Geek

Carro conceito Mazda RX-Vision GT3 estreia nesta sexta-feira em Gran Turismo Sport

Escrito por Paulo Carmino

Celebrando o centenário da Mazda, um novo carro conceito criado pela montadora japonesa irá estrear nesta sexta-feira, 22 de maio, em Gran Turismo Sport.

O Mazda RX-Vision GT3 Concept será mais uma adição à categoria Gr.3 do jogo, que corresponde à série GT3 do mundo real mas inclui protótipos e modelos adaptados. O carro poderá ser usado livremente no jogo e em suas competições oficiais sancionadas pela FIA, além de estrear com uma competição “time trial” especial que desafiará os jogadores a estabelecerem o melhor tempo no circuito Spa Francorchamps. Um concurso de Design de Padrões para o RX-Vision GT3 Concept também será iniciado na sexta-feira.

O Mazda RX-Vision é um protótipo anunciado no Salão do Automóvel de Tóquio de 2015. Inspirado no lema de design da Mazda (“Kodo: alma em movimento”), o desafio era criar o mais belo esportivo FR que a Mazda fosse capaz. O carro é impulsionado pelo motor rotativo de última geração “SKYACTIV-R”, um projeto que a Mazda busca concretizar no futuro.

Superando diversas dificuldades técnicas, a empresa conseguiu apresentar um motor rotativo comercial com o Cosmo Sport em 1967. A partir dali, sendo o único construtor a produzir motores rotativos em massa, a Mazda trabalhou para melhorar a potência, a economia de combustível e a resistência da peça, chegando a conquistar a vitória geral nas 24 Horas de Le Mans em 1991 com o 787B.

O Mazda RX-Vision GT3 Concept traduz a beleza do carro de base na forma de um carro de corrida mais agressivo. Para atender aos requisitos da categoria Gr.3, o design inspira-se no projeto de motor do 787B, com um motor de 4 rotores, recriado com a tecnologia SKYACTIV. Esse novo motor rotativo é instalado em uma carroceria leve para ter um desempenho nunca antes visto.

Prêmios e um item comemorativo especial da Mazda serão dados aos três primeiros na competição de “time trial” e ao design escolhido na competição de Padrões de Carros.

A Mazda completou seu 100º aniversário no começo do ano. A empresa foi fundada em Hiroshima, no Japão, em 20 de janeiro de 1920.

Sobre o Autor

Paulo Carmino