que contou como funciona o negócio:

O que faziam antes do empreendimento?

Eu sou peruana, moro há 10 anos no Brasil. Estudei Economia no Peru e Administração de Empresas na FAAP, em São Paulo. Trabalhei sempre com finanças em grandes empresas, como a Mercedes Benz. Antes de pensar na Premium Bread trabalhei na Nestlé por 7 anos como controller. Saí em 2012 quando nasceu minha segunda filha. Temos três filhos: Tomas (5), Nina (4) e Nicole (2).

Marcos é brasileiro, descendente de alemães. Estudou engenharia de produção na Suíça e na Mauá, em São Paulo. Trabalhou sempre em fábrica, também em grandes empresas como a Natura e a Unilever.

Como tiveram a ideia de vender os pães?

Sempre tivemos vontade de trabalhar no ramo da gastronomia. Era nosso hobby e um assunto que sempre nos interessou. Então começamos a fazer cursos mais profissionais e a nutrirmos de informação para começar a pensar nessa ideia de negócio que ainda não estava clara.

Foi aí que o Marcos descobriu o amor pela panificação. Ele fez cursos em São Paulo, com o Rogério Shimura, mas também fora: No San Francisco Baking Institute, com o Michel Suas e na Alemanha, com o Rainer Zachert.

O desafio então foi trazer o mundo da panificação para o universo de fábrica, que ele conhecia muito bem. Então começamos a visitar fábricas  e feiras na Suíça e na Alemanha onde o modelo de pães artesanais e de fermentação natural, porém que tem um processo fabril organizado e grande parte do processo manual é automatizado está muito mais desenvolvido.

Quando iniciaram as atividades?

Iniciamos a reforma do galpão, localizado em Santo Amaro, em junho de 2015 e começamos as operações em janeiro deste ano.

Casal produz os mais variados tipos de pães. (Divulgação)
Casal produz os mais variados tipos de pães. (Divulgação)

Quais são os produtos vendidos atualmente?

Fazemos pães diferenciados ultracongelados, usando ingredientes e tecnologia da melhor qualidade e respeitando os tempos e processos para chegar no melhor produto.

A proposta é fazer pães artesanais de alta qualidade, porém com capacidade de volume e padronização e toda a fábrica foi projetada para isso.

A nossa linha é bastante variada e inclui:

Pães de fermentação natural – rústicos, com casca crocante feitos no forno de lastro ou pães para couvert de tamanho menor.

Massas folhadas – Croissant, Pain au chocolat, Medialunas, etc.

Pães europeus e os clássicos alemães: Brezel, Hefezopf, Stollen, Pães de Centeio, etc

Como funcionam as vendas?

A fábrica foi projetada para ter uma grande flexibilidade e a nossa proposta é fazer pães personalizados, pois muitas vezes cada restaurante quer o couvert que reflita a personalidade do restaurante. Nós trabalhamos com mais de 20 tipos de massas e todas elas são adaptadas para o tamanho, formato e finalização que atenda as necessidades do cliente. Além disso, temos a capacidade para desenvolver novas receitas novas, em coautoria com nossos clientes.

Os clientes entram em contato pelo site, ou pelo telefone e recebem a nossa visita. Nessa primeira conversa entendemos a necessidade específica que eles têm e levamos amostras para eles conhecerem a qualidade dos nossos produtos.

A partir daí oferecemos produtos que se adequem às necessidades desse cliente específico.

Qual é seu diferencial?

Usamos apenas ingredientes da melhor qualidade: farinha desenvolvida especificamente para este tipo de pães, só manteiga importada (nada de margarina), azeite extra-virgem, chocolate belga, etc. Não usamos conservantes nem nenhum outro tipo de aditivo na receita (nada de corantes, aromas, antimofos, etc), pois não há necessidade.

Nossas máquinas e nossos fornos foram trazidos da Europa, e conseguem trabalhar com massas altamente hidratadas e assar os pães uniformemente.

O ultracongelamento é um processo que permite congelar os pães de forma muito rápida, sem permitir que a água se junte (quando isso acontece, a massa fica seca e a casca murcha). O pão ultracongelado mantém todas as suas propriedades intactas e quando regenerado no forno é idêntico a um pão recém-feito. Isto traz duas vantagens para nossos clientes: a percepção de frescor do consumidor final será muito maior que com pães feitos de manhã na padaria para serem servidos 6 ou 8 horas mais tarde, e o desperdício é eliminado.

Pães devem ser mantidos a -18 graus. (Divulgação)
Pães devem ser mantidos a -18 graus. (Divulgação)

Como desenvolveram a fórmula para que o pão ficasse fresco e saboroso após um certo tempo?

Uma vez ultracongelado, o pão vai para nosso freezer a -18ºC e é entregue em nossa frota própria também a -18ºC. A nossa embalagem especial para produtos congelados não permite que o pão absorva outros sabores ou que fique ressecado. A validade de nossos produtos é de 3 meses e para isso basta manter a cadeia de frio constante, pois enquanto ele estiver congelado não há necessidade de usar conservantes.

Qual sua dica para os empreendedores que estão iniciando carreira?

Antes de investir, pense bem na sua ideia, do começo ao fim. Tente achar aquela atividade que junta as três condições: aquilo que você gosta, onde você tem um diferencial para ser melhor que os outros e tem uma demanda não atendida.

Converse muito com pessoas do ramo, principalmente com quem você imagina que seria seu potencial cliente. Isso abrirá várias ideias quanto às formas de trabalhar.

E finalmente, não tenha medo de começar e seja flexível para mudar o que precisar ser mudado. Como disse o Reid Hoffman, fundador do LinkedIn: “Se você não tem vergonha da primeira versão do seu produto, demorou demais para lançar”.

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