Autos

Audi lança A4 Sedan e A5 Sportback no Brasil

Modelos têm motor 2.0 que pode entregar 190 cv ou 249 cv de potência; eles trazem controle de cruzeiro adaptativo e faróis LED Matrix

A Audi lançou, na última semana, A4 Sedan e A5 Sportback no Brasil. Os modelos ganharam novos itens de série e também têm algumas nuances no visual. O A4 é vendido a partir de R$ 229.990. Já a versão de entrada do A5 tem preço sugerido de R$ 284.990.

O Audi A4 é comercializado nas seguintes configurações: Prestige, Prestige Plus e Performance Black. Já o A5 é vendido nas variantes Prestige Plus e Performance Black quattro.

A4 e A5 já estão disponíveis em todas as lojas da Audi no Brasil. No caso do A5, quem comprar o modelo ainda este mês terá benefícios. O cliente poderá optar pela valorização de R$ 15 mil na troca do usado ou aquisição do plano Audi Pass Plus, com taxa de 0,59% e carência de 90 dias.

Design de Audi A4 Sedan e A5 Sportback

A4 e A5 passaram por mudanças pontuais, porém necessárias. A dianteira segue a nova identidade visual da Audi e dá aos modelos mais jovialidade. Destaque para a grade hexagonal com formato colmeia (e detalhes em preto na versão Performance Black) e para as maiores entradas de ar.

Além disso, evidente, vale destacar o novo conjunto ótico. Para completar, a tecnologia Matrix LED dá ao A4 e ao A5 farol alto totalmente automático e facho de luz que desvia automaticamente dos veículos que vêm na direção contrária. De série para o A5, ela é opcional para o A4 e custa R$ 12 mil. Há também apresentação de luzes ao destrancar e abrir as portas.

A traseira segue o mesmo DNA, com para-choques maior e saídas de escape oblongas. As lanternas têm novas lentes, setas dinâmicas, e iluminação full-LED.

Interior

Os modelos têm algumas nuances nas versões de topo Performance Black. O volante tem base aplanada e o acabamento em black piano dá elegância ao habitáculo. Os bancos em combinação couro e Alcântara têm memória de ajuste e acomodam bem condutor e passageiros das mais variadas compleições.

Dimensões

O Audi A4 mede 4,77 m de comprimento, 1,84 m de largura, 1,42 m de altura e tem 2,82 m de entre-eixos. A capacidade do porta-malas é de 460 litros, enquanto a do tanque de combustível é de 54 litros. Ele pesa 1.580 kg.

Já o A5 tem as seguintes dimensões: 4,75 m de comprimento, 2,02 m de largura (com os retrovisores) e 1,38 m de altura. As capacidades de porta-malas e tanque de combustível são de 465 litros e 58 litros, respectivamente. Entre-eixos e peso são os mesmos do A4: 2,82 m e 1.580 kg.

Motor e transmissão dos A4 e A5

Os modelos vêm equipados com motor 2.0 TFSI, que entrega 190 cv e 32,6 kgf.m nas configurações de entrada. Já as versões de topo têm o mesmo propulsor, ajustado a fim de gerar 249 cv e 37,7 kgf.m. A transmissão é a S-Tronic de dupla embreagem e sete velocidades (com a famosa tração integral quattro nas variantes mais caras).

O A5 dispõe de assistência elétrica, composta por bateria de íons de lítio e alternador de correia em sistema elétrico de 12 volts. Com isso, o veículo se move entre 55 km/h e 160 km/h sem necessidade de o motor estar ligado. Aqui no Brasil, vale destacar, os modelos não são vendidos na opção híbrida-leve, que tem sistema de 48 volts em substituição ao motor de arranque.

Existem cinco modos distintos de condução para A4 Sedan e A5 Sportback: Efficiency, Automatic, Comfort, Dynamic e Individual. No modo Efficiency, por exemplo, os modelos trabalham de forma mais, digamos, comedida. O objetivo aqui é a economia de combustível.

Já no modo Dynamic a coisa muda de figura. Eles ficam mais espevitados. O repórter primou pelo Individual, que, como o nome já diz, é personalizado pelo próprio condutor. Alías, me permita aqui um parênteses para contar, brevemente, como foi guiar os dois veículos.

Ao volante dos Audi A4 e A5

A reportagem de Autos Segredos dirigiu as versões topo de linha de A4 Sedan e A5 Sportback. Como supracitado, elas têm motor 2.0 de 249 cv entre 5.000 e 6.000 rpm e 37,7 kgf.m de torque, liberados entre 1.600 e 4.500 rpm. A transmissão é a S tronic de sete velocidades com tração integral quattro.

Nos primeiros quilômetros, de São Paulo a Mairiporã, viagem tranquila, seguindo comboio com outras unidades testadas por colegas da imprensa. Destaque para os precisos acertos de direção e, sobretudo, de suspensão (McPherson na dianteira e multilink na traseira). O equilíbrio é tamanho que, em quaisquer modos de condução, a filtragem das imperfeições do solo é muito boa.

