Tecnologia

10 personagens negros que fazem a diferença nos games!

Você acha que poderíamos ter mais personagens negros em games? No Dia da Consciência Negra, uma data tão importante, é importante lembrar e, principalmente, dar cada vez mais espaço e apoio para todas as empresas que estão optando por ter uma alta representatividade negra em seus títulos.

E parando para pensar, você sabe a importância de termos personagens negros em games, filmes, séries e demais lançamentos? Crianças que veem estes personagens em games são um dos públicos que mais ganham com essa representatividade, uma vez que podem ver, como modelo, uma personalidade importante com o mesmo tom de pele e história semelhante.

Pensando em falar mais sobre o assunto, reunimos os 10 melhores personagens em games! Confira agora mesmo e saiba como você pode usar o Dia da Consciência Negra para valorizar ainda mais esta cultura.

O que o dia da consciência negra significa?

Em 20 de novembro de 1695, acontecia a morte de Zumbi dos Palmares, um dos maiores líderes que lutou para que negros fossem libertados da escravidão. Apesar de acontecer antes de 1700, o feriado nacional foi decretado apenas em 2011, mas já era comemorado desde 2003 como efeméride (data importante onde uma personalidade falecida é homenageada). Porém, pessoas pretas já haviam escolhido o dia 20 de novembro como um dia para todos em meados de 1970 para pensarmos sobre a presença de negros na sociedade.

Zumbi dos palmares como símbolo da consciência negra
A morte de Zumbi dos Palmares originou o dia da consciência negra. Foto: App Sindicato

Com isso, é nesta data em que empresas, governos e até mesmo grupos se unem para pensar em como a desigualdade de negros e brancos pode ser combatida e, dessa forma, possamos encontrar maneiras de coexistir em uma sociedade sem racismo.

O dia da consciência negra é comemorado apenas no dia 20 de novembro, mas entenda que é necessário pensar sobre isso em diversas partes do ano para saber se nenhuma pessoa está sofrendo represálias devido ao seu tom de pele.

Personagens negros estão ficando cada vez mais comuns

Olhando para o atual cenário, é possível afirmar que sim, a representatividade negra está aumentando, mas ainda temos muito o que melhorar. Muitos estúdios acabam optando por colocar personagens negros em games apenas como aquele tipo de pessoa que sofrerá racismo ou não terá tanta importância quanto um personagem branco.

Pantera negra e lovecraft country
Ainda temos muito a melhorar, mas presença de negros em jogos, filmes, séries e demais produções está aumentando.
Foto: Marvel/HBO

Um dos mais importantes na indústria dos jogos e que tem ajudado crianças, adolescentes e adultos a verem pessoas negras com outros olhos é Miles Morales (sim, um dos Homem-Aranha). Como você sabe, com exceção de Pantera Negra e o filme de Miles, a taxa de herói negros ainda é bastante baixa, o que significa que as empresas estão começando a olhar para este público apenas agora.

Séries como Lovecraft Country, cujo autor das obras originais se envolveu em polêmicas racistas na época em que estava vivo, também estão atuando para que a representatividade negra seja ainda maior. As empresas estão finalmente entendendo que pessoas negras podem ter o mesmo destaque de pessoas brancas sem que o lugar de ninguém seja tirado.

Representatividade importa sim!

Optar por colocar pessoas pretas em destaque nos jogos e franquias que mais fazem sucesso é uma ótima forma de provocar uma discussão sobre a representatividade neste universo.

Falando diretamente com o principal público deste tipo de conteúdo, as crianças que veem pessoas com um tom de pele e história semelhantes poderão entender que não há problema nenhum ser negro, apesar de muitas pessoas afirmarem isso. Conheça, agora, os melhores personagens negros em games e veja sua importância nos títulos onde estão presentes.

Miles Morales (Marvel’s Spider-Man)

Não poderíamos falar sobre personagens negros em games sem citar um dos heróis que mais ganhou fãs ao redor do mundo. Como um personagem que apareceu pela primeira vez em uma HQ em 2005, ganhando um filme logo em 2018, Miles também já tem um próprio jogo. Marvel’s Spider-Man: Miles Morales foi lançado em 2020 pela Sony Studios.

Miles morales como um dos personagens negros em games
Miles Morales é um dos principais personagens negros em games.
Foto: Sony Studios

A importância de Miles no mundo dos jogos, cinemas e histórias em quadrinhos é de extrema importância porque ele “fala” e é um dos principais símbolos da nova geração. Seu filme foi extremamente aclamado e também é dono de nada menos do que uma estatueta do Oscar de melhor filme de animação de 2020. Ele é, literalmente, o herói que não sabíamos que precisávamos, mas com ele entre nós, a rotina fica ainda melhor.

