Geek

Aproveite a Black Friday para experimentar o PS4 com mouse e teclado

Escrito por Paulo Carmino

Com Call of Duty: Modern Warfare recém- lançado e a aproximação da Black Friday, agora é o melhor momento para deixar o controle tradicional de lado e experimentar o bom e velho combo mouse e teclado no PlayStation 4.

Se você já se perguntou se é possível usar a combinação de teclado e mouse em jogos do PlayStation 4, a resposta é sim, embora o uso ainda seja restrito a poucos títulos. Talvez o maior “killer app” para o combo seja Call of Duty: Modern Warfare, que inova ao unir no modo multiplayer os jogadores de console com os de PC.

Não apenas para jogos que valem o uso do mouse e teclado. Você pode conversar com seus amigos muito mais rápido e tornar o navegador PS4 mais fácil de usar.

Por padrão, o PS4 é compatível com a maioria dos teclados e mouses, mas o uso costuma ser restrito à navegação por menus e painéis de chat. Porém, alguns jogos como Final Fantasy XIV, Fortnite e o já citado Call of Duty: Modern Warfare permitem a experiência total, como jogar no PC.

Quais jogos do PS4 funcionam com mouse e teclado?

Até agora, a lista de jogos compatíveis com mouse e teclado no PS4 é pequena. Veja os nomes:

Final Fantasy XIV: A Realm Reborn

O consagrado MMORPG da Square Enix foi lançado para a família PlayStation e também para PC e Mac, o que significa que o jogo está bem otimizado tanto para o controle DualShock tradicional quanto para o combo mouse e teclado. Haverá quem prefira jogar no controle pela conveniência de ter os comandos simplificados e ágeis, mas a combinação de teclado e mouse trará outras vantagens como o uso de macros e maior agilidade na seleção de alvos.

Fortnite

Sendo um jogo de tiro em que a precisão e velocidade dos movimentos podem representar boa vantagem competitiva, os jogadores de Fortnite Battle Royale que usam teclado e mouse no PlayStation 4 serão emparelhados com aqueles que usam o mesmo esquema de controle, seja no PC ou no console.

War Thunder

O jogo de combate aéreo gratuito suporta não apenas mouse e teclado no PlayStation 4 como uma variedade de periféricos para PC, como controles de simuladores de voôo com conexão USB. E mais: a PlayStation 4 Câmera também pode ser usada para rastrear os movimentos da cabeça do jogador.

War Thunder PS4

The Elder Scrolls Online (compatível apenas com teclado)

Este é outro MMO que suporta teclado, mas de forma bem limitada e sem combinação com o mouse. Você não pode usar o teclado no jogo em si, mas pode usá-lo para enviar uma mensagem aos seus companheiros de guilda, o que acaba sendo algo valioso quando se considera o aspecto social de um MMO. A alternativa ao teclado é usar um microfone e conversar por voz.

Neverwinter (compatível apenas com teclado)

Neverwinter é outro jogo online multiplayer baseado em fantasia e totalmente gratuito. Explore o mundo de Ravenloft e trabalhe com outros jogadores para derrotar o conde Strahd Von Zarovich e o castelo em que ele reside. Assim como em The Elder Scrolls Online, você pode usar o teclado no jogo para enviar mensagens aos seus companheiros de guilda para facilitar a comunicação.

DC Universe Online (compatível apenas com teclado)

Construa seu personagem desde o início, escolhendo super poderes icônicos baseados no Universo DC. Este é um jogo online multiplayer baseado em ação, gratuito, o que significa que você estará completando trabalhos com outros vilões e heróis. O teclado pode ser usado para digitar mensagens agilmente para seus colegas jogadores, se você não tiver um microfone disponível.

They Are Billions

Um jogo de estratégia em tempo real para consoles? Sim, este é um raro exemplar e seus produtores sabiamente adicionaram suporte a teclado e mouse na versão para PS4. Nesse caso, a experiência de jogo é exatamente a mesma da versão para PC e você pode jogar perfeitamente com o mouse enquanto usa o gamepad para atalhos.