Já na volta, de Mairiporã para São Paulo, o repórter dirigiu apenas o A4. Como tinha uma emergência na capital paulista, se viu obrigado a forçar um pouco mais o modelo – evidente que respeitando os limites da estrada. Foi aí que deu para notar com mais precisão alguns dos predicados do Audi.

Mesmo nas curvas sinuosas da Fernão Dias as inclinações da carroceria foram mínimas. A estabilidade do modelo, de fato, surpreende mesmo em condições onde é mais demandado.

Nos modos de condução Dynamic e Individual (“setado” visando performance), a direção é direta e as trocas de marcha são realizadas em rotações mais elevadas. As mudanças nas aletas, vale ressaltar, também são muito satisfatórias. A “eletrônica” não tira o prazer do motorista de esticar um pouco mais uma marcha ou outra.

O acelerador, por sua vez, é mais convidativo ao pé direito. Os freios, a disco na dianteira e na traseira, contudo, seguram de forma competente o ímpeto do veículo e ajudam bastante no caso de o condutor cometer um exagero.

A posição de dirigir, mais baixa, foi um deleite para quem está habituado a testar um SUV anódino dia sim, dia sim. O volante tem boa pega e o virtual cockpit é uma mão na roda para se obter informações acerca do veículo e da viagem sem tirar os olhos da pista.

Itens de série do Audi A4

O Audi A4 traz de série desde a versão Prestige o Audi Phone Box Light, tecnologia que permite o carregamento de smartphones por indução. O sistema integra celulares com o sistema operacional iOS e Android.

A versão Prestige também traz como itens de série a tecnologia keyless go, entradas USB para os passageiros do banco traseiro, volante em couro multifuncional com shifts paddles, rodas de liga-leve de 18”, câmera de ré, sistema de monitoramento da pressão de pneus. Como opcional desta versão existe apenas o teto solar elétrico.

A versão intermediária, Prestige Plus, agrega ar-condicionado automático de três zonas, bancos dianteiros esportivos e eletricamente ajustáveis, controle de cruzeiro adaptativo, pacote de luzes internas, teto solar elétrico, kit exterior S line, aviso de saída de faixa, faróis Full LED (lanterna traseira com indicador dinâmico nas setas, MMI plus com sistema de navegação e o Virtual Cockpit Plus, com tela de 12,3” e resolução full HD localizada atrás do volante multifuncional com opção de três visualizações. O único opcional disponível nesta versão é o head-up display, que projeta informações importantes no campo de visão direto do motorista.

Já a versão topo, Performance Black, além de motor mais potente e tração quattro, agrega ainda acabamento interno em Black Piano, bancos em combinação couro e Alcântara com memória de ajuste, volante esportivo em couro com base aplanada e função park assist com sensor de estacionamento dianteiro e traseiro. Os opcionais são: head-up display, sistema de som Bang & Olufsen 3D, Pacote Assistance City (com Audi pre sense traseiro e assistente de mudança de faixa) e faróis Full LED Matrix HD.

Ao todo são doze cores disponíveis: Branco Íbis, que não possui custo adicional, e sete opções metálicas ou sólidas especiais com custos, Azul Navarra, Azul Turbo, Branco Geleira, Cinza Daytona, Cinza Quantum, Cinza Manhattan, Cinza Terra, Prata Florete, Preto Bilhante, Preto Mito e Vermelho Tango.

Preços e versões do Audi A4

  • Audi A4 Prestige: R$229.990
  • Audi A4 Prestige Plus: R$ 259.990
  • Audi A4 Performance Black: R$ 304.990

Itens de série do Audi A5 Sportback

O novo Audi A5 Sportback traz diversas novidades tecnológicas dentre seus equipamentos. Além dos já citados controle de cruzeiro adaptativo e faróis dianteiros LED Matrix de série, o modelo possui também aviso de saída de faixa, teto solar elétrico panorâmico, ar-condicionado de três zonas e volante esportivo multifuncional com shift paddles e base aplanada como itens de série. O Audi Phone Box Light, que carrega celulares por indução, também faz parte do pacote de ambos os modelos.

A versão Prestige Plus possui nove cores disponíveis no exterior: Azul Navarra, Branco Geleira, Branco Íbis, Cinza Manhattan, Preto Brilhante, Preto Mito, Prata Florete, Vermelho Tango e Verde District. No interior é possível escolher entre bege, marrom e preto. Apenas a pintura metálica aparece como opcional dessa versão.

Já na versão Performance Black quattro, além da motorização mais potente, o modelo conta com kit exterior S line com acabamento em preto high gloss e rodas de 18” com design exclusivo. Esta versão agrega ainda acabamento interno em Black Piano, bancos em combinação couro e Alcântara, teto moldado em tecido na cor preta e função Park Assist.

Como opcionais é possível solicitar pintura metálica, head-up display, sistema de som Bang&Olufsen 3D e Pacote Assistance City, composta por Audi pre sense traseiro e assistente de mudança de faixa. A versão também possui outras opções de cores como Azul Turbo, Cinza Daytona e Cinza Quantum – o interior está disponível apenas em preto.

Preços e versões do Audi A5

  • Audi A5 Prestige Plus: R$ 284.990
  • Audi A5 Performance: R$ 329.990



Créditos: Autos Segredos