Geek

Apesar do COVID-19, Microsoft mantém lançamento do Xbox Series X para o final de 2020

Escrito por Paulo Carmino

A Microsoft reiterou sua intenção de lançar o Xbox Series X em 2020, em meio à suspeita que o console pode ser adiado devido à crise do novo coronavírus.

No site oficial do console lançado após a revelação dos últimos detalhes técnicos ontem, a Microsoft enfatiza que o novo Xbox será lançado no final de 2020 como planejado.

À medida que o mundo descobre a gravidade da crise provocada pela COVID-19, surgem questionamentos sobre a viabilidade do lançamento de dois produtos tão dependentes de uma sincronia perfeita da cadeia de produção global como o Xbox Series X e o PlayStation 5. A primeira variável que poderia afetar os planos da Microsoft e Sony seria o possível atraso na fabricação das peças dos consoles, uma vez que a China parou suas fábricas por alguns dias e as mesmas medidas têm afetado outras linhas de produção ao redor do mundo.

Além dos possíveis atrasos na produção, o lançamento dos consoles pode ser afetado por limitações na rede de transporte e distribuição ou, em última instância, pela contração econômica que o mundo está vivendo por conta do coronavírus. Neste contexto, seria normal esperar pelo menos um lançamento mais restrito, com os consoles chegando em menor número ou somente em alguns países inicialmente.

O problema com o coronavírus pode afetar também a produção dos jogos para os consoles, visto que boa parte da Europa está em quarentena no momento e medidas similares podem ser adotadas em outros países.

No caso específico do Xbox Series X, a Microsoft não pretende lançar jogos exclusivos para o console tão cedo, portanto o Series X poderia chegar ao mercado mais discretamente, visando os chamados “early adopters”, o público com mais apetite por novas tecnologias. A transição do Xbox One para o novo Xbox deve ser completada no final de 2021, com o lançamento de jogos exclusivos.

Sobre o Autor

Paulo Carmino