Este projeto inovador será o primeiro edifício coorporativo da Austália que irá neutralizar todas as suas emissões de carbono.
O projeto será construído na cidade de Melbourne e foi nomeado como Edifício Pixel, por ter sua fachada diferenciada que lembra pixels de computador. A obra esta prevista para começar no final deste ano.
Projetada pelo Studio 505 Architects, custará 6 milhões de dólares, terá 4 andares e vai gerar mais energia do que consumir. Para gerar a energia necessária o edifício possuirá painéis solares fotovoltaicos e turbinas eólicas. O Pixel também vai compensar o carbono gerado através de créditos de carbono.
Alem disso, o resfriamento e aquecimento do edifício será feito através de um sistema que não libera ozônio e utiliza bombas de resfriamento ou aquecimento de água. A cobertura do edifício será gramada e terá um sistema de filtragem de água da chuva. As janelas serão todas sombreadas para um maior conforto térmico e redução de reflexos.
Cada estações de trabalho do edifício poderá controlar o fluxo de ar das janelas individualmente. O pé-direito dos andares será elevado para uma melhor circulação do ar. As lajes serão feitas de concreto, por ser um material que absorve bem o calor.
A empresa Grocon, responsável pela obra, também planeja compensar o carbono gerado na produção, execução e instalação dos materiais.