Tecnologia

5 jogos de quebra-cabeça para Android que vão desafiar seu raciocínio

Escrito por Paulo Carmino

Você é fã de jogos de quebra-cabeça? Confira uma lista com cinco destaques deste estilo já disponíveis para dispositivos Android.

O gênero quebra-cabeça (do inglês puzzle games) está entre os tipos de jogos mais procurados pelos entusiastas e jogadores de dispositivos móveis. Essa paixão de boa parte do público por produtos de entretenimento que exigem raciocínio lógico vai desde versões modificadas do clássico Tetris até “clones” do popular Candy Crush Saga — passando por jogos que fazem uso de enigmas para contar histórias ou subverter expectativas de formas curiosas.

Testamos uma vasta gama de jogos do gênero e escolhemos cinco títulos que mais chamaram nossa atenção para a plataforma Android. Os quesitos diversidade, originalidade e qualidade foram usados como ponto de partida para prepararmos essa seleção interessante de experiências que englobam tanto jogos para “matar” seu tempo livre quanto complexas narrativas desenroladas a partir de puzzles.

Gorogoa

Quanto tempo de jogo vale o investimento em um jogo pago? Gorogoa é um jogo curto — em média entre uma e duas horas —, mas que faz jus aos moldes do minimalismo, entregando muito com pouco e culminando em uma experiência visualmente agradável, narrativamente tocante e mecanicamente desafiadora.

A narrativa se desdobra por meio de animações coloridas e geométricas que enfatizam pontos de interesse nas figuras. Por meio da ampliação, rotação, sobreposição e encaixe das imagens formadas em quatro quadrantes da tela, podemos promover interações que geram um novo cenário de desafios e revelam, cena a cena, uma dramática história de vida. O jogo também está disponível para PS4, Xbox One, Switch, PC e Mac.

Faça o download do game para Android.

Monument Valley

O primeiro Monument Valley, lançado em 2014, foi um dos pioneiros em seu estilo no campo dos jogos exclusivamente desenvolvidos para plataformas mobile. Trata-se de um jogo em perspectiva isométrica com visuais belíssimos coloridos e simétricos com uma pitada de narrativa aberta à interpretação. O jogo repercutiu de uma maneira tão positiva na comunidade de jogos mobile que acabou recebendo uma sequência em 2017.

Cores vívidas, formas geométricas, minimalismo e um desafio quebra-cabeça a cada nova fase de Monument Valley.

Em Monument Valley, os principais desafios em questão de puzzle são a rotação de estruturas em diversos eixos e o reposicionamento de objetos. O personagem do jogo deve alcançar pontos de interesse se movendo em linha reta e por caminhos sem bifurcações, e a perspectiva isométrica nos permite conectar regiões fisicamente impossíveis com simples rotações das plataformas. O jogo também está se encontra à venda para os usuários do smartphone da Apple.

Faça o download do game para Android.

Bridge Constructor Portal

Particularmente meu jogo favorito de quebra-cabeça, Portal foi um sucesso absoluto de crítica e público em 2007, transformando-se em um clássico instantâneo. Nessa época, porém, o mercado de jogos mobile ainda não estava em alta. Bridge Constructor Portal foi lançado para smartphones muito anos depois e inspirou-se naquele que é um dos maiores jogos do gênero.

As mecânicas são basicamente o que encontramos em Bridge Constructor, onde o objetivo é criar pontes de um lado da fase até o outro cumprindo alguns requisitos. O crossover possui 60 fases e está recheado de referências ao puzzle game da Valve — incluindo a narração bizarra. Alguns gimmicks (especificidades na jogabilidade) também foram herdados e transpostos para a realidade 2D mobile do jogo — que une essas duas experiências e as torna muito interessantes.

Faça o download do game para Android.

Old Man’s Journey

Uma coleção de infortúnios, alegrias, sucessos e arrependimentos na vida de um homem idoso, Old Man’s Journey tem como premissa uma narrativa mais reflexiva e uma ambientação mais contemplativa, mas não esquece de contar suas histórias adicionando um pouco de variedade por meio dos quebra-cabeças.

Aqui os terrenos e paisagens por onde caminha o experiente senhor de idade avançada podem ser elevados ou “encolhidos”, permitindo que os relevos se conectem de forma orgânica e possível de se caminhar. Assim como em Monument Valley, o personagem se move automaticamente rumo ao próximo cenário — desde que seu caminho esteja desempedido e seguro. Os desafios são simples, mas sua narrativa é bem tocante.

Faça o download do game para Android.

Lara Croft GO

O jogo mobile de uma das mais celebradas heroínas do mundo dos videogames é um jogo de estratégia por turnos, mas a presença de quebra-cabeças com alavancas, paredes escaláveis e plataformas também fazem parte da experiência. A caçadora de tesouros da série Tomb Raider desvenda novamente os mistérios de um conjunto de cavernas misteriosas, onde habitam criaturas selvagens e um místico monstro adormecido.

Algumas fases em Lara Croft GO apresentam desafios extras com turnos limitados enquanto outras prezam pelo colecionismo de itens opcionais. O jogo exige conceitos como manipulação espacial de objetos e gerenciamento de turnos. Cada ação no combate acontece logo após nos movimentarmos em direção a um inimigo. Lidar com posicionamento e prever os movimentos dos oponentes também fazem parte desse quebra-cabeça que lembra uma mistura de xadrez com Tetris.

Faça o download para do game para Android.

Mais recomendações de games envolvendo quebra-cabeça

Os cinco jogos representando o estilo quebra-cabeça selecionados são muito distintos uns dos outros, focam em experiências single player e vão bem além de apenas entregar desafios que exijam uma lógica de resolução. Mas há muitos outros jogos recomendados para quem curte esse estilo: The Room, Two Dots, os jogos da série Professor Layton, Unblock Me, Cut the Rope, Part Time UFO, entre outros. Escolha o seu favorito e bote o cérebro para queimar uns neurônios!

Sobre o Autor

Paulo Carmino