Recentemente, surgiram relatos de que os processadores da linha Ryzen 7000, da AMD, estavam queimando sob certas condições. Agora, novas informações sobre o ocorrido foram reveladas.
Em uma nota, compartilhada pelo youtuber de tecnologia Der8auer, a Asus disse que adicionou novos mecanismos de monitoramento térmico por meio de uma atualização para proteger os chips usados junto de seus produtos.
Além disso, a empresa sugere que o AMD Expo e a voltagem dos processadores podem ter alguma conexão com os problemas relatados até o momento pelos consumidores.
“As atualizações publicadas na sexta-feira contêm alguns mecanismos dedicados de monitoramento térmico que implementamos para ajudar a proteger as placas e CPUs. Removemos BIOS antigos por esse motivo e também porque o controle manual de Vcore estava disponível em compilações anteriores. Também estamos trabalhando com a AMD sobre a definição de novas regras para AMD Expo e voltagem do chip”, disse Rajinder Gill, porta-voz da Asus.
Como citado pelo site Tom’s Hardware, foi notado que o problema estava relacionado às tensões excessivas do processador da AMD. Por conta disso, quando o overclock era feito, o chip passava da recomendação, ocasionando danos aos componentes.
Mas, além disso, os perfis de memória Expo, que são usados para executar memória DDR5 em velocidades de overclock, também podem e sua responsabilidade nisso.
Isso porque, por conta da tensão excessiva, os mecanismos de proteção térmica do chip podem ter sido destruídos ou desativados, permitindo que a máquina continue operando, mesmo sem esses limites – e, consequentemente, sem proteção contra superaquecimento.
Essa é uma explicação plausível para o dano de calor visível presente na parte inferior de alguns dos chips mais recentes da AMD, especialmente ao redor dos pads vCore.
Até o momento, a AMD investiga as causas do problema e, por conta disso, não há como afirmar qual é a questão e o motivo de tudo isso ter acontecido. De qualquer forma, a recomendação é sempre de verificar em qual voltagem a CPU está operando para que algo mais grave não aconteça.
Via: PC Gamer
Créditos: TecMasters