Tecnologia

Alunos de São Carlos são vencedores do Solve For Tomorrow

A equipe formada por alunos da Escola Estadual Professor Sebastião de Oliveira Rocha, de São Carlos (SP), conquistou o primeiro lugar na versão brasileira da iniciativa da Samsung que incentiva estudantes do Ensino Médio a encontrar soluções baseadas em ciência e tecnologia para problemas sociais urgentes. Os vencedores do Solve for Tomorrow 2021 desenvolveram um projeto para produção de biogás a partir de resíduos orgânicos.

O anúncio dos campeões aconteceu em live transmitida pelo canal do YouTube do projeto, intitulado no Brasil como Respostas Para o Amanhã. Junto aos alunos de São Carlos, equipes de Crateús (CE) e Flores (PE) conquistaram, respectivamente, o segundo e terceiro lugar. A fase final do desafio foi composta por uma seleção de dez equipes, que representaram os estados do Ceará, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.

Primeiro lugar no Solve for Tomorrow 2021

Vencedores do solve for tomorrow 2021
Autointitulada de Equipe Tesla, turma de São Carlos conquista o primeiro lugar do projeto. Foto: Arquivo Pessoal/G1

O protótipo chamado de Tecnologia Escolar Sustentável Ligada ao Arduino foi o grande campeão do programa em 2021. Para solucionar o problema de alto desperdício de alimento em ambiente escolar, a equipe de quatro alunos da Escola Estadual Professor Sebastião de Oliveira Rocha desenvolveu um biodigestor que transforma o alimento descartado em biogás, a ser utilizado no fogão da escola. Uma calculadora para ajudar as merendeiras a preparar a quantidade adequada de alimentos também fez parte da solução.

A professora de química e orientadora do projeto, Barbara Guedes Rodrigues, comentou que os alunos observaram um desperdício, principalmente por conta do cálculo de quantidade, sendo preparada mais comida que o necessário. Assim, os alimentos que não serão consumidos vão para o biodigestor junto a porções de adubo. Existem bactérias anaeróbicas no adubo que fazem a decomposição da matéria orgânica. Ao fim do processo, a reação química libera o chorume e gases naturais, chamados de biogases.

Esse biogás é captado para ser represado e, posteriormente, usado para abastecer os fogões da escola no preparo das refeições. A adubagem das plantas de uma horta da escola também foi beneficiada com o chorume liberado, excelente para a compostagem.

O Solve for Tomorrow tem o objetivo de estimular os jovens a desenvolverem sua criatividade e criarem soluções para problemas reais, desenvolvendo suas habilidades e promovendo uma melhora para o mundo onde vivemos. O projeto desenvolvido pelos alunos de São Carlos é mais um exemplo do protagonismo da educação para solucionar os desafios da atualidade”

Isabel Costa, Gerente de Cidadania Corporativa da Samsung Brasil

Premiação do Solve for Tomorrow 2021

O segundo e terceiro lugar foram para as equipes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, e da Escola Dario Gomes de Lima de Pernambuco, respectivamente. Também houve Menção Honrosa ao grupo de alunos da Escola C E-EF M Profis Jardim Porto Alegre, na cidade de Toledo, Paraná, por seu projeto de sustentabilidade, a fim de evitar o desperdício de frutos nos períodos pré e pós-colheita.

Além dos vencedores do Solve for Tomorrow 2021 nacionais, três projetos foram selecionados por um Júri Popular. Os mais votados foram das equipes da Escola EEB Bom Pastor (Chapecó, SC), que desenvolveu um protótipo para a recuperação pulmonar de pacientes que apresentaram sequelas da Covid-19; da Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha (Novo Hamburgo, RS), com um projeto focado em sustentabilidade, e da Escola Estadual de Educação Profissional Maria Môsa da Silva (Ocara, CE), voltado para a área de agricultura.

Os projetos vencedores pelo Júri Popular receberam o Troféu “Projeto Vencedor pelo Júri Popular” e fones de ouvido Samsung Buds+ para cada um dos estudantes e professores orientadores. A premiação dos Vencedores Nacionais inclui uma Smart TV Samsung para cada escola. Os integrantes das equipes receberam smartphones (1º lugar), tablets (2º lugar) e smartwatches Samsung (3º lugar).

Projeto de Cidadania

O Prêmio Respostas para o Amanhã, iniciativa da Samsung, está no Brasil desde 2014, envolvendo mais 165 mil estudantes, 22 mil professores e 5 mil escolas públicas em 8.113 projetos inscritos. A 8ª edição do programa registrou um aumento de 22% na participação de estudantes, 40% na de professores e 52% na de escolas em comparação a 2020, mesmo realizado de forma remota pelo segundo ano consecutivo.

C e ef m profis jardim
Alunos de São Carlos são vencedores do Solve For Tomorrow

O objetivo é capacitar futuras gerações para alcançarem seu pleno potencial. A iniciativa conta com uma rede de parceiros, como a Ciência e a Cultura (UNESCO no Brasil), Rede Latino-Americana pela Educação (Reduca) e da Organização dos Estados Ibero-Americanos (OEI).

Esse prêmio integra o Solve For Tomorrow, um programa global da Samsung que fomenta o desenvolvimento de soluções para demandas locais nas escolas, voltado para alunos e professores. A abordagem STEM (sigla em inglês para Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática) é a base das ações.

Veja também:

Para conhecer outras iniciativas da Samsung focadas em educação, a matéria sobre a Samsung Creative Startups fala como o programa visa melhorar o ensino remoto e melhorar a interação entre alunos e professores.

Fontes: Samsung.