PET

5 Razões para ter um animal de estimação

Escrito por Forbiddeen

Ter um animal envolve muitas responsabilidades: é necessário pensar bem se quer ter um mesmo, já que eles não são “um brinquedo” e possuem expectativa de vida que gira em torno dos 15 aos 20 anos. É necessário tempo, dedicação, cuidados, alimentação, gasto de dinheiro com comidas e veterinários, e ele irá dividir o espaço da sua residência com você.

Fora isso, se você gosta de viajar, é importante saber com quem deixar o pet durante suas férias, é importante também que você consiga ter empatia com o estilo do animal e diversas outras questões menores.

No entanto, um bom bicho de estimação acaba sendo seu amigo nos momentos solitários, e se você der sorte como na loteria mega sena, ele acabará sendo seu melhor amigo, já que os animais também possuem personalidades distintas. Nesse contexto, decidimos selecionar hoje cinco razões para você ter um animal de estimação.

1. Reduzem estresse e depressão

É comprovado em diversos estudos científicos que a interação entre humanos e animais de estimação podem ajudar a reduzir o estresse e a depressão. Um deles, realizado na Universidade de Azabu, no Japão, concluiu que os donos de cães apresentavam maiores níveis de ocitocina, conhecido também como hormônio do amor. A maior presença de ocitocina também ajuda a diminuir os níveis de cortisol, o hormônio do estresse.

Mas nem precisava de ciência para sabermos disso, não é mesmo? Ter um animal de estimação simplesmente nos ajuda a se sentir menos solitários, a gente ri mais, a gente se sente mais útil e amado. É comprovado o poder terapêutico dos animais em pacientes terminais também.

2. Estimulam o convívio social e favorecem o sistema imunológico

De acordo com a psicóloga Marilene Kehdi, os animais são excelentes para estimular a interação entre as pessoas: “O animal atrai a atenção de quem gosta de bichos e acaba estimulando novas amizades. A convivência melhora” – diz.

A opinião de Carolina Rocha, veterinária especialista em comportamento animal, é semelhante: “Até os níveis de fofoca diminuem, já que as pessoas passam a falar dos bichos, não dos outros”.

Além disso, também é comprovado que os benefícios não são apenas psicológico, mas que aumentam também o sistema imunológico de crianças e adultos, e, portanto, ajudam no combate de doenças comuns como gripes e resfriados.

“Também foi observada a redução de rinites alérgicas por volta dos 4 anos e dos 6 aos 7, devido à redução da imunoglobulina E, um anticorpo que quando em altas concentrações sugere um processo alérgico”, afirma Carine Savalli Redigolo, em um estudo conduzido pela USP –  “Acariciar um cão pode elevar os níveis de imunoglobulina A, um anticorpo presente nas mucosas que evita a proliferação viral ou bacteriana, sendo importante na prevenção de várias patologias. Este resultado se deve, possivelmente, ao relaxamento que o contato com o animal proporciona”, explica Carine.

3. Vantagens de se ter um gato

Já é comprovado por diversos estudos que gatos e cachorros são capazes de reduzir doenças cardíacas; são benéficos no tratamento do autismo em crianças; o ronronar dos gatos ajudam a curar ossos, tendões e músculos devido a frequência das vibrações; diminuem o risco de alergias e infecções respiratórias;

Causam um impacto positivo na sua saúde mental, já que um estudo da Mental Health Foundation mostrou que 87% das pessoas sentiam que os gatos causavam um impacto positivo no bem-estar; ajudam no poder de sedução dos homens, já que mulheres são mais propensas a se sentirem atraídas por homens que têm gatos;

4. Vantagens de se ter um cachorro

Pelo lado dos cães, um estudo da Society & Animals concluiu que eles ajudam as pessoas a serem mais felizes, já que elas riem mais; nos mantém saudáveis, já que crianças nascidas em lares com cachorros têm menor risco de desenvolverem alergias; nos deixam mais ativos e, portanto, ajudam no combate a obesidade; é comprovado que os cães nos dão um propósito para a vida e também ajudam na autoconfiança e, por fim, é comprovado pela ciência de que os cães simplesmente nos tornam pessoas mais felizes.

5. Mais benefícios que malefícios

Podemos resumir todos esse artigo nesta frase. A ciência já comprovou que animais fazem bem à saúde, mas provavelmente aqueles que convivem com os bichos nem precisavam da comprovação para isso. Cachorros ajudam a detectar até mesmo câncer em diversas regiões do corpo ao farejarem o local; detectam também hipoglicemia; ajudam no emagrecimento; reduzem o risco de AVC; ajudam contra a asma e assim sucessivamente. Ter um animal de estimação é o mesmo que ter mais qualidade de vida.

Sobre o Autor

Forbiddeen