They are Billions

Call of Duty: Modern Warfare

Jogadores de Call of Duty: Modern Warfare no PlayStation 4 (e Xbox One) têm a opção de usar o velho combo mouse e teclado se assim preferirem, evitando qualquer desvantagem em relação aos oponentes do PC no multiplayer online.

Pela primeira vez na série Call of Duty, o modo multiplayer de Call of Duty: Modern Warfare está misturando jogadores de todas as plataformas no mesmo ambiente. Isso implica em possíveis problemas de balanceamento, visto que o mouse e teclado do PC são tidos como controles mais ágeis que aqueles típicos dos consoles.

A Infinity Ward está procurando amenizar a diferença com um auxílio de mira para os jogadores dos consoles, mas para evitar qualquer desculpa ou reclamação, também viabilizou o uso do mouse e teclado nos consoles.

Não é possível alterar entre os tipos de controle no meio da disputa, então os jogadores terão que fazer suas escolhas antes da batalha começar.

Uma das novidades de Call of Duty: Modern Warfare é ampliação do número de jogadores nos modos multiplayer, sendo que o modo Ground War comporta mais de 100 jogadores simultâneos e os outros, em cenários mais condensados, podem envolver 40 ou 64 jogadores. A nova versão do Ground War comportar mais jogadores que o battle royale do último Call of Duty, o modo Blackout.

Call of Duty: Modern Warfare também inovou com um sistema gráfico novo que eleva consideravelmente o realismo do jogo. A nova tecnologia utiliza os mais recentes avanços em engenharia visual, incluindo um sistema de materiais baseado em física e que permite fotogrametria de última geração, um sistema de streaming e renderização de decalques PBR, iluminação volumétrica, 4K HDR, DirectX Raytracing (PC) e mais.

Se você ainda não está jogando Call of Duty: Modern Warfare, é bom ficar atento às ofertas da Black Friday, pois o jogo costuma entrar em várias promoções.

Como conectar mouse e teclado no PS4?

Para usar um teclado ou um mouse USB, basta conectar o acessório a uma das entradas USB do PS4 e o console imediatamente reconhecerá o novo dispositivo e perguntará quem está utilizando. Então, escolha o perfil com que gostaria de emparelhar o dispositivo.

Agora você pode usar o teclado para navegar pelos menus do sistema PS4, inserir texto, navegar na web, entre outros.

O tipo de teclado (idioma), o intervalo de repetição de teclas e a velocidade de repetição de teclas podem ser alteradas indo para [Configurações] > [Dispositivos] > [Teclado externo].

Para usar um teclado ou mouse Bluetooth, vá em [Configurações] > [Dispositivos] > [Dispositivos Bluetooth]. O sistema procurará automaticamente dispositivos Bluetooth nas proximidades. Seu PS4 levará um momento para reconhecer o dispositivo, mas deverá funcionar após alguns segundos.

Realize o processo normal de emparelhamento do dispositivo Bluetooth que deseja emparelhar e insira a chave de acesso (se necessário). Se não conhecer o processo, consulte o manual de instruções do dispositivo.

O PS4 reconhecerá o novo dispositivo e perguntará quem está utilizando. Escolha o perfil com que gostaria de emparelhar o dispositivo. Agora você pode usar o mouse e o teclado do PS4 para navegar na interface. Isso é particularmente útil no navegador de internet do PlayStation 4, no qual o mouse e teclado tornam a experiência muito mais intuitiva, rápida e confortável. Você pode conversar com seus amigos, pesquisar na Netflix e outros aplicativos de mídia, inserir senhas de Wi-Fi ou outros detalhes de login e fazer tudo aquilo que normalmente seria lento e irritante sem o mouse e o teclado.

Existem alternativas para jogar com mouse e teclado no PS4?

Para não criar desequilíbrios entre os jogadores dos modos online, a maioria dos jogos veta o uso de mouse e teclado no PS4, uma vez que o combo oferece mais precisão e movimentos mais rápidos que o controle de videogame tradicional. No caso dos jogos que suportam o mouse e teclado, os jogadores acabam divididos por controle usado, a fim de garantir condições justas de disputa para todos.

