Tecnologia

Aprenda a criar stickers para WhatsApp no iPhone

Escrito por Paulo Carmino

Com o WStick você cria stickers para WhatsApp no iPhone em alguns passos; confira o passo a passo

Os stickers (ou figurinhas) são uma febre entre usuários do WhatsApp. Por isso, nesse tutorial vamos mostrar como criar os seus próprios stickers para WhatsApp no iPhone usando o aplicativo WSTick.

O WSTick será usado para converter as imagens em stickers e publicá-las no WhatsApp no formato apropriado. O app é grátis, mas exibe propagandas e limita a quantidade de figurinhas em 15 unidades por pacote. Para remover os anúncios e liberar mais stickers por pacote é necessário pagar R$ 3,90.

Uma sugestão é usar o app Bitmoji para criar stickers personalizados

Além disso, usaremos o app Bitmoji (também grátis) para criar as figurinhas, mas é possível seguir o mesmo procedimento usando qualquer foto da sua galeria.

Criando um pacote de stickers para WhatsApp no iPhone

A primeira etapa para criar stickers para WhatsApp no iPhone é baixar o WStick na App Store. Depois disso, siga os passos abaixo:

  1. Abra o WSTick no seu iPhone e aperte o botão (+) no canto superior direito da tela.
  2. No campo Sticker Name, digite o nome desejado para o pacote.
  3. No campo Author, digite o nome do autor do pacote (não é obrigatório informar o seu nome próprio).
  4. Toque sobre o botão Select Photo (Min 3/Max 15) para adicionar imagens ao pacote. Você deve escolher no mínimo 3 imagens e no máximo 15.
  5. No campo Tray Icon, que fica no canto superior direito, decida qual será o ícone de identificação do seu pacote. Toque sobre ele, selecione Change Tray Icon e selecione uma imagem.
  6. Toque em Save para concluir a criação do pacote.
  7. Você será direcionado para a página principal do WStick. Toque sobre o botão (+) que aparece ao lado do pacote que você criou para importá-lo para o WhatsApp.
  8. Aperte o botão Salvar e pronto, já pode usar o pacote de stickers que criou no WhatsApp para iPhone.

Editando os stickers no WStick

Por padrão, o WStick apenas converte as imagens que você inclui nos pacotes em stickers, mas o app também oferece algumas opções de edição para que elas fiquem com uma aparência mais próxima às figurinhas reais.

No tutorial abaixo iremos remover o excesso de fundo branco das imagens:

  1. Na página inicial do WStick, toque sobre o pacote de figurinhas que você criou e selecione o botão Editar (é o ícone em formato de lápis no canto superior direito).
  2. Selecione uma das figuras e escolha a opção Eraser & Crop.
  3. Toque sobre o botão Quick Select (varinha mágica) e escolha a função Brush (pincel).
  4. Deslize o dedo sobre as áreas da imagem que você deseja que façam parte do sticker.
  5. Ao terminar, pressione a seta no canto superior direito para avançar. Se não gostar do resultado, pressione Cancel e retorne para a tela anterior. Se ficou satisfeito, aperte Done.
  6. De volta ao pacote, repita o procedimento em todas as imagens que desejar. Ao final aperte Save para guardar as alterações.
  7. Para importar o pacote atualizado para o WhatsApp, toque no botão Add Sticker Pack.
  8. Aguarde a importação e pressione Atualizar para concluir a alteração.

Como você deve saber, a carga do iPhone pode aguentar menos tempo que o ideal às vezes. Então, se a sua tem acabado rápido e até reduziu mais do que o esperado após seguir esse tutorial, vale a pena dar uma lida na matéria em que ensinamos como fazer a bateria durar mais no dia a dia.

E aí? Conseguiu criar seus stickers para WhatsApp no iPhone? Conte pra gente nos comentários.

Sobre o Autor

Paulo Carmino