Tecnologia

20 podcasts para você ouvir em 2020

Escrito por Paulo Carmino

Se ouvir mais podcasts é uma de suas metas para 2020, confira uma lista com 20 programas dos mais diversos tipos e encontre o seu novo podcast favorito

Já escutou seus podcasts hoje? Esse formato de conteúdo em áudio está cada dia mais em alta nos serviços de streaming de música e no YouTube – e, claro, nos próprios tocadores de podcasts. E a tendência é grande: em pesquisa divulgada em maio de 2019, 40% dos usuários da internet já ouviram algum podcast.

Já em levantamento do Deezer, publicado no dia 21 de outubro do ano passado – Dia do Podcast aqui no Brasil -, o consumo brasileiro desse tipo de mídia cresceu 67% só em 2019.

Se você ainda não escuta nenhum e se sente sem assunto no grupo de amigos, é hora de estabelecer uma meta para 2020: escutar mais podcasts. Não sabe por onde começar e encontrar o podcast que pode ser o seu favorito? Então confira esta matéria com 20 opções que podem se tornar o seu novo vício no ano novo.

O consumo de podcasts por brasileiros aumentou em 67% só em 2019. (Fonte: Deezer).

Notícias

Os podcasts não são apenas um meio de entretenimento: uma das melhores maneiras para aproveitar esse formato de conteúdo são os programas de notícias diários ou semanais.

Sem tempo para ler o jornal ou assistir o noticiário de manhã? Com esses podcasts, você consegue fazer o download do programa e ouvir as principais notícias enquanto usa o ônibus ou na academia.

Café da Manhã

O programa Café da Manhã é um podcast diário da Folha de São Paulo em parceria com o Spotify.

Apresentado por Rodrigo Vizeu e Magê Flores, o Café da Manhã aborda os temas mais importantes do dia com alguns episódios especiais sobre temas específicos e, mesmo assim, sem nunca deixar de informar o principal para o seu dia começar com muita informação antes de você terminar o seu café da manhã.

O Café da Manhã é atualizado diariamente, de segunda a sexta-feira.

Ao  Ponto

O Ao Ponto, do Jornal O Globo, é apresentado por Roberto Maltchik e Carolina Morand. O podcast trata alguns dos principais temas do dia, respeitando a identidade carioca do jornal em algumas edições especiais que tratam de assuntos culturalmente importante para o Rio de Janeiro.

Além de abordar temas com dados, informação e boa edição, um dos destaques do Ao Ponto é quando eles falam sobre o processo de apuração de grandes reportagens do jornal, como sobre o caso João de Deus.

O podcast é atualizado diariamente, de segunda a sexta-feira.

Foro de Teresina

Apresentado por Fernando Barros, Malu Gaspar e José Roberto de Toledo, o Foro de Teresina é o podcast que repercute a semana da Revista Piauí.

Abordando principalmente política, o programa reúne fiéis fãs que deixam o Foro entre os podcasts mais escutados nas principais plataformas.

O podcast é dividido em três blocos para tratar de três temas principais, além do quadro Número da Semana e do já-clássico Momento Kinder Ovo – no qual a produção toca um áudio de alguma figura pública e fica para os apresentadores descobrirem quem está falando. Embora não seja uma competição, a jornalista Malu Gaspar segue vitoriosa com o maior número de acertos na história do Foro de Teresina.

O podcast é atualizado sempre nas quintas-feiras, às 17h.

Durma com Essa

O Durma com Essa é o podcast diário do jornal O Nexo. Abordando a principal notícia do dia e outros assuntos que repercutiram, o podcast reflete a posição do Nexo como um portal de notícias independente e que busca explicar de uma maneira mais elaborada os acontecimentos.

O podcast é atualizado diariamente, mas está de recesso até o dia 3 de fevereiro. Até lá, o Durma com Essa será atualizado às sextas-feiras com o resumo das principais notícias da semana.

Para quem fala e quer treinar o inglês: The Daily

O The Daily é o podcast diário do The New York Times, um dos maiores jornais do mundo e um dos principais dos Estados Unidos.

