Meio Ambiente

Astrônomos encontram outro planeta potencialmente habitável

Mais um planeta potencialmente habitável foi descoberto, fruto do trabalho de observação de um grupo internacional de pesquisadores. Já foram identificados quatro planetas fora do sistema solar com características similares às da Terra.

Mais um planeta potencialmente habitável foi identificado. A descoberta é fruto do trabalho de observação de um grupo internacional de pesquisadores. Assim, já chega a quatro a quantidade de planetas fora do sistema solar, com características similares às da Terra.

O anúncio da descoberta foi feito na última quinta-feira (2), mas o manuscrito ainda será publicado nas Cartas do Jornal de Astrofísica, no site da Universidade de Cornell, nos Estados Unidos. O planeta, chamado de GJ 667Cc, gira em torno de uma estrela (GJ 667C), parecida com o sol, localizada a 22 anos luz da Terra.

“Este planeta rochoso é o novo melhor candidato para manter água em estado líquido em sua superfície e pode abrigar vida tal qual nós a conhecemos”, informou o chefe da equipe de astrônomos do Carnegie Institution for Science, Guillem Anglada-Escudé.

Ao ser comparado com a Terra, o planeta é aproximadamente 50% mais pesado. As temperaturas são consideradas habitáveis, ou seja, permitem que a água se mantenha em estado líquido e o tempo que ele levar para contornar a sua estrela é de 28 dias.

“Com o advento de uma nova geração de instrumentos, os pesquisadores serão capazes de examinar estrelas anãs de planetas semelhantes e, eventualmente, procurar rastros de vida em um desses mundos”, finalizou Anglada-Escudé. Com informações da Scientific American.

Redação CicloVivo