Bayek de Siwa (Asssassins’ Creed: Origins)

Depois de tantos heróis com origem italiana, britânica e demais países com boa parte da população sendo branca, um dos últimos lançamentos da série Assassins’ Creed, que leva o nome de Origins, possui um protagonista de origem africana que foi bastante elogiado pelos jogadores. O desenvolvimento de sua história com Aya também precisa ser lembrado, onde foi realmente lindo ver como os dois se completam, apesar de todas as diferenças.

Bayek de assasins' creed: origins
Bayek possui origem egípcia e conquistou público.
Foto: Ubisoft

Bayek de Siwa também pode ser considerado um dos personagens negros em games que também não sabíamos que precisávamos, mas depois de passar algumas horas juntos, não queremos mais deixar de lado. Além de permitir uma viagem por todo o Egito Antigo, a história do protagonista nos faz pensar que apesar de todos os problemas de desigualdade e pobreza, ainda é possível vencer tudo isso.

CJ Johnson (Grand Theft Auto San Andreas)

Estando presente na infância e adolescência de diversas pessoas, em GTA: San Andreas, além de uma sátira à formação de gangues, também somos apresentados a diversos problemas da sociedade, como corrupção na polícia e uma guerra por disputa de locais para vendas de drogas.

Cj johnson de grand theft auto: san andreas
Quantas vezes você já não viveu as aventuras de CJ?
Foto: Rockstar Games

CJ foi um dos principais personagens negros nos games quando isso ainda era bastante dominado por personagens brancos. Ele foi dublado originalmente pelo rapper Young Maylay, com o roteiro sendo criado também por negros: DJ Pooh (Friday, Three Strikes), Dan Houser e James Worrall. Representatividade negra é o que não falta neste título!

Franklin Clinton (Grand Theft Auto V)

Ainda dentro do mundo de Grand Theft Auto, é verdade que temos três protagonistas neste lançamento de 2013, mas um dos mais simpáticos é, com certeza, Franklin Clinton. Tentando sair da vida de gangues em boa parte do jogo, ele acaba se tornando um motorista de fuga. Mas isso não apaga a representatividade e importância de termos personagens negros em games.

Franklin clinton de gta v
Franklin Clinton é extremamente amado por gamers.
Foto: Rockstar Games

Uma das missões mais históricas de Franklin Clinton é quando precisamos agir para que carros sejam roubados de forma legal (isso parece uma antítese, mas entenda que faz sentido). Antes de entrar para a vida de mafioso, Franklin Clinton trabalhava com recuperação de carros que não foram completamente quitados por seus donos, mas seu destino muda quando ele percebe que, aos 25 anos, ainda não tem a vida que desejava.

Lee Everett (The Walking Dead: A Telltale Game Series)

Como um dos personagens negros em games mais importantes e também sendo extremamente elogiado pela crítica, “The Walking Dead: A Telltale Game Series” nos coloca para conhecer e viver a história de Lee Everett. Esse professor foi preso por acabar assassinando o senador que estava tendo um caso com sua esposa. Seu destino muda quando um apocalipse zumbi acaba acontecendo na Terra, onde, agora, ele precisa sobreviver.

Lee everett de the walking dead: a telltale game series
Lee Everett é um professor de história que ganhou destaque na lista de personagens negros em games.
Foto: TellTale Games

Apesar de não ser o grande tema, é possível ver passagens em The Walking Dead: A Telltale Game Series que falam sobre o sofrimento de pessoas negras nos EUA. O grande destaque do título fica por conta da relação paterna entre Lee e Clementine, história que foi extremamente elogiada pelo seu desenvolvimento. Os momentos finais do personagem não eram o que esperávamos, fazendo pessoas mais sensíveis derramarem certas lágrimas.

Bangalore (Apex Legends)

Bangalore de apex legends
Você arrumaria briga com Bangalore?
Foto: Apex Legends

Entrando nos títulos de FPS, não podemos deixar de falar de personagens sem citar mulheres, certo? Apex Legends é um dos jogos com protagonistas extremamente diversos, sendo duas mulheres. Uma delas é Bangalore, que, com muita personalidade, consegue provar que personagens negros em games não precisam ter uma história triste ou simplesmente sofrer racismo para terem o destaque que merecem.