O Daily é bom para quem quer treinar o inglês com um programa bem produzido que fala não apenas sobre assuntos de interesse público mundial, mas também alguns que ajudam.

O podcast do The New York Times é atualizado diariamente, de segunda a sexta.

Diversos assuntos

Podcasts também são importantes para refletirmos sobre alguns aspectos do mundo, conhecermos e estudar temas importantes, além de ouvir discussões sobre assuntos latentes no nosso dia a dia e no mundo atual.

Isso, claro, sem deixar o bom humor de lado. Além desses programas, também existem podcasts trabalhados em formato storytelling – ou seja, que segue fielmente um roteiro do começo ao fim, em vez de usá-lo apenas como pauta -, criando um ar digno de uma série de suspense da Netflix.

Mamilos

Um podcast “de peito aberto”, que trata sobre assuntos desde a busca pela felicidade, traição, política, cultura e a improvisação como mecanismo de sobrevivência: esse é o Mamilos.

O Mamilos é atualizado toda sexta-feira, no fim do dia.

Pretas na Rede

O Pretas na Rede é um podcast feito por duas mulheres negras que tratam de temas como a vida, o universo e tudo mais – e, sim, a descrição feita por elas é uma referência ao clássico Guia do Mochileiro das Galáxias.

O programa fala sobre funk, estreias do cinema (As Viúvas, por exemplo), pagode dos anos 90 e relacionamentos, além de vários outros temas.

37 Graus

O 37 Graus é um podcast que conta histórias reais com o objetivo de expandir a sua noção de mundo, abordando temas como uma ecóloga que trabalha para reduzir os atropelamentos de animais silvestres nas estradas brasileiras e a produção de milho por uma aldeia indígena.

Por enquanto, o programa possui duas temporadas e a última atualização foi feita em outubro de 2019.

Vozes

O Vozes é um podcast da Rádio CBN com a proposta de promover o diálogo: apresentando os dois lados de uma história, o programa dá espaço para a reflexão com diferentes perspectivas e contribuindo para a conexão entre o ouvinte com as experiências compartilhadas nos episódios.

O podcast tem 23 episódios e não é atualizado desde novembro de 2019, mas deve voltar para uma nova temporada neste ano.

Projeto Humanos

O Projeto Humanos tem o objetivo de apresentar histórias sob a perspectiva de narrativas únicas.

Dividido em quatro temporadas, o podcast apresenta relatos de sobreviventes do Holocausto, histórias sobre os conflitos do Oriente Médio e sobre a temporada mais renomada do programa: O Caso Evandro, sobre um garoto que foi encontrado morto de uma maneira misteriosa no Sul do país.

A quinta temporada do Projeto Humanos ainda não possui data de estreia.

Todas as Letras

O Todas as Letras é o podcast sobre diversidade sexual da Folha de São Paulo.

O programa debate temas ligados ao universo LGBTQI+, contando as histórias das pessoas que representam cada uma das letras da sigla, abordando diversidade, aceitação e sobre como é ser LGBTQI+ no Brasil de hoje.

A primeira temporada foi encerrada em outubro de 2019 e ainda não há previsão para a estreia de novos episódios, mas vale a pena começar o seu 2020 atualizado com esse podcast.

Ficha Criminal

O Ficha Criminal é um podcast do UOL que aborda crimes que marcaram o país, além de temas que repercutem no Brasil inteiro, como as ações das principais facções atuantes em território nacional, como o PCC e o Comando Vermelho.

Com duas temporadas, a primeira do podcast trata sobre criminosos que marcaram a época do país.

Como começar

Como começar a ver filmes do Pedro Almodóvar? Qual longa é o correto para ver primeiro e saber se você gosta ou não do diretor espanhol?

Ou como começar a escutar o pai da bossa nova, João Gilberto? Por qual música você inicia essa experiência?

A proposta do Como Começar, do jornal Nexo, é essa: a cada episódio, você ouvirá explicações aprofundadas sobre como começar a ler a obra de algum autor ou autora, ouvir algum músico ou a aproveitar alguma obra audiovisual.

