Mobilidade

Aplicativo mostra subidas e indica as melhores rotas para pedalar em São Paulo

O Bicidade promete ajudar a facilitar muito a vida de quem pedala pelas ruas da capital paulista.

O aplicativo Bicidade promete ajudar a facilitar muito a vida de quem pedala por São Paulo. Criado por Tiago Barufi, a ferramenta mostra quais são as melhores rotas para ciclistas e quais são as inclinações do percurso.

Em entrevista concedida ao site Vá de Bike, o engenheiro, que também é ciclista, explicou que a inspiração veio de outros aplicativos já existentes, como o Strava, muito usado por atletas que gostam de controlar os treinos de bike, e o Waze, que ajuda os motoristas a fugirem dos congestionamentos.

O Bicidade deve deixar as rotas dos ciclistas paulistanos mais leves e seguras, pois indica os caminhos mais adequados para o uso da bicicleta, fugindo sempre de pontos perigosos como pontes, viadutos, túneis e vias de contramão.


Imagem: Divulgação

Quanto mais pessoas usam, melhor a ferramenta fica. A avaliação das rotas é constante e se torna mais eficiente conforme os ciclistas utilizam o aplicativo. Por estar na primeira versão e ter sido lançado recentemente, a ferramenta ainda precisa passar por melhorias, que já estão nos planos de Barufi. “Acho que falta ainda qualificar o caminho em termos de interesse, seria ótimo saber qual rota passa por lugares bons para almoçar, por exemplo”, explicou o engenheiro ao Vá de Bike.

O Bicidade foi um dos vencedores da Hackatona, concurso realizado pela CET de São Paulo, com o objetivo de incentivar o desenvolvimento de novas tecnologias que ajudem a melhorar a mobilidade urbana na capital paulista. Por enquanto, o aplicativo está disponível apenas para download no sistema operacional Android, pelo Google Play. Mas, a intenção é disponibilizá-lo também para iPhone. 

Redação CicloVivo