Tecnologia

Alto-falantes “invisíveis” da LG para carros devem aparecer em 2023

Imaginou ter um carro com alto-falantes poderosos mas que não ocupem muito espaço físico? Pois é exatamente essa a proposta que a LG está oferecendo com o desenvolvimento do Thin Actuator Sound Solution (algo como “Solução de Som com Atuador Fino”, em tradução livre). Com promessa de chegar nos carros em 2023, os alto-falantes “invisíveis” podem ser o próximo passo para a inovação em som automotivo. A tecnologia exclusiva da empresa permite que o dispositivo vibre nos painéis da tela e em vários materiais dentro da carroceria do carro para permitir uma experiência de som 3D imersiva e rica. Confira agora a novidade!

Alto-falante fino como papel

A LG desenvolveu um sistema de tela plana que pode ser facilmente colocado nos encostos de cabeça e no painel do carro. O sistema Thin Actuator Sound Solution elimina as bobinas, cones e ímãs encontrados na maioria dos alto-falantes e, em vez disso, usa uma espécie de filme em sua estrutura, como uma membrana.

Esses filmes podem vibrar em painéis e vários materiais no interior do carro, com a LG afirmando que pode produzir uma experiência de som 3D imersiva e rica. Os painéis medem 5,9 x 3,5 polegadas (nas medidas de 150 mm x 90 mm) e apenas um décimo de polegada de espessura (2,5 mm), com um peso leve de apenas 40 gramas, e isso tudo “sem comprometer a qualidade do som”, de acordo com a LG. Todos esses números indicam que o Thin Actuator Sound Solution possui 30% do peso e 10% da espessura de um alto-falante convencional de carros.

Alto-falantes "invisíveis" para carros da lg devem aparecer em 2023
Se os alto-falantes soarem tão bem quanto a LG afirma, esperamos que os fabricantes de automóveis adotem rapidamente a tecnologia, pois os benefícios parecem trazer um som claro e de qualidade. Imagem: LG

Esse design bastante fino significa que os alto-falantes podem estar situados em quase qualquer lugar no interior do veículo, podendo ser escondidos dentro de forros e carcaça, bem como nos encostos de cabeça e painéis dispostos no carro.

O sistema de alto-falante plano parece ser baseado no CSO (Cinematic Sound OLED), que a LG exibiu em uma TV OLED, onde o painel de exibição vibra para gerar áudio sem a necessidade de alto-falantes especificamente. Um sistema de painel vibratório inovador semelhante a este também é usado nas TVs de última geração da Sony, incluindo a Sony A95K — mas ainda assim não é algo tão fino quanto o apresentado pela LG.

Alto-falantes "invisíveis" para carros da lg devem aparecer em 2023
A nova tecnologia da LG parece apresentar uma tecnologia semelhante à usada na TV A95K da Sony, porém, com uma espessura mais fina, levando o conceito de “invisível” além. Imagem: TechRadar

Os fabricantes teriam mais espaço para trabalhar em diversas áreas do carro, como no painel, além de liberar espaço para molduras de portas mais finas na área do passageiro, pois não precisariam mais incorporar um alto-falante cônico. Sua estrutura leve também proporcionaria uma economia significativa de peso e, por sua vez, eficiência para o veículo.

A perspectiva mais empolgante para nós como consumidores é que o Thin Actuator Sound Solution também pode permitir uma quantidade maior de alto-falantes que podem ser posicionados livremente no interior do veículo. Embora a LG não tenha mencionado isso em seu lançamento, estamos realmente curiosos para descobrir se a tecnologia funciona quando colocada no teto — nesse caso, poderia realmente abrir algum suporte interessante para vários alto-falantes para áudio espacial e Dolby Atmos.

Mais informações em 2023

A LG, no entanto, afirmou que o sistema foi desenvolvido com uma “empresa de áudio global” não identificada. A empresa afirma que espera que os alto-falantes comecem a aparecer em novos interiores de carros no primeiro semestre do próximo ano, com o público em geral pronto para ouvir pela primeira vez quando a tecnologia for exibida em janeiro na CES 2023, que acontecerá em Las Vegas.

Alto-falantes "invisíveis" para carros da lg devem aparecer em 2023
Seu tamanho compacto permite que ele seja instalado em várias partes dentro do carro, como painel, forro do teto, colunas e encostos de cabeça, eliminando a diminuição na qualidade do áudio para os passageiros no interior. Imagem: LG

O Thin Actuator Sound Solution já recebeu o Prêmio de Inovação da CES 2023 na categoria de Entretenimento no Interior de Veículo & Segurança, em reconhecimento à sua eficiência de espaço, inovação de design, inovação de experiência de som e ecologia.

Transformamos o alto-falante convencionalmente pesado e volumoso em uma solução de som ‘invisível’ de alta qualidade, usando nossa tecnologia de ponta para elevar o espaço, o design e os fatores ecológicos e fornecer uma experiência de som de nível superior como nenhuma antes.

Yeo Chun-ho, vice-presidente e chefe da divisão de desenvolvimento de negócios da LG sobre a inovação trazida pelo alto-falante Thin Actuator Sound Solution

Veja também

LG UltraGear e LG UltraWide: monitores com mais imersão e produtividade.

Fonte: TechRadar e LG.