Tecnologia

Britânico cria sanitário retrátil que reduz espaço e economiza água

Opção reduz 57% da água gasta a cada descarga.

Banheiros são pontos críticos em termos de economia de água em uma residência. Chuveiros, torneiras e vasos necessitam atenção constante. Pensando em melhorar a eficiência. O designer britânico Gareth Humphreys se inspirou nisso e criou um vaso sanitário mais eficiente.

Apelidada de Iota, a opção reduz os gastos com água durante as descargas. Por ser um sanitário retrátil, ele também diminui o espaço que ocupa no banheiro, em relação aos modelos tradicionais.

Quando o Iota está fechado, ele nem se parece com o vaso. Nesta situação, ele possui 62 centímetros de altura e apenas 45 centímetros de largura, aproximadamente 2/3 de um sanitário comum.


Imagem: Divulgação

O design não foi planejado apenas para ser melhor instalado em banheiros pequenos, mas também para aumentar a eficiência da água lançada na descarga. Por causa de seu formato, a tecnologia proporciona maior limpeza com a utilização de menos água.


Imagem: Divulgação

O Iota ainda não está disponível para a venda. O conceito foi apresentado pela página Behance. Mesmo assim, a solução já tem chamado a atenção, até porque não é sempre que vemos opções que nos permitem economizar 57% de água a cada descarga. 


Imagem: Divulgação

Redação CicloVivo