Tecnologia

Até quantos dias a previsão do tempo é confiável?

Você está pensando em marcar uma praia no próximo final de semana, olha a previsão do tempo e percebe que está tudo conspirando a seu favor, indicando muito sol e tempo firme. Mas aí, ao chegar no dia do seu passeio à beira do mar, se dá conta de que um verdadeiro dilúvio está acontecendo lá fora. Seja para uma praia, piscina ou qualquer outra atividade, você certamente já se deparou com situações frustrantes como esta.

Não é incomum que depois de alguns momentos como esse passemos a questionar a assertividade da previsão do tempo indicada pelas agências meteorológicas. Mas, afinal, será que dá para confiar na meteorologia? Até quantos dias a previsão do tempo é confiável? Respondemos a essas e outras perguntas neste post. Confere só!

Como é realizada a previsão do tempo?

Até quantos dias a previsão do tempo é confiável?
Medição do tempo é realizada com a utilização de diversos aparelhos, como termômetros, barômetros, entre outros (Reprodução/Internet)

A previsão do tempo começa a ser feita nas estações meteorológicas. Só aqui no Brasil, o INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) administra mais de 400 estações, além disso, 10 distritos regionais recebem as informações das estações. No entanto, essa coleta não leva em consideração apenas os dados obtidos no território nacional, mas sim as informações enviadas a partir de diversos pontos ao redor do globo terrestre – e até mesmo de fora dele.

Para esta medição é utilizado diversos tipos de aparelhos, como termômetros, barômetros, anemômetros, pluviômetros, entre outros, para analisar informações variáveis como temperatura, umidade relativa, pressão atmosférica, volume de chuva, direção e velocidade do vento, grau de insolação e duração de ação do Sol.

Os modelos meteorológicos variam, e cada país ou região pode ter o seu. É claro que bons modelos garantem previsões melhores. Assim como mais e melhores equipamentos deixam as projeções mais precisas. Mas nada mais determinante nas tentativas de saber como vai estar o tempo do que as próprias características climáticas de cada região do globo.

Até quantos dias a previsão do tempo é confiável?
Só no Brasil há mais de 400 estações meterológicas espalhadas pelos quatro cantos do país (Reprodução/Internet)

Além disso, radares capazes de analisar a composição das nuvens são utilizados. Eles são muito úteis quando se quer prever as condições climáticas a curto prazo. No Brasil, são lançados 20 desses radares por dia, que vão dentro de balões meteorológicos, ao custo de US$ 200, segundo dados do INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais).

Além das estações meteorológicas esses aparelhos são instalados também em navios, aviões e balões-sondas que registram todas as condições do tempo atmosférico nos continentes, oceanos e em grandes altitudes. Para realização das previsões utilizam-se também satélites. Esses enviam informações mais precisas uma vez que tem uma visão dos deslocamentos das massas de ar. 

Até quantos dias a previsão do tempo é confiável?
Pluviômetro é alguns dos equipamentos utilizados para a previsão do tempo no país (Reprodução/Internet)

A lógica da previsão do tempo ainda é a mesma de quando ela surgiu, no século 19: coletar o maior número de dados sobre o clima, no maior número de lugares e horários possível, e extrair deles o melhor prognóstico. A diferença está nas novas formas de coletar dados, que evoluiu graças ao avanço da tecnologia ao longo das últimas gerações. Além disso, surgiram as previsões numéricas, modelos matemáticos que simulam o clima com uma maior precisão.

Aparentemente, a previsão do tempo não tem tanta importância assim. No entanto, ela é relevante para a sociedade em suas atividades econômicas ou mesmo no cotidiano das pessoas. Na agricultura, por exemplo, a previsão do tempo é utilizada para o planejamento do plantio e colheita de lavoura e também para prevenir contra a chegada de geadas, granizo e secas. Na aviação ela também é importantíssima, já que as condições climáticas influenciam diretamente os voos em todo o mundo.

A previsão do tempo é confiável?

Até quantos dias a previsão do tempo é confiável?
Até quantos dias a previsão do tempo é confiável?

Mas será que dá para confiar na previsão do tempo para aquele churrasco no final de semana? Bem, de forma geral, dá para confiar sim. A verdade é que ela melhorou muito, passando de 50% de acerto há 25 anos (o equivalente a tirar cara ou coroa) para atuais 90% de precisão para hoje e amanhã. Mas os 10% restantes lembram que a meteorologia não é uma ciência exata.

No entanto, em muitas ocasiões olhamos a previsão para daqui a cinco ou sete dias e até mesmo duas semanas adiante. Será que elas também são tão confiáveis? A resposta é: não. Atualmente, a meteorologia consegue prever para até 15 dias, mas com porcentagens de confiabilidade diferentes. A porcentagem de acerto para o tempo nos próximos cinco dias, por exemplo, cai para 70%. Já para duas semanas, o número é de apenas 50%.

Sendo assim, você já sabe que se o seu compromisso está mais próximo de acontecer, é mais fácil confiar na previsão do tempo. Agora, se a sua atividade vai acontecer a céu aberto em uma data superior a sete dias, é válido ter cautela e ter em mente um plano B.

Veja também:

Até qual idade uma mulher pode engravidar? E quais são os riscos de uma gravidez tardia? O Showmetech preparou uma matéria completa sobre o assunto. Confira!

Fonte: CPTEC.