Geek

Alemanha proíbe pré-venda de jogos sem data de lançamento

Escrito por Paulo Carmino

Jogos e outros produtos que ainda não têm data de lançamento certa não poderão ser oferecidos em pré-venda na Alemanha. Uma nova determinação do Superior Tribunal Regional de Munique determinou que os consumidores têm o direito de saber quando um item será entregue após encomendá-lo, inviabilizando a estratégia comum das lojas e editoras de jogos hoje em dia de vender produtos antecipadamente sem garantir uma data de lançamento.

O tema chegou aos tribunais alemães por um grupo de defesa do consumidor, após a rede de lojas Media Markt perder uma ação por vender o smartphone Samsung Galaxy S6 sem ter o produto disponível.

“Quando os consumidores encomendam mercadorias na Internet, os fornecedores devem especificar quando as mercadorias serão entregues”, comentou o CEO da Dusseldorf Consumer, Wolfgang Schuldzinski.

A pré-venda de produtos sem data de lançamento é muito comum principalmente em países da Europa, onde frequentemente jogos que sequer foram anunciados acabam aparecendo para reserva e compra em sites, muitas vezes apenas para gerar mídia para as lojas.

Sobre o Autor

Paulo Carmino