Tecnologia

A maior atualização do Windows 11 chega hoje! Veja as novidades

Perto de completar um ano de vida, o Windows 11 recebeu, nesta terça-feira (20), a atualização do segundo semestre de 2022 (22H2), a maior atualização do Windows 11 já lançada pela Microsoft até hoje. Contando com novidades em segurança e produtividade, as novas funções incluem, por exemplo, um sistema inteligente para proteger o computador de aplicativos maliciosos e um “modo de foco”, que minimiza distrações no sistema e ajuda o usuário a se concentrar nas próprias tarefas.

Outra grande novidade é a chegada dos aplicativos Android na Microsoft Store para alguns países; ainda não é o caso do Brasil, que deve contar com o recurso já nos próximos meses. A atualização será disponibilizada gradualmente a partir de hoje para todos os usuários. A seguir, confira todas as mudanças trazidas por ela e saiba como realizar o download.

Novo Menu Iniciar e Explorador de Arquivos

Windows 11 22h2 pode ser lançado em setembro; confira as novidades da atualização
Agora, é possível separar programas por pastas através do Menu Iniciar no Windows 11 (Divulgação/Microsoft)

A grande atualização do Windows 11 traz inúmeras melhorias para o Menu Iniciar. Para começar, ele agora possui uma opção de dividir os ícones em pastas. Para isso, basta arrastar os apps para agrupá-los. Além disso, ele tem também melhorias em sua personalização, incluindo diferentes layouts que priorizam atalhos ou ícones de aplicativos. O usuário pode escolher seu esquema de exibição favorito em Personalização > Iniciar, dentro das Configurações do Windows.

Quem também recebeu melhorias interessantes com a atualização é o Explorador de Arquivos do Windows 11. A principal mudança é o suporte para abas: assim como em navegadores, o usuário agora pode abrir as pastas na mesma janela, podendo alternar entre elas facilmente. É possível usufruir da novidade apenas ao pressionar o botão “+”, que aparece ao abrir pastas no Windows Explorer. Para quem desejar, o Explorador de Arquivos também permite que novos diretórios sejam abertos em novas abas no menu disponível com apenas um clique no botão direito do mouse.

Windows 11 22h2
Novo botão home facilita o acesso aos diretórios mais importantes e utilizados do sistema operacional diretamente no Explorador de Arquivos (Divulgação/Microsoft)

Outra mudança é uma espécie de “Home”, com atalhos para os diretórios mais importantes e utilizados pelo usuário, que foi implementado no Windows Explorer. O sistema também ganha melhorias visuais e de produtividade, como ícones atualizados e a capacidade de selecionar facilmente múltiplos arquivos e pastas.

Para quem gosta de substituir a imagem de fundo da área de trabalho para variar um pouco, o update traz uma nova opção chamada Destaques do Windows. Quando ativa, o sistema operacional aplicará automaticamente diferentes imagens de fundo para a área de trabalho. Você pode selecionar a opção Destaques do Windows acessando Configurações > Personalização > Tela de fundo.

Novo Gerenciador de Tarefas

Windows 11 22h2 novo gerenciador de tarefas
Gerenciador de Tarefas do Windows 11 ganha novo visual com suporte a tema escuro na nova atualização (Divulgação/Microsoft)

O Gerenciador de Tarefas também passou por mudanças no Windows 11. Agora, a ferramenta tem um novo design que combina muito mais com o layout do OS, além de suportar o tema escuro, ideal para quem prefere cores escuras às claras, principalmente durante a noite, quando os olhos ficam mais suscetíveis à fadiga ocasionada pelo uso prolongado do eletrônico.

Aplicativos Android na Microsoft Store

Apps android no windows
Aplicativos do Android finalmente chegam à Microsoft Store com atualização 22H2 (Divulgação/Microsoft)

Sendo uma das principais promessas da Microsoft para com o Windows 11, os aplicativos Android finalmente chegam ao sistema operacional, para todos os usuários, através do update. Até então, o recurso só estava disponível para usuários participantes do programa Windows Insider nos Estados Unidos. Com a atualização, a fabricante expande, nas próximas semanas, a parceria com a Amazon App Store para 31 países. O Brasil, no entanto, ainda não está incluso na lista.

Com a novidade, os usuários poderão encontrar e baixar mais de 20 mil jogos e aplicativos para Android diretamente na Microsoft Store, sem a necessidade de instalar emuladores. A lista de aplicativos incluem os principais apps de redes sociais, como TikTok, Instagram, editores de vídeos e jogos, como o CapCut e Subway Surfers.

Sessões de foco

Sessões de foco no windows
Sessões de foco melhora concentração, permitindo uma maior produtividade do usuário (Divulgação/Microsoft)

Pensando em garantir maior produtividade aos usuários, a Microsoft também introduziu as chamadas “sessões de foco”. Em resumo, o recurso permite que o usuário defina um tempo durante o qual ele deseja se concentrar e ativar um cronômetro. Dessa forma, o OS ativa automaticamente o modo Não Perturbe, silenciando as notificações e desativando os selos da barra de tarefas. A ideia é minimizar as distrações durante aquele momento crucial.

Novidades na barra de tarefas e novos atalhos

Quem gostava da função de arrastar e soltar arquivos na barra de tarefas pode ficar feliz, pois ela voltou ao sistema operacional com a chegada da nova atualização. Com a ferramenta, é possível pegar arquivos com o mouse, levá-los até a barra de tarefas e colocá-los nos programas que estão abertos, seja para fazer o upload no navegador ou abri-lo em editores como o Photoshop, por exemplo.

Além das novidades na barra de tarefas, o Windows 11 conta com mais atalhos para facilitar a produtividade dos usuários. Além das novas abas, que citamos anteriormente, o OS vem acompanhado de dois novos comandos: o Ctrl + T para criar novas abas e o Ctrl + W para fechá-las. Além disso, a Microsoft também equipou o sistema com o Ctrl + Shift + C, que permite copiar o caminho de aplicativos e atalhos facilmente no Windows 11.

Mais melhorias

Disponibilidade e download da nova atualização do windows 11
O Windows 11 22H2 traz suporte a legendas ao vivo para qualquer vídeo com áudio que esteja sendo executado (Divulgação/Microsoft)

Por fim, o Windows 11 22H2 traz suporte a legendas ao vivo para qualquer vídeo com áudio que esteja sendo executado, além de outras opções de acessibilidade, como o acesso por voz para executar comandos sem usar as mãos.

Outra mudança está na função Snap Layouts, que permite organizar facilmente as janelas no Windows 11. Com o novo patch, quando o usuário segurar uma janela com o botão do mouse, o Snap Layouts exibirá um atalho no topo da tela para organizar a divisão do display. Além disso, ao pressionar Alt + Tab ou segurar o botão do mouse em um programa já aberto, o Windows 11 mostrará as pré-visualizações das janelas na divisão escolhida pelo usuário.

Como baixar o novo Windows 11 22H2?

Windows 11 22H2 já está disponível oficialmente para download. Os usuários do Windows 11 original podem atualizar para a nova versão através do Windows Update ou utilizando o assistente de instalação disponível para download. Basta executá-lo e seguir as instruções.

Veja também:

Quer instalar o Windows 11 a partir de um pendriver? Saiba como com este tutorial que preparamos.

Fontes: Pureinfotech, Windows.