Negócios

As 05 derrapadas do UBER e seu CEO!

De alguns meses para cá o Uber, aplicativo americano que tem como objetivo conectar pessoas e motoristas, tem criado situações que colocaram em risco sua reputação.
Confira 5 casos que ocorreram recentemente e que chamaram a atenção da grande mídia e que poderão minar os planos futuros do Uber:

01) Efeito Donald Trump – Travis Kalanick, o CEO do Uber, faz parte do conselho estratégico de Trump e recebeu muitas críticas por ter aceito, inclusive, foi criada uma campanha para que usuários deixassem de utilizar o aplicativo, foram 200.000 baixas em um final de semana.

02) Mais de seis mil reclamações de agressão sexual em três anos, segundo o portal Olhar Digital. De acordo com a matéria, este número pode ser muito maior, visto que muitos usuários não abrem queixa ou se reportam diretamente às autoridades.

03) Assédio sexual dentro da empresa: a engenheira de computação Susan Fowler, publicou em seu blog pessoal que recebeu investidas de seu superior, reportou ao departamento de RH do Uber e, segundo seu relato, nada foi feito para coibir ou repreender “seu chefe”. Confira aqui publicação dela eu seu blog. Por outro lado, a empresa alega que seu CEO Travis Kalanick, ao saber da declaração da ex-funcionária, liberou para a mídia uma declaração horas depois dizendo que Fowler descrevia “uma aberração que vai contra tudo o que o Uber defende e acredita”. Ele alegou que não tinha conhecimento das reclamações de Susan Fowler e que instruiu o diretor de recursos humanos da empresa a “conduzir uma investigação urgente sobre as alegações”.

O resultado foi a insatisfação imediata de investidores do Uber, dentre eles Chris Sacca e Jason Calacanics, e Arianna Huffington, que faz parte do board da companhia.
04) Modelo de negócio vem sido contestado: tanto no Brasil quanto Inglaterra, tem havido amplo debate sobre o modelo de negócio e direitos trabalhistas para os motoristas do aplicativo. Em caso recente no Brasil,  a 33ª Vara do Trabalho de Belo Horizonte decidiu  pelo reconhecimento de vínculo empregatício entre o Uber do Brasil e um de seus motoristas associados em Belo Horizonte. No Reino Unido já ocorreu decisão neste sentido.
Se outros países decidirem pelo mesmo entendimento jurídico poderá ser o fim do aplicativo, pois ataca diretamente o seu modelo de negócios.
05) CEO da empresa discute com motorista do Uber!
Este é o caso mais recente e que demostra o temperamento do Travis Kalanick que lidera a empresa, em que ele solicita um veículo por meio do aplicativo e durante o trajeto, o motorista faz alguns questionamentos sobre as mudanças que vem sofrendo o modelo de negócio e que desta forma fez muitos motoristas terem prejuízo. O CEO de forma muito ríspida rebate aos questionamentos do motorista e cria uma pequena discussão.
O comportamento de Travis gerou grande repercussão na internet, inclusive ele pede desculpas publicamente por ter se portado daquela forma, inclusive deixa aberto que talvez precise de ajuda profissional para melhorar sua forma de liderança.

Confira abaixo vídeo e diálogo entre o CEO e o motorista:  

 

andrebianchi

André Bianchi
Empresário, Mentor e Investidor. Liderou 07 atividades no Vale do Silício – USA.

Youtube: https://www.youtube.com/AndreBianchiEmpresario
Linkedin: br.linkedin.com/in/andrebianchi10
Facebook: https://www.facebook.com/AndreBianchiEmpresario/
CEO e Diretor de Missões Internacionais ao Vale do Silício BWi Participações (desde 2013) (www.bwiparticipacoes.com.br)
Sócio e Conselheiro Grupo GV8 (Desde 2006) (www.gv8.com.br)
Sócio – Diretor de Negócios A Magia do Mundo dos Negócios (www.amagiadomundodosnegocios.com.br)
Presidente ABRADi-ISP (2013-2015),
Diretor Comitê Empreendedorismo ABRADi Nacional ( 2015-2016)
Investidor: IEV Digital, Terere House, Fraternal Shop, PPt Slides e Certificadora Digital Gigatron Bauru
Membro Banca de Investidores Acelera Startup – FIESP ( 4ª e 5ª Edição)

Share Button