O verão chegou com tudo, altas temperaturas, dias abafados e as chuvas fortes são constantes. Com estas alterações, assim como os humanos, as plantas também sofrem e precisam de atenção e cuidados diferenciados para se manterem saudáveis.
Luiz Torres, sócio-proprietário da rede de floricultura Isabela Flores, separou sete dicas para ajudar a manter as plantas saudáveis na estação mais seca do ano. Veja abaixo quais são elas:
1. Regue bem
As plantas perdem mais líquido nos dias quentes, assim, o intervalo entre as regas precisa ser menor. Uma boa dica é regar pela manhã, ou ao fim do dia, para que a água seja melhor aproveitada pelas plantas. Dependendo da espécie, regue-as duas vezes, mas cuidado com a quantidade, água em excesso também é prejudicial para as plantas. Você pode ainda reservar água da chuva para fazer isso, o meio ambiente agradece, e as plantinhas também.
2. Chuvas de verão
Para as espécies que ficam em áreas externas, procure protegê-las caso as chuvas estejam excessivas ou torrenciais. Água demais provoca o apodrecimento das raízes das plantas cultivadas, quando for o caso, deixe seus vasos em áreas cobertas.
3. Cuidado com o sol
As plantas também precisam de cuidado com o sol. Com o sol forte as folhas podem murchar ou ficar enrugadas. A posição ideal para o vaso é em um local em que ele receba luz direta apenas um período do dia, e se ainda assim ela estiver enfraquecendo, repense o posicionamento para que a iluminação direta dure por menos tempo. No caso das espécies de interior, leve-as para um terraço ou varanda, de uma forma que não fiquem totalmente expostas.
4. Ótima época para o replantio
Se tiver pensando em replantar uma muda, essa é a hora. As plantas precisam crescer e ter espaço para expandir suas raízes, neste caso, a água deve ser aumentada e os adubos usados em maior quantidade. Se a planta for recém-plantada, a dica também é válida.
5. As pragas também adoram o verão
O verão é propício para o aparecimento das pragas, parasitas e insetos. Fique atento e invista em uma pulverização preventiva uma vez por mês, com fungicidas. Dê preferência aos naturais.
6. Capriche no adubo
Com a tendência de chuvas constantes, as plantas absorvem mais facilmente os nutrientes do solo e usam todo o potencial dos adubos aplicados, por isso, capriche na aplicação, o aproveitamento será intenso.
7. Não esqueça o básico
Esta regra é geral, corte as flores e folhas que estiverem secas, murchas ou amareladas para favorecer o crescimento das plantas. Assim, você libera espaço para que as folhas saudáveis se desenvolvam.