Tecnologia

Ar condicionado de mesa EVAPOLAR > Showmetech

Escrito por Paulo Carmino

Mostrador de temperatura no ar condicionado Evapolar

Evapolar é um ar condicionado de mesa que apareceu já a algum tempo no site de crowdfunding Indiegogo. O modelo promete criar uma espécie de microclima próximo do usuário, reduzindo a temperatura, ao mesmo tempo que purifica e umidifica o ar. Outro diferencial, claro, é a economia de energia que uma proposta como esta representa em relação a um sistema de ar condicionado tradicional.

Mas, será que funciona? A Evapolar enviou uma unidade para o Showmetech e, depois de alguns testes no verão brasileiro, você pode conferir todas as impressões que tivemos. Veja:

Pontos Positivos

  • Unidadel portátil;
  • Umidifica o ar;
  • Limpa o ar das partículas de poeira;
  • Design interessante e inovador;
  • Baixo consumo de eletricidade;

Pontos Negativos

  • Não resfria grandes ambientes;
  • Necessidade de trocar anualmente o cartucho de fibras;
  • A peça do container de água é um tanto solta.

Design

O modelo é leve, muito prático de levar para qualquer lugar e, como tem entrada USB pode ser conectado à tomadas, computadores, baterias e powerpacks ou até a smartphones. Em formato de cubo, tem diâmetro de 17 cm, capacidade de 750 ml de água e, o mais legal, vem com um cartucho interno que é feito de fibras minerais, evitando crescimento de bactérias e fungos no dispositivo. Embora a Evapolar nos tenha enviado o modelo na cor branca, ainda há uma versão em preto.

Ar condicionado portátil

Ar condicionado de mesa Evapolar. Cor branco

Como Funciona

O ar condicionado de mesa Evapolar possui micro fibras que resfriam o ar com a ajuda da água, que deve ser colocada em um reservatório na lateral do produto. A duração, em média, é de 8 horas seguidas sem a necessidade de repor o resevatório. E detalhe: se a água acabar, basta encher o reservatório novamente sem precisar desligar o aparelho, pois o reservatório de água é retrátil, ou seja, pode ser retirado e levado até a torneira mais próxima.

Há apenas uma ventoinha na parte de trás dele, que transfere o ar quente do ambiente em ar frio que sai da parte da frente do Evapolar. Mas um toque bem interessante são o display sensível a toques no topo do Evapolar (para você configurar o aparelho) e a iluminação em LED do reservatório, que pode mudar de cor conforme a configuração.

As configurações são simples: você usa uma coroa giratória para definir a velocidade do ar e clica no display para selecionar opções como umidificação, cor do led do reservatório, visualização da temperatura em Celsius ou Farenheit. Tudo simples e intuitivo.

Principais Características

Uma característica muito bacana desse produto é a capacidade de resfriar uma pequena região de um ambiente, como uma sala, mesmo que a temperatura esteja em torno de 30 graus. Ele utiliza o próprio ar quente do ambiente para gerar o ar frio que sai dele. Não substitui o ar condicionado convencional, que tem como missão resfriar todo o local, mas funciona muito bem para resfriar aquele espaço onde ele estiver funcionando. Assim, você não incomoda os colegas ou parentes que preferem o ar menos gelado. Outra característica bacana é que o barulho dele é muito baixo, como se fosse o cooler de um notebook.

Ar condicionado de mesa Evapolar

Detalhe do reservatório onde a água é colocada no ar condicionado Evapolar

Preço e disponibilidade

Na loja oficial do Evapolar, é possível comprar o aparelho por 179 doláres (aproximadamente 566,19 reais). Em pesquisas locais, como no Mercado Livre, esse preço sobe para 1.400,00 reais. Ou seja, talvez seja melhor você tentar importá-lo ou esperar que a empresa o venda oficialmente no Brasil.

Conclusão

O ar condicionado Evapolar uma ótima opção para quem quer um pouco de conforto na mesa de trabalho ou em ambientes pequenos. Ele se torna especialmente interessante se você estiver preocupado com os custos da conta de luz.

O modelo resfria uma área de 4 m2, é muito fácil de usar, praticamente não precisa de instalação e nem manutenção (apenas a troca de cartucho uma vez ao ano) e pode ser usado com o cabo USB como fonte de energia. Pensando aqui, pode ser uma ótima opção até para lugares mais rústicos, como uma barraca de camping (já que ele funciona bem com qualquer bateria com entrada USB).

Evapolar na cor branco

Ar condicionado de mesa Evapolar ocupa pouco espaço e tem entrada USB

Especificações Técnicas

  • Resfriamento: 17° C
  • Consumo de energia máximo: 10 W
  • Capacidade do reservatório de água: 710 ml
  • Duração do reservatório: de 6 a 8 horas
  • Peso: 1,68 kg
  • Dimensões: 16 cm de largura x 16 cm de altura x 16,5 cm de profundidade
  • Cores disponíveis: preto, branco
  • Fabricante: Evapolar.com

Site oficial do produto: Evapolar.com

Sobre o Autor

Paulo Carmino