Geek

Ator americano processa a Epic por usar sua dança em Fortnite

Escrito por Paulo Carmino

O ator americano Alfonso Ribeiro está processando a Epic Games por replicar em Fortnite a dança criada para um personagem interpretado por ele na série The Fresh Prince of Bel-Air.

Ribeiro interpretou o personagem Carlton Banks e contracenou com Will Smith na longa série de TV dos anos 90. Seu personagem era conhecido por dançar, muitas vezes ao som do clássico de Tom Jones “It’s Not Unusual”.

O ator entrou com a ação contra a Epic Games depois que a produtora começou a vender os movimentos de uma dança chamada “Fresh”, que os personagens podem realizar como celebração dentro do jogo. A mesma dança havia sido reproduzida na série NBA da 2K, que também está sendo processada pelo ator.

Em um comunicado ao site TMZ, o advogado de Ribeiro comentou: “É amplamente reconhecido que a imagem e a propriedade intelectual de Ribeiro foram utilizadas indevidamente pela Epic Games no videogame mais popular atualmente no mundo, o Fortnite. A Epic teve lucros recordes com conteúdo para download no jogo, incluindo emoticons como ‘Fresh’. Mas a Epic não conseguiu compensar ou até mesmo pedir permissão a Ribeiro para usar sua imagem e propriedade intelectual icônica”.

O processo movido pro Ribeiro pode ter sido inspirado por outra ação movida na semana passada pelo rapper 2 Milly, que também está processando a criadora de Fortnite pelo uso não-autorizado de uma dança, no caso a “The ‘Milly Rock’ dance”. O jogo também vende os movimentos de outras danças famosas, como a “Shoot” de BlocBoy JB e “Drop It Like It’s Hot” de Snoop Dogg.

Sobre o Autor

Paulo Carmino