Mlickey e Lou (Far Cry: New Dawn)

Quem disse que mulheres negras não podem ser líderes de uma grande cidade? Em Far Cry: New Dawn, podemos jogar com as gêmeas Mickey e Lou, que fazem uma dupla imbatível. As verdadeiras líderes dos Highwaymen agem em conjunto, com Mickey sendo mais racional e Lou agindo para ser a parte da força da sociedade.

Mlickey e lou de far cry: new dawn
Mickey e Lou são líderes em Far Cry: New Down.
Foto: Ubisoft

Aqui, além de contarmos com uma representatividade negra em dose dupla, temos a liderança de duas mulheres em um título que, em sua maioria, ainda é mais jogado mais por homens. Personagens negros em games são ótimos, mas termos duas mulheres é melhor ainda, certo?

Grace Walker (Wolfstein)

Mais uma representante para o time feminino, Grace é líder da Resistência Americana e consegue chamar atenção dos jogadores sempre que está em cena. Esta verdadeira guerreira possui origem afro-americana e também era líder da Frente Revolucionária Negra.

Grace walker de wolfstein
Grace Walker conquistou fãs em todo o Mundo devido à sua autenticidade.
Foto: Id Software

Parando um pouco para pensar, você pode imaginar o quão importante isso pode ser para todas as meninas e até mesmo meninos, ver uma pessoa de pele negra ser tão importante e ter uma história que provocou uma verdadeira revolução de um jogo? Grace Walker entra em nossa lista como um dos nomes mais importantes para provocar uma verdadeira mudança no conceito de mulheres em títulos com temática de Segunda Guerra Mundial.

Marlow Briggs (Marlow Briggs and the Mask of Death)

Você já testou algum título que mais parecia uma releitura de outros jogos, mas com um ótimo tom de humor? Muitas pessoas consideram Marlow Briggs and the Mask of Death como um verdadeiro encontro de roteiros de God Of War e Devil May Cry, com o personagem principal sendo transformado em “Guerreiro Sagrado” quando está em férias no México com sua namorada arqueóloga.

Marlow briggs
Marlow Briggs é transformado em grande guerreiro por um rei Maia.
Foto: Zootfly

O que acontece depois é uma aventura que entrega muitas risadas. O título foi lançado em 2013, chegando para PCs um tempo depois e estando disponível até hoje na Steam. Como seria se um negro fosse considerado um verdadeiro guerreiro por um antigo rei maia? É o que o titulo nos coloca para pensar assim que assistimos ao trailer.

Barret Wallace (Final Fantasy VII)

Fechando nossa lista de personagens negros nos games, não poderíamos deixar de falar de uma das franquias mais jogadas em todo o mundo, certo? Apesar de ter um porte que coloca qualquer monstro para correr, Barret Wallace tem um ótimo coração e conquista a todos com seu bom humor.

Barret wallace de final fantasy vii
Barret Wallace não mede esforços para salvar sua filha. Foto: Square Enix

Ficamos ainda mais fãs de Barret quando conhecemos sua filha Marlene. O grandalhão faz de tudo para que sua pequena amada possa viver em um planeta sem problemas, não medindo esforços (e força) para deixá-la a salvo. Representatividade negra e muito amor em um só personagem.

Conheça a AfroFlix

Além de jogos, você já pensou em apoiar obras audiovisuais que possuem negros como protagonistas ou envolvidos na produção? Foi com este conceito que a AfroFlix foi desenvolvida. A plataforma possui acesso gratuito e também não exige assinatura para que você possa assistir aos filmes, séries e documentários que possuem pelo menos uma pessoa negra como protagonista ou envolvida na produção.

10 personagens negros que fazem a diferença nos games!. De jogos da marvel a apex legends, existem muitos personagens que estão ajudando neste movimento, mas ainda precisamos melhorar muito. Entenda agora
10 personagens negros que fazem a diferença nos games!

Como é um serviço focado para dar visibilidade para estes tipos de obras, você também pode enviar sugestões para que serem colocadas na AfroFlix e conseguir mostrar aquele filme (ou qualquer outro tipo de conteúdo) que acha que as pessoas precisam assistir. Acesse agora e prepare a pipoca para entender ainda mais sobre o dia da consciência negra:

Entre os personagens negros em games que citamos nesta matéria, qual deles é o seu preferido? Comente com a gente!

Veja também

Conheça 10 documentários que irão lhe ajudar a ser um verdadeiro especialista em diversos assuntos da sociedade:

Fontes: GAME, Tom’s Guide, IGN e WikiPedia