Tecnologia

11 dicas simples para você usar na rede social

Escrito por Paulo Carmino

O Instagram possui diversas funcionalidades “escondidas” que pouca gente usa mas são muito bem-vindas. Saiba quais são

Mesmo que você seja um veterano no Instagram e tenha baixado a rede social em seu smartphone há muito tempo, provavelmente você não sabe todos os macetes que o aplicativo oferece. Acredite, algumas das melhores funcionalidades do Instagram estão escondidas. Por isso, vale a pena ler nossas dicas e truques para bombar na rede social.

Escolhendo os filtros no Instagram

O Instagram conseguiu atingir o sucesso através dos filtros, que sobrepõem sua imagem. Hoje, os filtros são o primeiro conjunto de opções que você vê depois de tirar uma foto. Para definir a quão dramático será o filtro, selecione e, em seguida, toque na miniatura novamente. Um controle deslizante será exibido: use-o para ajustar a intensidade do filtro e toque em “Concluído”.

Você sabia que há possibilidade para definir a quão dramática será o filtro do Instagram?

Enquanto você está experimentando essas configurações, vale mais uma dica para ocultar os filtros que você não costuma usar: vá até o final dos filtros e toque em “Gerenciar” para adicionar ou remover opções que você gosta ou não.

Receba alertas de suas pessoas favoritas

Todos nós lutamos contra a sobrecarga de notificação de nossos smartphones. Felizmente, podemos ajustar suas configurações de notificação para ver apenas alertas dos usuários do Instagram que realmente interessam.

Essa opção só funciona para usuários que já estão te seguindo e está bem escondida dentro do aplicativo.

Instagram: 11 dicas simples para você usar na rede social 5
Com essa opção você recebe notificações especificas.

Primeiro, você precisa navegar para a página de perfil do usuário relevante para você dentro do Instagram. Toque nos três pontos no canto superior direito e, em seguida, selecione “Ativar Notificações” de postagem para receber o alerta sobre novas atualizações.

Veja o mundo

Também vale a pena selecionar a guia “Pesquisar e Explorar” (o ícone da lupa) para ver fotos e vídeos públicos de usuários em todo o mundo. Com isso, é possível comentar e dar like sobre as imagens compartilhadas.

Pode encontrar fotos e vídeos públicos de usuários em todo o mundo
Com um sistema de geolocalização, você pode encontrar fotos e vídeos públicos de usuários em todo o mundo

Uma maneira útil de usar a guia Pesquisar e Explorar é verificar locais antes de visitá-los. Basta digitar o nome de uma cidade ou local na caixa de pesquisa na parte superior da tela, alternar para a guia Lugares e escolher o resultado correto. Com essa dica, você terá uma série de imagens e clipes para navegar.

Stories mais privados

Você pode impedir que certos contatos visualizem suas histórias. O aplicativo incluiu a opção “Criar Stories”: uma sequência ou não de fotos e vídeos que aparecem na parte superior do feed por 24 horas.

Se você tem algumas impressões passageiras para compartilhar e não quer que determinada pessoa visualize, é aqui que você deve fazer isso.

Quem pode visualizar o seu Stories
No instagram você pode selecionar quem pode visualizar o seu Stories

Configurando o tamanho das imagens

Quando o Instagram publica uma de suas imagens, o aplicativo redimensiona a foto. Em parte, para reduzir o uso de dados e o tempo de upload, e para impedir que outras pessoas copiem suas imagens em sua resolução total.

Mas e se você quiser manter as cópias em tamanho real? Você pode salvá-los separadamente.

Instagram: 11 dicas simples para você usar na rede social 6

Para isso, basta ir para a guia “Perfil” e pressionar o botão no canto superior direito, seguido de “Configurações”. Em seguida, role para baixo até “Fotos Originais” (se você estiver usando o aplicativo iOS) ou “Postagens Originais” (no Android).

