Tecnologia

Câmeras do Galaxy Note 10+ são eleitas as melhores de 2019

Escrito por Paulo Carmino

Segundo avaliação feita pelo site DxO Mark, o Galaxy Note 10+ 5G ultrapassou o Huawei P30 Pro na média geral, apesar de ser inferior em alguns quesitos

O DxOMark, site que fornece classificações de qualidade de imagem para câmeras em dispositivos móveis, acaba de publicar os resultados de sua análise detalhada das câmeras traseiras e frontal do Galaxy Note 10+ 5G, e o smartphone da Samsung alcançou o topo da lista de melhores câmeras de smartphone do site, fazendo 113 pontos e superando o antigo líder, Huawei P30 Pro. O Galaxy Note 10+ foi apresentado ao público na última semana em Nova York, com três câmeras traseiras e um sensor de profundidade Time of Flight (ToF 3D).

Para pontuação e análise nas revisões de câmeras de smartphones, os engenheiros do DxOMark capturaram e avaliaram mais de 1500 imagens de teste e mais de 2 horas de vídeo em ambientes de laboratório controlados e em cenas internas e externas naturais, usando as configurações padrões da câmera.

Resultados em fotos e vídeos, segundo o DxO Mark

Nas câmeras traseiras, o Galaxy Note 10+ 5G traz 3 câmeras na traseira, sendo a principal wide de 12 MP, abertura variável de f/1.5-2.4, Dual Pixel e OIS, a secundária de 12 MP com lente telefoto e abertura de f/2.1 com OIS; e a terceira possui lente ultra wide (123°), 16 MP e abertura f/2.2. Para efeitos de profundidade, o conjunto acompanha um sensor Time of Flight (ToF 3D). A câmera frontal possui 10 MP com abertura f/2.2, tecnologia Dual Pixel e faz gravação em 4K.

Enquanto as pontuações são amplamente semelhantes ao Galaxy S10+ 5G, alguns ajustes finos dos algoritmos de processamento melhoraram a excelente qualidade de imagem observada anteriormente nos dispositivos premium da Samsung.

Teste em alto contraste do Galaxy Note 10+ 5G
Foto em teste de Alto Contraste com o Galaxy Note 10+ 5G (Imagem: DxO Mark)

Para fotos estáticas, o Galaxy Note 10+ 5G alcançou a nota de 118, ocupando o segundo lugar no ranking do site, apenas um ponto atrás do Huawei P30 Pro, que alcançou 119 de pontuação. Em compensação, o Galaxy Note 10+ superou o Zenfone 6 em pontuação da câmera frontal, alcançando 99 de pontuação, enquanto o Zenfone 6 recebeu 98 de pontuação.

Marcando nota máxima na análise perceptual de detalhes em imagens externas, o Galaxy Note 10+ 5G está no topo com excelente desempenho em boas condições de brilho, com áreas complexas geralmente muito bem definidas. A única exceção é a perda de detalhes nas áreas escuras em cenas de alto contraste, quando o objeto principal está próximo da câmera. Além disso, os planos de fundo são um pouco mais suaves se a câmera usar a configuração ampla de abertura de lente f/1.5.

Imagem do DxOMark de teste externo com o Galaxy Note 10+
Teste externo do Galaxy Note 10+ 5G. (Imagem: DxOMark)

À medida que os níveis de luz caem, o Note 10+ 5G lida bem com a compensação de textura versus ruído, e alguns ajustes finos feitos pelos engenheiros da Samsung melhoraram um pouco sobre o S10 5G em condições de pouca luz.

O Note 10+ conseguiu nota 88 para cores, uma excelente pontuação para cor. Embora caia um ponto atrás do S10 5G, líder de classe nesta categoria, o Galaxy Note 10+ 5G continua a ter um desempenho muito bom, com balanço de branco geralmente preciso e renderização de cores agradável em todas as condições de iluminação. A cor é particularmente vibrante em imagens externas e, mesmo que altos níveis de saturação em condições de sol possam ser fortes demais para alguns gostos, não há como negar que os tons realmente aparecem.

Outro ponto que recebeu uma nota excelente foi o Foco Automático, onde recebeu nota 99. O Galaxy Note 10+ 5G alcança excelentes resultados para foco automático, que é rápido, preciso e confiável em todas as condições de iluminação. O mais recente dispositivo da Samsung corresponde à pontuação geral de autofoco de 99 pontos do S10 5G, e é apenas um ponto atrás dos principais dispositivos classificados nesta categoria (por exemplo, o P30 Pro e o iPhone XS Max).

De acordo com o DxOMark o Note 10+ tem resultados semelhantes ao iPhone XS Max.
Teste em ambientes fechados e com baixa iluminação com o Galaxy Note 10+ (Imagem: DxO Mark)

Outras questões importantes como ruído em baixa iluminação em fotos e vídeos, e alguns problemas no Modo Bokeh reduziram a nota final do Note 10+, mas as suas virtudes o garantiram em primeiro lugar na média geral, como o smartphone com o melhor conjunto de câmeras de 2019. Se você quiser conferir todos os detalhes técnicos e comparativos com outros aparelhos High End, pode conferir diretamente no site do DxOMark.

Leia também

Sobre o Autor

Paulo Carmino