Tecnologia

10 dicas de como tirar fotos profissionais com o celular

Escrito por Paulo Carmino

Selecionamos dez dicas práticas de como tirar fotos profissionais com seu celular, explorando desde as funções da câmera até os objetos de casa

Saber como tirar fotos diferentes acaba se tornando um desafio com o passar do tempo. Inventar novas poses, cenários e efeitos de luz parecem ser tarefas complicadas. Mas acredite, não é. Separamos algumas dicas simples e práticas para quem deseja preencher a timeline do Instagram com fotografias de qualidade profissional.

Enquadramento

O enquadramento pode ser acionado nas configurações da câmera

É frustrante quando tiramos uma foto e sai aquele objeto ou pessoa indesejada no fundo. Ou quando se tenta centralizar algo na imagem e não fica do jeito planejado. Nesses casos é necessário atenção na composição da imagem. Essa técnica usada por profissionais consiste basicamente em separar a foto em quadros para se organizar melhor.

Nas configurações da câmera do celular, procure pela opção de “linhas de enquadramento”. Esse nome pode variar dependendo do modelo do aparelho, mas basicamente são duas linhas verticais e duas horizontais que aparecem no quadro. Assim é possível alinhar todos os elementos com mais perfeição antes do click.

Perspectiva

Dicas perspectiva
Mudar a perspectiva resulta em fotos com efeitos incríveis e divertidos

Às vezes ficamos muito viciados em selfies, especialmente em viagens. Tente variar um pouco brincando com a perspectiva. Coloque um objeto próximo da câmera enquanto a pessoa da foto fica mais distante (ou vice-versa). O efeito é muito divertido e fácil de fazer.

Outra dica legal é colocar a câmera em posições diferentes. Tente deixa-la no chão e tire uma foto em pé, em uma distância adequada. O mesmo vale para imagens de ângulos superiores. Usando a criatividade o resultado pode te surpreender.

Flash: amigo ou inimigo?

como tirar fotos com flash
O flash também pode ser usado durante o dia

Quem nunca tirou aquela foto com pouca luz usando o flash e ficou decepcionado ao olhar a foto? Pois é! Tem muita gente que até evita de usa-lo com medo de estragar o registro daquele momento especial. A verdade é que o flash é uma ferramenta que pode ser usada em momentos variados – inclusive à luz do dia.

Quando usar o flash durante a noite, tente não ficar muito próximo da pessoa fotografada. Assim, a iluminação é distribuída melhor e diminui as chances de todo mundo parecer que estava dormindo porque piscou no momento do clique. Existem dispositivos que ajustam a intensidade da luz, tornando essa tarefa bem mais fácil.

Em ambientes abertos e bem iluminados, a dica é usar o flash com a pessoa ou o objeto de costas para a luz natural. Isso ajuda a balancear a iluminação combinando as duas fontes de luz na foto ideal.

Use um tripé

Como tirar fotos - Tripé
O tripé pode ajudar quando não tiver ninguém para segurar a câmera

Não é fácil seguir essas dicas se estiver sozinho, mas não tem problema. Invista em acessórios como um tripé para te ajudar nesses momentos. É possível ajustar o timer para dar tempo de fazer aquela pose e se preparar.

O tripé também pode ser útil quando todo mundo quiser sair na foto e não tiver ninguém por perto para segurar a câmera ou celular.

Filtros

Como tirar fotos: filtros podem ser ótimos aliados para melhores cliques
Filtros devem ser usados com cautela

Depois de tirar a foto perfeita, chegou a hora de trata-la. Ajustes como iluminação, um efeito preto e branco, vintage (imagens antigas) ou o que achar atraente, pode deixar a fotografia ainda mais bonita. Existem aplicativos simples e intuitivos para fazer praticamente qualquer ajuste antes da postagem.

O Google Fotos é o editor que já vem atualmente com os celulares Android. Você pode fazer colagens, mudar o brilho, fazer cortes, entre outras ferramentas. Se preferir, pode explorar outras opções como o Snap Seed, VSCO ou PicsArt. Esses três disponíveis tanto para Android quando para IOS.

Não tenha pressa

Sabe aquela imagem perfeita que você viu na timeline de um amigo? Acredite, é pouco provável que ele tenha conseguido tamanha perfeição com um só clique. Por isso, não se acanhe em tentar diversas vezes com posições, iluminação e efeitos diversos.

Até os fotógrafos profissionais tiram centenas de fotos antes de selecionar as melhores. Então, se quiser aquele feed perfeito, é melhor tirar um tempo para praticar e aumentar suas opções de escolha.

Explore os objetos da casa

Como tirar fotos - objetos podem ajudar a criar efeitos mais inusitados
Alguns objetos podem criar efeitos incríveis

É bem provável que você possa utilizar sua casa como um estúdio profissional. Duvida? Então, experimente usar os objetos e texturas para criar efeitos únicos e impressionar a galera. Uma simples cortina de tecido transparente com bordados pode transformar totalmente o semblante da foto. Paredes com cores vibrantes, quadros e texturas podem se transformar no cenário que tanto procurou.

Dá para usar o pisca-pisca que só é ligado no natal, uma cartolina com furos cortados em formas geométricas, aquela capa do filtro de barro bordado pela avó. Vale tudo! A dica aqui é usar a criatividade e criar imagens que você nem sabia que era capaz.

Saia do automático

Dicas de como tirar fotos: Explorar as funções da câmera são uma ótima forma de aprendizado
Explorar as funções da câmera são uma ótima forma de aprendizado

É comum ver pessoas com smartphones ultramodernos, com as melhores câmeras, mas que não usam todo o potencial do aparelho. Chegou a hora de sair do automático e mexer nas funções que podem te ajudar na hora de tirar uma foto em um ambiente específico. Confira abaixo algumas das funções que é possível ajustar na câmera:

  • Abertura: normalmente representada pela letra f/. Ajustando a abertura você controla a quantidade de iluminação que entra na lente. Quanto menor o número, significa que a lente está mais aberta;
  • ISO: ajusta a sensibilidade da câmera referente a iluminação. Ele serve como alternativa para quem não curte usar o flash em ambientes mais escuros. Só é necessário um cuidado especial na hora de usá-lo para não exagerar e deixar a imagem com ruído;
  • Obturador: a abertura dessa ferramenta pode ajudar a tirar fotos com objetos em movimento. Quanto menor o tempo de abertura, mais nítida a foto;
  • HDR: essa função ajuda a registrar fotos com iluminação variada. É um recurso muito útil e que pode te ajudar na hora de tirar uma foto rápida, sem tempo para ajustes.

Iluminação

Como tirar fotos - Iluminação
Fotos contra luz também podem ficar lindas

É necessária uma atenção especial na quantidade de luz ambiente e de onde ela vem. É comum ver fotos tiradas com a pessoa de costas para o sol, por exemplo. Nessas situações a pessoa se transforma em uma sombra. A não ser que seja algo conceitual ou proposital, vai acabar estragando a sua foto.

Se estiver em frente de um monumento histórico, por exemplo, e não tiver como trocar a posição para ficar contra a luz, tente usar a dica do flash que citamos anteriormente. É a maneira mais prática de equilibrar a imagem.

Não há como tirar fotos boas sem ser observador

Uma das características mais importantes na hora de fotografar é saber o local e momento certo. Preste atenção no cenário ao seu redor, nas pessoas e movimentos. Cada elemento pode ajudar a eternizar imagens que darão orgulho ao fotógrafo. Essa é uma característica indispensável para registrar imagens criativas e originais. É como diz o ditado: a prática leva à perfeição!

Sobre o Autor

Paulo Carmino