Utilizando essa funcionalidade, você garante que o Instagram esteja armazenando cópias de sua mídia em seu telefone e, o mesmo tempo, online. Com esse recurso, você pode fazer o backup dessas imagens em outros lugares, como o Google Fotos ou o iCloud Photo Library.

Use o seu tags para fazer amigos

O Instagram recentemente adicionou um recurso chamado Nametag, que permite adicionar novos contatos. Vale pensar que a Nametag é um cartão de visita no Instagram.

Instagram: 11 dicas simples para você usar na rede social 7
Nametags são a chave para fazer novos amigos.

Para encontrar sua Nametag, abra a “Guia de Perfil”, toque no botão de menu no canto superior direito e escolha a Nametag. Depois disso, você pode compartilhar sua Nametag com outro usuário e se tornar um contato em um piscar de olhos.

Utilize GIFs

Em uma conversa de mensagem direta (DM), as palavras nem sempre podem expressar o que você precisa ou gostaria de dizer. Então, utilize um GIF ou dois.

Com GIFs você pode responda seus amigos
Responda seus amigos com GIFs

Para começar, abra qualquer conversa e toque no botão GIF no canto inferior esquerdo. Os GIFs populares aparecerão imediatamente ou você pode pesquisar por uma reação específica.

Caso você quiser deixar o destino orientar sua pesquisa, clique na opção “Aleatório”, que examina as imagens que correspondem à sua consulta.

Desligue seu status de atividade

O Instagram permite que você veja quais contatos estão ativos no momento: ao abrir a seção de mensagens diretas (na guia Início, clique no ícone “Enviar” no canto superior direito), você verá pontos verdes ao lado de seus nomes.

Embora isso possa ser útil, significa que todos os outros também poderão ver quando você estiver percorrendo fotos. Caso isso incomode você, basta desativar o status de sua atividade.

Lembre-se de que isso impede que você veja quando seus amigos usaram o aplicativo pela última vez.

Instagram: 11 dicas simples para você usar na rede social 8
Lembre-se que essa funcionalidade também desativa você de ver quando seus amigos usaram o aplicativo pela última vez.

Deixando alguém mudo no Instagram

Para não receber o conteúdo de certas pessoas sem deixar de segui-las, abra a guia Perfil, toque no botão de menu no canto superior direito e selecione Configurações > Status da atividade.

Depois disso, basta desligar o interruptor de alternância.

Instagram: 11 dicas simples para você usar na rede social 9

Outra maneira para silenciar alguém é selecionar o perfil do usuário, clicar nos três pontos no canto superior direito e clicar em “Mudo”.

Há também a opção de percorrer seu feed até encontrar um post que não goste ou que seja irrelevante. Em seguida, toque nos três pontos no canto superior direito e, novamente, pressione “Mudo”.

Alterar a fonte

No Instagram Stories, você pode modificar a fonte. Com um pequeno ajuste você consegue uma variedade de estilos em seu post.

No Stories mude as fonte
Mude as fontes no Stories

Depois de capturar uma foto para uma história, toque no botão “Aa” no canto superior direito e, em seguida, no nome da fonte na parte superior da tela para percorrer as opções (o padrão aparecerá).

Você também pode criar uma postagem com apenas texto e cor: no Stories, basta deslizar para a direita antes de tirar uma foto e você se verá na tela Tipo.A

Adicione músicas

Adicione um toque musical ao seu próximo Stories do Instagram incorporando algumas músicas. O aplicativo não inclui todas as faixas, mas você encontrará uma seleção razoável de músicas conhecidas.

No Instagram você pode postar músicas
Adicione musicas aos seus posts no Instagram

Quando você tirar uma foto, deslize para cima e toque em “Música”. Você pode escolher uma música popular imediatamente ou procurar clipes específicos na caixa de pesquisa na parte superior da tela.

Depois de escolher uma, arraste a barra de seleção para a esquerda e para a direita para escolher o snippet exato que você deseja incorporar na sua história.

E você? Conhece mais alguma funcionalidade? Deixe nos comentários!

Sobre o Autor

Paulo Carmino