Curiosidades

9 life hacks incríveis comprovados pela ciência

Todo dia a gente se depara com problemas. Se tem uma coisa que é certa na vida de todo mundo, são os problemas. E alguns deles, estão ali diariamente e a gente não consegue evitar.

As listas de truques e life hacks sempre tentam dar uma força, mas muitas delas parecem impossíveis de serem reproduzidas na vida real. Outras, até parecem funcionar, mas não fazem efeito ou então acabam sendo mais complicadas que os problemas.

Porém, alguns truques são baseados em provas científicas e certamente vão funcionar sem falhas. Confira uma lista deles.

1 – Gele bebidas

Chegou a hora da festa e a bebida ainda está quente. Calma, não precisa esperar tempo demais da cerveja no freezer. Antes de por a bebida para gelar, envolva cada garrafa uma em toalha de papel molhada. O líquido molhado é um melhor condutor de calor que o ar do congelador e, em poucos minutos, a cerveja estará ideal para o consumo.

2 – Tire o amargo do café

2

Se você gosta do café menos amargo, uma alternativa pode ser usar sal ao invés de açúcar. Por mais estranho que possa parecer, o sal em contato com o café quente libera iodo que bloqueia a reação das moléculas que causam o sabor amargo na língua. Uma pequena pitada de sal já provoca o efeito, mesmo que imperceptível para o paladar.

3 – Distraia seu gato

3

Quem tem gato sabe que o animal às vezes pode ser um problemão pra quem precisa se concentrar. Você está digitando e produzindo em seu computador e o animal fica passeando sobre o teclado. A solução pode ser mais fácil que você pensa. Estudos mostram que os gatos amam caixas de papelão. Dentro das caixas, os animais tem queda no nível de stress, o que os protege de doenças. Da próxima vez que precisar de concentração, deixe uma caixa de papelão próxima e o gato provavelmente vai gostar mais dela que do seu teclado.

4 – Alivie dores

4

Lembra da última vez que você chutou uma quina de parede ou o pé da cama sem querer? As chances são grande de você ter reagido com um xingamento. Estudos controlados revelaram que pessoas que reagiram a dores falando xingamentos aguentaram, por exemplo, deixar a mão num balde de gelo duas vezes mais que pessoas que não xingavam.

5 – Melhore o aprendizado

5

Se quer fixar algo na memória para uma prova ou um teste, um bom cochilo pode ser a sua salvação. Um estudo em ratos mostrou que os que dormiam após aprender uma nova tarefa desenvolviam mais conexões nervosas do que os que ficavam acordados. Além disso, nenhuma repetição de treinamento provocava as mesmas conexões que os cochilos.

6 – Regule o sono

6

Apesar das vantagens do cochilo já apresentadas, nem sempre é fácil pegar no sono. Além da rotina, seu corpo regula os horários de acordo com as refeições que faz. Se você come durante à noite e pula o café da manhã, por exemplo, o corpo entende que tem mais comidas à noite, e vai preferir ficar disposto nesse horário. Se precisar regular o sono e horários, adapte a dieta ao novo horário. A dica também vale pra quem faz longas viagens internacionais. Um longo jejum antes de estar no novo fuso horário pode ajudar na adaptação.

7 – Tenha ajuda na dieta

7

Seja para ganhar ou perder peso, a dieta costuma ser um sofrimento pra quem faz. Um jeito de enganar o cérebro na hora de mudar a alimentação pode ser mudar o tamanho dos pratos e talheres. O ser humano tem uma tendência a preencher 70% dos pratos e consumir 92% do que foi ali colocado. Os estudos que chegaram a esses dados também apontaram que porções idênticas em pratos diferentes causam diferentes percepções nas pessoas.

8 – Malhe melhor

8

Para quem quer emagrecer ou definir os músculos e não tem muito tempo para queimar as calorias na academia, a modalidade HIIT pode ser uma ótima alternativa. A sigla para High Intensity Interval Training (treino intervalado de alta intensidade) envolve máximas repetições em pouco tempo, levando o corpo à exaustão. O corpo percebe o cansaço e precisa se adaptar, mantendo o metabolismo mais acelerado e a queima de calorias mais eficaz.

9 – Maximize os efeitos do café

Man sleeps on office table over laptop with coffee

Tem vezes que você está tão cansado que nem aquela xícara de café pode ajudar. E se você pudesse tirar um curto cochilo pra ajudar nos efeitos e na recuperação? Ao combinar uma curta soneca de 20 minutos com o café, a bebida promove conexões nervosas que evitam que você fique sonolento ao acordar.

Depois de acompanhar esses itens com ajuda da ciência, é certo que você vai conseguir melhorar o seu dia a dia. Os problemas ainda vão vir, mas as picuinhas comuns vão embora com essas habilidades.


Mais Curiosidades