Mobilidade

Aplicativo alerta motoristas sobre a presença de ciclistas na via

Criado por um grupo de norte-americanos, o sistema dispara um alerta ao motorista, antes mesmo que ele consiga ver que o ciclista está se aproximando.

O aplicativo The Bike Shield promete ser uma ferramenta extra para evitar acidentes envolvendo ciclistas, motociclistas e motoristas. Criado por um grupo de norte-americanos, o sistema dispara um alerta ao motorista, antes mesmo que ele consiga ver que o ciclista está se aproximando.

A tecnologia utiliza o sistema de GPS para monitorar a presença dos diferentes veículos. Assim, também, é possível consultar um mapa com as rotas, verificar a incidências dos diferentes meio de transporte e identificar o trajeto mais seguro.

De acordo com a empresa que criou o aplicativo, a notificação é enviada de cinco a dez segundos antes mesmo de a bicicleta ou a moto estar visível no espelho do carro. Este alerta tende a deixar o motorista mais atendo antes de uma manobra de mudança de faixa, por exemplo. O aviso não é destinado aos ciclistas e motociclistas, que utilizam apenas a função das rotas.


Imagem: Reprodução

A ferramenta se torna interessante pelo simples fato de que as pessoas estão a todo o tempo com seus celulares e outros gedgets junto ao corpo. Assim sendo, os alarmes podem ser bastante efetivos para proporcionar maior segurança no trânsito.

O aplicativo está disponível gratuitamente para iPhone, iPad, iPod, sistema android e Smart Gear Watch. Clique aqui para mais informações.

Redação CicloVivo