Meio Ambiente

2011 foi o 11º ano mais quente da história

A Organização Meteorológica Mundial (OMM) anunciou que o ano de 2011 foi o 11º mais quente da história. As altas temperaturas foram atingidas mesmo com a presença do fenômeno La Niña, que tende a resfriar o planeta.

A Organização Meteorológica Mundial (OMM) anunciou que o ano de 2011 foi o 11º mais quente da história. As altas temperaturas foram atingidas mesmo com a presença do fenômeno La Niña, que tende a resfriar o planeta, conforme informado no relatório divulgado na última sexta-feira (23).

Para Michel Jarraud, secretário-geral da OMM, as ações humanas são as grandes responsáveis por este cenário. “O mundo está aquecendo por causa das atividades humanas e isto está resultando em um impacto de longo alcance e potencialmente irreversível para nossa Terra, atmosfera e oceanos”, declarou.

Antes mesmo de o ano ser finalizado, estudiosos já previam que seria um dos recordes de altas temperaturas. A média registrada para 2011 foi mais baixa que a de 2010, mas ainda assim esteve acima dos números de 1961 até 1990, conforme informado pelo relatório da OMM.

Além de reduzir as temperaturas, o La Niña tem ainda outras características, como a formação de fortes chuvas em alguns pontos do planeta, enquanto outros locais sofrem com a seca.

A América do Sul está entre os lugares que sofreram com as chuvas e consequentes enchentes. Por isso, o desastre na região serrana do Rio de Janeiro foi considerado o pior evento de 2011.

Os desastres não se limitaram ao Brasil. Houve seca na África, enchentes no Sudeste Asiático e, nos Estados Unidos, as enchentes e tornados causaram centenas de mortes e prejuízo de US$ 1 bilhão. Com informações de Agências Internacionais.

Redação CicloVivo