Geek

Análises apontam Half-Life: Alyx como o primeiro “killer app” para VR no PC

Escrito por Paulo Carmino

Demorou, mas parece que os headsets de realidade virtual para PC finalmente têm um jogo capaz de convencer o público em geral a investir no hardware. As primeiras análises de Half-Life: Alyx são altamente favoráveis e o jogo está sendo considerado o par perfeito para o VR.

Half-Life: Alyx é o primeiro novo lançamento da série desde Half Life 2: Episode Two, de 2007, que foi originalmente planejado como parte do meio de uma trilogia que permanece incompleta.

No entanto, a Valve disse que Alyx não é um spin-off, mas “a próxima parte” da história. O enredo é situado entre os eventos de Half-Life e Half-Life 2, quando a protagonista Alyx Vance e seu pai Eli secretamente resistem à ocupação da Terra por uma misteriosa raça alienígena conhecida como The Combine.

A revista Edge observou que o VR permite momentos incrivelmente tensos e jogabilidade de tiro fantástica. No entanto, a revista explicou que seus avaliadores jogaram em uma grande sala aberta, o que permitiu muito mais movimento do que a sala de estar comum. A revista, que no passado deu as notas 9/10 para Half-Life, 10/10 para Half-Life 2 e 8/10 para Half-Life 2: Episode One, ficou na média alta e deu 9/10 a Alyx.

“A liberdade de movimento proporciona muito do que torna Half-Life: Alyx excelente, permitindo que você mergulhe e, ocasionalmente, perca todo o senso de sua posição no mundo real”, escreveu o avaliador.

A mesma nota 9/10 foi dada pelo site GameSpot, que escreveu em seu veredicto: “Half-Life: Alyx é uma tremenda experiência em VR que captura e eleva aquilo que torna a série especial”.

Mais generoso, o site IGN deu 10/10 e disse que “Half-Life: Alyx estabeleceu um novo padrão para VR em interatividade, detalhes e design de fases, mostrando o que pode acontecer quando um desenvolvedor de classe mundial entra na nova fronteira da tecnologia”.

Já a Game Informer exprimiu aquilo que parece ser o consenso até agora: “Se você estava esperando por um killer app antes de investir na realidade virtual, esse é ele”. A nota foi 9/10.

Half-Life: Alyx sai nesta segunda-feira, 23 de março, para PC.

Sobre o Autor

Paulo Carmino