Tecnologia

App para reunir amigos online viraliza em tempos de distanciamento social

Escrito por Paulo Carmino

Com o surto do coronavírus, responsável pela doença COVID-19, aplicativos como o Houseparty se destacam para aliviar o distanciamento social. Mas o que esse app faz?

Você conhece o aplicativo Houseparty? Por conta do novo coronavírus, responsável pela doença COVID-19, o distanciamento social está sendo praticado pelo mundo todo e o app está em alta. O distanciamento é feito para que a doença demore a se espalhar e, por consequência, não sobrecarregue o sistema de saúde – fazendo com que haja espaço e ajuda o suficiente para curar todo mundo que precisar.

Com o distanciamento social, com pessoas escolhendo ficar em casa em vez de ir a bares, restaurantes e outros lugares sem ver os amigos e sem socializar, é normal se sentir sozinho. Por isso, alguns aplicativos que permitem aproximar quem está longe estão em alta em tempos de pandemia do coronavírus.

Um desses apps é o Houseparty, que está ganhando mais adeptos ao redor do mundo a cada dia que passa. Quer matar a saudade dos seus amigos? Esse aplicativo pode ser a solução.

O aplicativo Houseparty pode ser baixado em Android, iOS e no computador.

O que é o aplicativo Houseparty?

De maneira simples, é como se fosse um FaceTime, Skype ou Google Hangout com os seus amigos. Mas não é só isso: o aplicativo permite essas “festas” com a funcionalidade de aproveitar alguns jogos divertidos que podem ser jogados em grupo.

O aplicativo Houseparty é um app que permite que você faça uma “house party” (“festa em casa”, em tradução livre) totalmente online. Ou seja, você, no conforto da sua casa, consegue se reunir com os amigos através desse aplicativo – todos em suas respectivas residências. Assim, vocês ficam juntos – mesmo à distância.

“Houseparty é a rede social cara-a-cara onde você pode se conectar com as pessoas com quem você mais se importa”, diz a descrição do aplicativo. “O app faz com que seja sem esforço se conectar cara-a-cara, avisando você quando seus amigos estiverem ’em casa’ e prontos para conversar para que você só entre na festa.”

O aplicativo foi lançado em 2016, mas atingiu seu pico de popularidade no último dia 19 de março, conforme é possível ver no Google Trends, que mapeia as tendências de pesquisa no Google. Houseparty, que foi comprado em 2019 pela Epic Games por conta do seu alto desempenho, quebrou seus próprios recordes ao ser ainda mais buscado durante a pandemia do coronavírus.

Houseparty atinge seu pico de popularidade em março de 2020.
Popularidade do aplicativo Houseparty no Google Trends (Imagem feita em: 21/03).

Como utilizar o aplicativo?

Após fazer o download do aplicativo e criar sua conta, procure pelos seus amigos pelo nome de usuários deles, adicione-os via “Contatos no celular” ou pela geolocalização, caso eles tenham a opção “Descobrir” ativada. Também é possível adicionar os amigos que você possui no Facebook.

Como o objetivo de festas é se divertir com as pessoas que você gosta, o aplicativo também permite isso: ao entrar em uma transmissão online com os seus amigos, vocês podem brincar com jogos disponibilizados no próprio app, como uma competição de desenho, conhecimentos gerais, entre outros.

Você pode fazer uma festa com até 8 pessoas, mas, como você pode ir de uma festa para outra, é possível se comunicar com muita gente pulando de festa em festa.

No aplicativo Houseparty, é possível se divertir com os amigos pelo seu celular.
No Houseparty, é possível jogar com os seus amigos.

No Houseparty, é possível enviar anotações para os amigos, enviar uma mensagem para quem não está online para entrar na festa e “invadir” outras festas que seus amigos possam estar participando. Mesmo que tudo isso seja online, as regras sociais são as mesmas: só vá para uma festa se for convidado, se não, isso pode ser considerado uma baita falta de educação.

Como o aplicativo Houseparty ajuda em tempos de coronavírus, responsável pela doença COVID-19?

Como dito acima, o distanciamento social é necessário para tentarmos diminuir o alto nível de contágio do coronavírus. Mas isso não é para parar totalmente o vírus: neste momento, isso é para tentar impedir que todos fiquem doentes para que não sobrecarregue o sistema público de saúde – afinal, não é todo mundo que pode se internar em hospitais particulares.

Se isolar é indicado para ajudar a diminuir a transmissão do vírus, mas, quando olhamos pelo lado da saúde mental, é importante não se isolar tanto assim para não sofrer com a ansiedade. Ficar sozinho pode fazer você ocupar sua energia com pensamentos que não são saudáveis e, nessa onda de informações sobre a doença, acabar se deixando levar pelo pânico.

Por questões de saúde, é importante que o isolamento seja físico, mas não completo – ou seja, você ainda pode manter contato com seus amigos e familiares, mas sem tocá-los.

Com a pandemia do coronavírus, praticar o distanciamento social é importante, mas também é necessário manter o contato com os amigos.
Manter contato com os amigos durante um distanciamento social é essencial.

Com isso, aplicativos como o Houseparty te permitem se manter em contato com as pessoas que você ama, podendo conversar e até jogar jogos com eles. Assim, você se distrai, fica menos sozinho e consegue suportar ficar em casa sem poder sair, pois conta com a companhia – mesmo que online – dos seus amigos.

Ao jogar algum dos games disponíveis, você também cuida da sua saúde ao fazer esforço mental e ao se manter ocupado, pois, assim, você diminui a sensação de vazio durante o seu dia.

Baixe o aplicativo Houseparty:

O Houseparty está disponível para celulares e também para desktop, para que você possa participar da festa com o seu computador.

Baixar: Android | iOS | Google Chrome | MacOS

Sobre o Autor

Paulo Carmino