Geek

Cartucho do PlayStation 5 pode ser expansão do SSD; Patente foi atualizada

Escrito por Paulo Carmino

Uma nova descrição adicionada à patente do misterioso cartucho para PlayStation 5 registrada pela Sony revela que a peça pode servir como uma expansão do SSD no novo console.

A patente descoberta na semana passada pelo site do INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial) brasileiro descreve um tipo de cartucho de memória para ser usado em videogames, sem menção direta ao PlayStation 5. Agora, o documento desta mesma patente no Japão foi atualizado com uma nova descrição e uma ilustração que revela contatos de 12 pinos, algo que tornaria o cartucho diferente de uma conexão SATA e, portanto, não apenas um mero SSD externo para o PlayStation 5.

A descrição da peça, adicionada pela Sony Interactive Entertainment Japan, é a seguinte:

“Este é um meio de gravação que pode gravar vários dados, como um personagem, uma imagem, uma animação, um som e um programa. Ao carregar a abertura existente no console de jogos com a ponta final onde há uma variedade de pinos deste cartucho, os vários dados registrados nesse cartucho podem ser lidos”.

Ao que parece, este dispositivo de cartucho seria então algum tipo de armazenamento adicional, talvez um simples cartão de memória extra, mas provavelmente uma expansão para o SSD do PS5. Segundo rumores, a Sony planeja lançar o PS5 com um SSD de 1 TB, o que pode ser rapidamente preenchido visto que os jogos do console virão em Blu-rays de até 100 GB ou serão baixados digitalmente pela internet.

O PlayStation 5 será lançado no final de 2020.

Sobre o Autor

Paulo Carmino