Um veleiro estruturado inteiramente com garrafas PET e outros materiais reciclados e recicláveis atravessará os sete mares indo de São Francisco, nos EUA, até a costa australiana.
A ideia da construção do barco, que possui 20 metros de comprimento, teve início há três anos. O responsável pelo projeto foi o ecologista David de Rothschild, com o intuito de chamar a atenção mundial para o problema que é o acúmulo de lixo.
Serão sete tripulantes que embarcarão nessa aventura e entre o roteiro programado está uma passagem pelo Great Pacific Garbage Patch, que é o grande depósito de plástico do Oceano Pacífico.
O barco é totalmente sustentável. A flutuação é feita por 12 mil garrafas plásticas, os mastros são de alumínio reciclado, as velas foram feitas com fibras obtidas através de garrafas PET e o mais interessante é a tecnologia da cabine. Ela é feita inteiramente de plástico reciclável e pode ser retirada do barco e funcionar como um tipo de abrigo em terra firme.
Para suportar os 20 mil km de viagem, os tripulantes terão que cuidar da saúde e do corpo, por isso uniu-se o útil ao agradável. Bicicletas ergométricas adaptadas serão usadas pela tripulação e responsáveis por gerar parte da energia, que terá complemento obtido por turbinas eólicas e paineis solares. A água para o banho será de chuva, recolhida e armazenada no teto da cabine.
A viagem sustentável está prevista para iniciar no fim do mês.