Tecnologia

Câmeras de iPhones podem sofrer danos por vibrações de motos, diz Apple

Em nota, Apple afirma que componentes das câmeras são afetados quando expostas a altas vibrações, como em motores de motos. Confira

Se você possui um iPhone e é motociclista, talvez seja a hora de ficar atento quanto à saúde do seu aparelho — mais especificamente, das câmeras. De acordo com uma recente nota enviada pela Apple, a empresa afirma que vibrações de alta amplitude — como as de motores de motos — podem causar danos às câmeras de iPhones, especificamente no giroscópio.

Na sexta-feira passada (10), a Apple informou — através de uma nota em seu site — que foram identificadas possibilidades de dano nas câmeras de iPhones, principalmente quando foram vistos casos em que o aparelho era colocado em algum suporte com contato direto a uma moto. Dessa maneira, as vibrações que o motor ocasiona acabavam afetando a funcionalidade de componentes internos, inclusive o giroscópio da câmera. Estes efeitos são mais notáveis em motos com alta potência ou alta cilindrada.

Cuidado ao deixar que o iPhone tenha contato direto a altas vibrações

Recursos fundamentais para a qualidade das imagens como o estabilizador óptico (OIS), que ajuda a estabilizar o momento da captura, caso haja algum movimento inesperado, e o foco automático (AF), que utiliza placas de sensores magnéticos para manter resistência a vibrações e gravidade, fazem uso justamente o giroscópio da câmera para funcionarem como deveriam.

Motores de moto com alta potência ou alto volume (cilindrada), geram vibrações intensas de alta amplitude, que são transmitidas através do chassi e do guidão. Não é recomendado conectar seu iPhone a motos que possuam motores de alta potência ou alto volume, devido à amplitude da vibração em certas faixas de frequência

Posicionamento da Apple sobre o caso

Entretanto, observou-se que quando o iPhone — e consequentemente, estes elementos — são expostos a altas vibrações, como a de motores de motos, logo ficam suscetíveis a sofrerem danos. Há algum tempo já haviam reclamações sobre situações similares, como quando usuários que andam de bicicleta sofreram por essa situação e reportaram seus casos à Apple. Apesar da dor de cabeça, sabe-se que é possível evitar este problema, basta deixar seu iPhone isolado de fontes de vibrações mais intensas.

Veja também:

O iPhone 13 será anunciado em breve! Confira todos os rumores até o momento sobre o novo smartphone da Apple.

Fonte: Interesting Engineering.