Tecnologia

Cadeira conceito faz uso da energia solar para recarregar dispositivos

Cadeira conceito faz uso de energias renováveis para recarregar dispositivos. Montada sobre um eixo, a cadeira gira para coletar luz solar com eficiência. Toda a eletricidade colhida pode ser usada ou armazenada por uma bateria.

O MIT SOFT Rockers é uma estação de carregamento inteligente, que faz uso de tecnologias limpas para recarregar seus dispositivos enquanto oferece descanso aos usuários. 

Criada por Sheila Kennedy, professora do Instituto de Tecnologia de Masssachussets (MIT), e uma equipe de alunos para o Festival FAST Arts, uma confluência de arte, ciência e tecnologia; a cadeira ao contrário das infra-estruturas convencionais urbanas e "duras", denominada como SOFT Rockers aproveita o ambiente de uma forma dinâmica, usando o poder humano do equilíbrio para criar um eixo interativo de 1,5 metros com um sistema solar de 35 watts de potência. 

Estes assentos curvos, cobertos com painéis solares, giram sobre o eixo para mantê-los de frente para o sol. Um sensor faz a cadeira girar para coletar a luz solar com maior eficiência. 

A geração de energia adicional, a partir do movimento de balanço criado quando as pessoas sobem na cadeira, também é aproveitado. Toda a eletricidade colhida pode ser usada para recarregar dispositivos ligado às três portas USB e para iluminar uma faixa de luz no interior do assento. 

Pequenos eletrônicos desenhados para este projeto carregam uma bateria de 12 amperes/h e armazena a energia solar colhida durante o dia. 

Basta deitar sob a cadeira e plugar os dispositivos, desde caixas de som a celulares, que podem tanto ser ligados como simplesmente carregados enquanto o usuário descansa. À noite, a cadeira faz uso da energia solar captada durante o dia e se ilumina, tornando-se um bom lugar para reuniões sociais.

Em forma de folha, a SOFT Rockers mostra como padrões de painéis de madeira podem ser personalizados para adaptar-se a latitude e ângulo do sol usando um design inovador. A cadeira combina estratégias de design de alta-tecnologia e inovações que geram eletricidade, funcionando também como mobília. 

Redação CicloVivo

Siga as últimas notícias do CicloVivo no Twitter