Tecnologia

9 buscadores alternativos para ir além do Google

Escrito por Paulo Carmino

Apesar do Google ser poderoso e amplamente utilizado, há diversos outros buscadores alternativos que valem a pena ficar de olho; confira os melhores

Quando você quer obter alguma informação, é comum seguir o caminho mais simples: pesquisar na internet, muito provavelmente no site de buscas mais popular de todos os tempos, o Google. Porém, há buscadores alternativos que podem ser mais efetivos para determinados objetivos.

Além de muitos terem uma funcionalidade específica, eles são úteis quando, por alguma situação catastrófica, o Google parar de funcionar ou até mesmo deixar de existir. Afinal, é normal ouvir que o Instagram, o Facebook e o WhatsApp ficam fora do ar por um tempo. E se acontecer o mesmo com o Google?

Há internet além do Google

Para algumas pessoas, existe o Google e o resto fora dele é um buraco negro onde há somente o nada. Porém, a história não é bem assim. Estamos tão acostumados a “jogar no Google” e obter resultados de pesquisa satisfatórios que, obviamente, se o famoso buscador e todos os sites e aplicativos ligados a ele pararem de funcionar, muita gente entrará em pânico. Mas, antes de chegar em um cenário apocalíptico, outros buscadores esquecidos pelo tempo surgirão das cinzas para manter a internet de pé.

É claro que eles não precisam ser usados só se o Google colapsar. Na verdade, muita gente já coloca o grande buscador de lado devido a alguns incômodos, como o fato de que ele usa uma série de dados (histórico de busca, localização, etc.) para exibir os resultados e os anúncios que aparecem para você.

Apesar de mais famoso, a falta de privacidade do Google pode incomodar. (Imagem: wired)

Essa tática de usar seus dados pode ser ótima quando você quer pesquisar, por exemplo, por algo na sua região ou fazer alguma compra que atende seus gostos. Porém, pode ser muito invasiva e quebrar o tão sonhado anonimato que muitos gostariam de ter ao fazer uma pesquisa.

Buscadores alternativos: como escolher?

O Google é fantástico, possui algoritmos poderosos, normalmente dá as respostas que buscamos e já ficou tão comum que quase todo mundo usa. Mas, a escolha por um buscador não deve considerar só o mais popular. Para escolher bem é preciso, obviamente, saber o que você quer buscar. É uma pesquisa personalizada ou você quer permanecer anônimo? Você quer encontrar arquivos ou precisa de vídeos, música ou imagens?

Você já deve conhecer o Bing ou o Yahoo, mas esta lista vai além e pode ser muito útil para otimizar suas buscas na internet. Pode preparar o botão de favoritos do navegador ou alterar as configurações do site de busca – e não, não vamos entrar na obscura Deep Web.

1. DuckDuckGo

O nome é engraçado e a logo deste buscador também, mas o DuckDuckGo vai além de um patinho simpático engravatado. Ele é muito indicado para quem quer privacidade, algo muito difícil no atual meio virtual.

DuckDuckGo buscadores alternativas ao Google
DuckDuckGo é uma das alternativas ao Google mais famosas e que oferece privacidade

Nele também há uma ferramenta interessante chamada “bangs”. Ela permite que o usuário faça pesquisas diretamente em sites como Yahoo, Amazon, YouTube e Wikipedia. Para pesquisar algo diretamente na Wikipedia, por exemplo, digite “w!” junto com a palavra buscada (antes ou depois dela). Para Amazon, YouTube e Yahoo, é só colocar “a!”, “yt!” ou “y!”, respectivamente.

Diferentemente do Google, que considera vários dados na busca, o DuckDuckGo é mais controlado. Apesar de mostrar publicidade, ela será relacionada apenas à busca (e não as suas demais informações). Ele também não coleta seus dados e, expondo em palavras um tanto duras, ele “não está nem aí para quem você é”.

A desvantagem do seu uso já fica óbvia: pode desistir de uma busca personalizada efetiva. Por exemplo, se você quiser procurar por uma farmácia no seu bairro, basta pesquisar pelo termo “farmácia” no Google. Se fizer o mesmo no DuckDuckGo, terá uma resposta mais parecida com a da antiga – mas ainda existente – Barsa (e enciclopédia, não o time de futebol!), com a definição do que é uma farmácia, além de alguns links para farmácias online e cursos de graduação em farmácia.

2. Yahoo!

Se você é do tempo da internet discada, é bem provável que esteja familiarizado com o Yahoo!. Ele ainda é um dos buscadores mais populares (e um dos mais antigos, mais velho que o próprio Google). Até poucos anos atrás, era o buscador padrão do Firefox.

Além disso, o Yahoo! é bem parecido com o Google na variedade de serviços que oferece, como e-mail e notícias, o número de idiomas para os quais está disponível e, claro, ainda tem o bom e velho Yahoo Respostas (o lugar onde alguém já teve a mesma dúvida que você, por mais bizarra que ela seja). Ainda, o buscador Yahoo! oferece um serviço considerado satisfatório e com muitas opções.

yahoo buscadores alternativas ao Google
Yahoo! oferece vários recursos é mais antigo que o Google

3. Bing

É bem provável que o Bing não seja nenhuma novidade para você. Ele pertence à Microsoft e compete diretamente com o Google e o Yahoo!.

Este buscador é considerado muito eficiente para pesquisa de imagens e vídeos e, sobretudo, possui um visual bonito, com imagens de fundo fantásticas (sem que você precise configurar, basta acessar o buscador). Ainda, o Bing é o padrão do Microsoft Edge (que substituiu o Explorer).

buscadores alternativos ao Google
Bing é o buscador oficial da Microsoft

4. Search Encrypt

Se é privacidade que você quer, além do DuckDuckGo há o Search Encrypt, o buscador que mantém suas pesquisas seguras e usa uma criptografia SSL. Ele não rastreia os dados do usuário e o seu histórico de navegação é excluído após 15 minutos de inatividade.

Search encrypt buscadores alternativos ao Google
Search Encrypt oferece mais privacidade nas buscas

5. Qwant

O Qwant é um buscador que não rastreia as pesquisas e não coleta os dados pessoais dos usuários. Além disso, tem um visual bonito e possui o “Qwick Search Shorcuts”, semelhante ao “Bangs” do DuckDuckGo.

Este buscador foi desenvolvido por uma empresa francesa de mesmo nome. Uma curiosidade é que há uma aba de pesquisa especial para a busca por músicas. Usando inteligência artificial, o Qwant ajuda o usuário a reconhecer letras e a descobrir novas músicas.

buscadores alternativos ao Google
Qwant é voltado para quem quer buscar músicas

6. SearX

O SearX é um mecanismo de metabusca que agrega os resultados de outros buscadores sem armazenar dados de usuários. Então, apesar de fornecer toda a privacidade e de não oferecer publicidade personalizada, você também não tem resultados de busca personalizados. É outro buscador que “não está nem aí” para quem você é ou o que você quer saber.

A busca é feita usando uma solicitaçã

Sobre o Autor

Paulo Carmino