Porém, é possível enganar o PS4 usando acessórios que interpretam o sinal do mouse e teclado como inputs do controle. Esses acessórios costumam ser proibidos em jogos online e a Blizzard, por exemplo, já baniu muitos jogadores que foram descobertos usando este artifício.

Nada impede, entretanto, que alguém use o combo mouse e teclado para jogar offline. Neste caso, alguns adaptadores populares são o XIM APEX (evolução do XIM 4), o CronusMax Plus e o Hama Speedshot Ultimate. Esses acessórios funcionam não apenas no PlayStation 4 como também no Xbox One, PlayStation 3 e Xbox 360.

Acessórios como o XIM Apex são adaptações para contornar a limitação de uso do mouse e teclado no PlayStation 4, e, sendo assim, não oferecem uma experiência exatamente igual a de se jogar com o combo no PC. Existem limitações naturais dos controles de console, como a velocidade máxima de rotação, que os acessórios não-oficiais não podem contornar.

Ao usar um adaptador, certifique-se que as configurações de sensibilidade foram ajustadas para um padrão que você sinta ser o melhor possível, mas lembre-se das limitações e saiba que o movimento nunca será perfeito ou tão rápido como no PC.

Xim Apex

Mouse e teclado vão dividir a comunidade de jogadores no PS4?

O uso do mouse e teclado em jogos online no PS4 ainda é pouco comum e não existem estatísticas sobre isso, mas o combo tende a se tornar mais popular agora que jogos de peso, como Call of Duty: Modern Warfare, estão dando suporte oficial aos acessórios. Nos outros casos, quando o combo é oficialmente proibido nas partidas online, quem estiver se valendo desse artifício poderá ser banido se descoberto.

Quando você é morto e suspeita que alguém possa estar se aproveitando de mouse e teclado ilegalmente, a melhor maneira de comprovar a suspeita é através da killcam. Geralmente, será óbvio e basta observar detalhes como movimento extremamente fluido, capacidade de mirar com muita precisão e rapidamente e, principalmente, movimentos rápidos para um lado e outro que são simplesmente impossíveis de serem realizados com os sticks analógicos dos controles de videogame convencionais.

Ofertas de mouse e teclado na Black Friday

A Black Friday acontece sempre na última sexta-feira de novembro, um dia após o feriado de Ação de Graças. Em 2019 será na sexta-feira do dia 29 de novembro, mas muitas ofertas acabam sendo antecipadas e surgem ao longo do mês ou até mesmo na semana seguinte, quando a Cyber Monday (cada vez mais popular) limpa os estoques com ofertas de última hora, muitas vezes relacionadas a eletrônicos e games.

No Brasil, a Black Friday existe desde 2010 e começou com ofertas pela internet, até que se estendeu ao varejo e hoje é um evento comum para todo o comércio.

Veja a nossa seleção de alguns teclados e mouses das melhores marcas que estão em oferta no KaBuM! neste mês da Black Friday. Além de mouses e teclados, haverá ofertas especiais de jogos para PlayStation 4 e Xbox One.

E fica a dica: a Black Friday no KaBuM! começa mais cedo – dia 28 de novembro, às 19h.

Teclado Mecânico Gamer Logitech G512 SE

Mouse Microsoft com 3 Botões Scroll

Teclado Multilaser ABNT2

Teclado Mecânico Gamer Redragon Kumara, LED Vermelho, Switch Outemu Blue, PT

Mouse Logitech M90 Preto 1000DPI

Mouse C3 Tech USB Preto

Teclado e Mouse Logitech MK120 Resistente à Água 1000DPI Preto ABNT2

Teclado Logitech K120, ABNT2

Teclado C3 Tech ABNT2 – KB-12BK

Mouse Gamer Corsair 6000DPI RGB 6 Botões Preto Harpoon

Call Of Duty Modern Warfare Edição Padrão PS4

Sobre o Autor

Paulo Carmino