Por enquanto, o último episódio deste podcast foi lançado em 13 de dezembro de 2019 e ainda não há previsão de estreia do próximo.

Fronteiras Invisíveis do Futebol

Futebol é apenas futebol? O podcast Fronteiras Invisíveis do Futebol promove análises e explicações sobre alguns dos principais temas e eventos do esporte, mostrando a política em cada um desses.

O programa é feito pelo já conhecido podcast Xadrez Verbal e é atualizado esporadicamente.

Canal Brasil

Conhece o Canal Brasil, totalmente dedicado para a exibição de conteúdo nacional? Acontece que o canal também tem um podcast: o Podcast Canal Brasil – o que é bem autoexplicativo, na verdade.

Mas em vez de transmitir áudio de radionovelas ou outro tipo de conteúdo brasileiro em formato de áudio, o podcast fala sobre os principais filmes da indústria no momento.

O primeiro episódio do podcast é sobre Bacurau, o filme nacional que recebeu o Prêmio do Júri em Cannes e foi um dos maiores fenômenos de 2019. Aliás, se você ainda não viu Bacurau, essa deveria ser sua primeira meta para 2020.

O Podcast Canal Brasil foi atualizado pela última vez no dia 23 de dezembro de 2019.

Para quem gosta da HBO

A HBO Latin America lançou podcasts sobre algumas das suas principais séries do momento, como Watchmen, His Dark Materials, Pico de Neblina, Santos Dumont e A Vida Secreta dos Casais.

Depois de cada episódio da série, é publicado um episódio do podcast que repercute os principais acontecimentos, as teorias e o que pode acontecer em seguida.

Para encontrar os podcasts sobre as séries, é só pesquisar por HBO Latin American nos principais tocadores.

Humor

E como o rádio, também existem programas humorísticos que abordam variedades ou te fazem rir apenas ao contar coisas cotidianas.

Única recomendação: se você não consegue segurar a risada, cuidado onde escuta. É possível que você receba olhares de reprovação quando deixar o riso escapar e ser a pessoa rindo sozinha no transporte público, na rua ou na academia.

Um Milkshake Chamado Wanda

O podcast oficial do Papel Pop, site sobre cultura pop, é o Um Milkshake Chamado Wanda.

Repercutindo os assuntos da semana no mundo da cultura pop, o programa também possui episódios temáticos com convidados especiais, além de destacar o melhor momento/atitude da semana e dando conselhos amorosos.

Filhos da Grávida de Taubaté

Se o seu objetivo é se divertir ouvindo um podcast, Maíra Medeiros junto com Fih e Edu do Diva Depressão podem te garantir isso.

No Filhos da Grávida de Taubaté, o trio fala sobre assuntos do momento, polêmicas da internet, compartilham suas experiências para ajudar os ouvintes aflitos e dão dicas para a vida.

Respondendo em Voz Alta

Tem algo que você sempre quis compartilhar ou perguntar para alguém? Agora você pode: é só enviar sua mensagem para a DJ Laurinha Lero que ela te responderá (ou não) no podcast (ops, programa de rádio) dela: Respondendo em Voz Alta.

Falando sobre relacionamentos, desastres cotidianos, a difícil vida da jovem universitária e sobre o amor em geral, o programa da Laurinha vai te fazer rir alto no transporte público ou se identificar pelo menos uma vez com os causos dela e dos ouvintes.

O programa é atualizado quando ela quer, então não é possível dar uma previsão exata. Mas, por enquanto, você pode ouvir qualquer um dos 19 episódios disponíveis.

É nóia minha?

Está se sentindo noiado? Aconteceu algo que te fez parar e pensar: será que é nóia minha? Então essa é a deixa para que você comece 2020 escutando o podcast É nóia minha?, da Camila Fremder.

O programa aborda temas como ansiedade, como sair da sua zona de conforto e outras dúvidas que você já teve ou está tendo no momento.

Algum desses programas te interessou? Então comece a seguir o programa no seu serviço de streaming de música ou tocador de podcast favorito, aperte o play e já risque essa meta de ano novo para 2020.

Sobre o Autor

Paulo Carmino