Tecnologia

Aprenda a usar 5 recursos de conectividade em uma geladeira inteligente da Samsung

Escrito por Paulo Carmino

A companhia sul-coreana já está oferecendo diversos produtos no setor de eletrodomésticos, inclusive, uma geladeira inteligente capaz de reproduzir música e avisar quando a porta está aberta

A Samsung é uma das fabricantes mais populares do mercado, principalmente em relação ao setor de dispositivos móveis. Contudo, a empresa também oferece eletrodomésticos como geladeira inteligente, ar-condicionado, fechaduras, entre outros produtos.

Os refrigeradores da Samsung foram desenvolvidos com a meta de inquietar o setor de dispositivos inteligentes. Por exemplo, a geladeira French Door Family Hub 582L é capaz de exibir previsão do tempo, calendário, galeria e lembretes em uma das portas e, no Brasil, está disponível no site oficial da companhia por R$ 25 mil

“A Samsung tem o objetivo de desenvolver eletrodomésticos que prometem ampliar o movimento de casas conectadas no Brasil, com recursos que facilitem a rotina dos usuários trazendo conveniência e praticidade. Nosso portfólio já conta com um vasto número de produtos conectados e até o final do ano teremos ainda mais novidades”

Helbert Oliveira, diretor da Divisão de Digital Appliances da Samsung no Brasil

Conheça 5 recursos de conectividade dos refrigeradores Samsung

A marca está cada vez mais possibilitando a integração entre todos os seus produtos, mas nem todos consumidores da fabricante sabem dos recursos que eletrodomésticos, como refrigeradores, oferecem.

Controle inteligente da sua casa por um único app

O Smart Things é o aplicativo responsável por conectar todos os dispositivos Samsung que estão na sua casa. Os usuários podem acompanhar o resumo de energia, fazer chamadas pelo visor da geladeira inteligente, usar a voz para realizar comandos e até reproduzir músicas. O app está disponível na Google Play Store e App Store. Para conectar, o consumidor deve usar a câmera do smartphone no aplicativo e escanear o código QR do produto.

Gestão de Alimentos

Já pensou em ver os alimentos dentro da geladeira sem precisar abrir a porta? Os refrigeradores Samsung que usam a tecnologia Family Hub contam com três câmeras internas para os consumidores visualizarem os alimentos na tela do dispositivo. Além da economia de energia, é uma ótima maneira de descobrir quais são os itens da sua geladeira inteligente mesmo se você estiver fora de casa.

Outro recurso interessante é a possibilidade de criar listas, lembretes de compra e até gerenciar a validade dos alimentos. Por exemplo, os modelos RF23R e RF22R permitem que os usuários gerenciem a validade por um recurso usado via Wi-Fi, já que eles não contam com câmeras internas.

Geladeira inteligente

Economia de Energia

A economia de energia também é um ponto importante para a Samsung e, claro, para a maioria das pessoas ao redor do mundo. Por isso, os modelos RF23R6301 e RF22R contam com o recurso Food Showcase, que permite acessar rapidamente alimentos e bebidas e não gastar tanta energia. As câmeras internas também ajudam o consumidor a economizar energia, já que é possível visualizar o alimento que o usuário está buscando sem abrir a geladeira inteligente.

Além disso, os modelos RF23R e RF22R consomem 50% a menos de energia que outros modelos convencionais. A tecnologia Digital Inverter aumenta a durabilidade dos dispositivos, diminui o consumo de energia e até evita aqueles clássicos ruídos de geladeira.

Ajuste de temperatura à distância

O app Smart Things oferece os melhores recursos para a sua geladeira e freezer, como a possibilidade de verificar e alterar a temperatura diretamente de um smartphone. Os consumidores também podem desligar/ligar o recurso de “Resfriamento Rápido” no app. Quando a temperatura do eletrodoméstico estiver muito alta, um alarme avisa o usuário. Há ainda modelos que permitem selecionar temperaturas específicas em gavetas, nos modos: Vinho, Deli (Delicados), Bebidas e Carne. Dessa forma, cada alimento e bebida estará armazenado nas condições corretas.

Dois modelos que oferecem esses recursos são os RF23R e RF22R , que contam com conectividade Wi-Fi para realizar todos os processos do aplicativo.

Esqueceu a porta aberta? Calma.

Geladeira inteligente

É muito comum esquecer a porta da geladeira aberta e acabar danificando o eletrodoméstico ou perdendo produtos que estavam sendo refrigerados. Felizmente, o modelo RF22R ajuda os usuários mais esquecidos. O refrigerador avisa os consumidores por uma notificação de smartphone quando a porta da geladeira inteligente ficar aberta.

O alarme será ativado quando a porta já estiver aberta ou mal fechada há mais de dois minutos. Por exemplo, se você saiu de casa e esqueceu a porta do refrigerador  aberta, ele vai enviar uma mensagem para o seu celular e avisar que você deve retornar para fechar a geladeira corretamente.

Samsung Smart Home

A Samsung oferece produtos da linha Smart Home há alguns anos, cada vez mais integrando os seus eletrodomésticos e outros dispositivos. O Smart Things é o aplicativo responsável pela integração entre os aparelhos eletrônicos e o smartphone, permitindo que os consumidores os controlem quase todos os recursos à distância.

Entre os produtos, é possível conectar TV, ar-condicionado, lavadora, secadora, robô aspirador, Wi-Fi hub, sensor de movimento, câmera, campainha, luz, fechadura, tomada, interruptor, termostato e geladeira. Para usar os eletrônicos e eletrodomésticos com o aplicativo, basta escanear o código QR do dispositivo em questão usando o app Smart Things.

Fonte: Samsung News Room

Sobre o Autor

Paulo Carmino