Tecnologia

10 cursos online mais legais na Khan Academy

Conheça a plataforma de ensino e confira os cursos online mais legais para estudar em casa através da Khan Academy

Seja para dar uma movimentada na rotina, suportar melhor o tempo de distanciamento social ou apenas tentar fazer dos limões alguma limonada, cursos online têm sido uma boa opção de atividade. Se o processo de aprendizado for prazeroso, temos aí a desejada união entre o útil e o agradável. Melhor ainda se a opção é amigável aos nossos bolsos.

A Khan Academy é uma plataforma online gratuita oficialmente presente no Brasil desde 2014 a partir de parceria com a Fundação Lemann. O site traz uma interessante seleção, dos quais separamos alguns dos cursos online mais legais, além de apresentar um pouco mais sobre a plataforma e trazer informações de como acessá-la.

O que é a Khan Academy?

Em 2006, Salman Khan, um analista no setor financeiro, resolveu dar uma ajuda para um de seus primos estudar matemática. Para tal, o rapaz utilizou ferramentas online e disponibilizou aulas para o seu parente. Depois de um tempo, mais familiares começaram a buscar os serviços de tutoramento e Khan decidiu gravar e disponibilizar suas aulas no YouTube.

O canal foi crescendo, e Sal Khan resolveu mudar sua carreira e focar na criação de uma plataforma para aulas online. Em 2009 nasceu a Khan Academy, contando desde então com o apoio de empresas como Google, e de organizações como a Bill & Melinda Gates Foundation e a Fundação Lemann. Com o apoio financeiro de grandes instituições, a plataforma se mantém gratuita.

Um dos grandes focos da academia é servir como apoio no ensino fundamental, com cursos voltados para a área de Matemática, Português e Ciências. No caso específico do Brasil, tais cursos seguem a BNCC (Base Nacional Comum Curricular) e contam com áudio e narração em português brasileiro.

A Khan Academy tem como proposta propiciar um ambiente de aprendizado no qual o aluno possa caminhar no seu ritmo, tendo como o objetivo o domínio do conteúdo antes de prosseguir, não seguindo um ritmo de progressão previamente determinado a despeito de suas possibilidades.

Mas existem cursos voltados também para os públicos de diferentes faixas etárias. E são justamente esses o foco de nossa lista, afinal a ideia aqui é sugerir um conteúdo interessante e legal para você aprender algo novo, seja tendo um objetivo profissional ou apenas curiosidade e vontade de descobrir.

Animação Digital: Pixar in a Box

A primeira sugestão é também a potencialmente mais popular, afinal a parceria da Khan Academy com a Pixar anima tanto alunos cursando a escola quanto adultos fãs das animações da produtora. Ainda que indicado para os mais velhos, este curso é voltado para os estudantes, pois conecta o conteúdo aprendido pelos jovens na escola com os problemas, soluções e técnicas utilizadas na Pixar para a criação de seus premiados filmes.

Logo do curso "pixar in a box" com diferentes exemplos de uso de cores e iluminação.
Dentre outros tópicos, o curso Pixar in a Box ensina sobre iluminação e teoria das cores.

Que tal descobrir como as multidões de robôs de WALL-E foram criadas usando análise combinatória? Ou talvez como modelos de argila podem ser transformados em personagens a partir do uso de médias ponderadas?

História da Arte


Pessoas em um museu, ilustrando o curso "história da arte" na khan academy.
Outro destaque da Khan Academy, o curso de História da Arte traz aulas sobre compreensão de museus, por exemplo.

Parte do currículo de Português e Artes, o curso de História da Arte traz uma introdução ao tópico, além de aulas focadas em compreensão de museus e religiões na arte. Também traz vídeos introdutórios aos diversos períodos artísticos; da Antiguidade Grega à Contemporaneidade.

Mercado financeiro e de capitais

O curso de "mercado financeiro e de capitais" da khan academy, ilustrado a partir da aula sobre moradia.
Aula sobre moradia. Todos os vídeos estão narrados ou legendados em português.

É sempre bom se informar melhor sobre tributação, juros, inflação e como funciona o mercado de ações. Esses são alguns dos tópicos do curso sobre mercado financeiro presente na plataforma. O curso é interessante para quem pretende entrar nesta área do ponto de vista profissional e ter uma maior clareza sobre aspectos introdutórios, bem como para quaisquer pessoas interessadas em entender melhor sobre como funcionam aspectos financeiros tão presentes em nosso cotidiano.

Ciências: Cosmologia e Astronomia

Pessoa olhando um céu estrelado através de uma luneta.
O curso de Astronomia da Khan Academy é introdutório, porém bem organizado e interessante.

Outro curso bem legal presente na plataforma educacional, Cosmologia e Astronomia está no módulo de Ciências. Partindo do Big Bang, o curso passa por tópicos para lá de interessantes como a vida e morte das estrelas, enquanto também dá um panorama geológico e climático do nosso planeta Terra.

Engenharia Elétrica: Robótica Lego

Modelo lego nxt utilizado no curso de robótica.
O curso de robótica utiliza o modelo NXT da Lego.

Contido no módulo mais abrangente de Engenharia Elétrica, este curso utiliza um kit de robótica programável, Lego NXT, para ensinar como criar robôs. Para tal, introduz conceitos de programação, além de conectar tais conhecimentos com aquilo que é aprendido nas escolas, principalmente nas disciplinas de ciências exatas.

Narrativa: Imagineering in a Box

Mickey representando o curso de narrativa de parque temático.
Fruto da parceria entre Disney e Khan Academy, o inusitado curso de narrativa e criação de parques temáticos é um dos mais legais.

Mais um fruto da parceria com a Disney, este instigante e curioso curso deve provocar a criatividade dos pequenos e também dos adultos. A partir de casos e experiências dos parques temáticos da Disney, os alunos aprendem mais sobre como criar uma história, mundos e personagens tendo em vista um parque. Ao lado da parte teórica, há o desafio de tentar criar a sua narrativa para acompanhar as atrações de um parque imaginado por você.

Saúde e Medicina

Modelo de uma célula para explicação no curso de "saúde e medicina".
Uma das aulas do curso de Saúde e Medicina.

Parte da disciplina de Biologia, o curso de Saúde e Medicina pode ser uma ótima pedida para quem deseja aprender mais sobre anatomia, bem como sobre os sistemas fisiológicos e sobre algumas das principais e mais comuns doenças. Em tempos de pandemia e fake news, pode ser muito interessante aprender mais sobre nosso corpo, mesmo que não haja interesse profissional nesse campo.

Ciência da Computação


Imagem representando sistemas e teorias da informação.
O curso de Ciência da Computação traz aulas sobre algoritmos e teorias da informação na Khan Academy.

O curso traz um panorama histórico da teoria da informação, além de trabalhar em seu primeiro tópico com algoritmos. A ideia é dar uma base sólida para o aluno compreender a lógica da informação e da computação. Existem muitos exercícios e desafios neste curso, fazendo dele uma boa pedida para os jovens interessados em adentrar o mundo da programação sem deixar de ter uma boa base lógica por trás.

Macroeconomia


Pessoas analisando dados e calculando.
Temas como PIB e inflação fazem parte do curso de Macroeconomia da Khan Academy.

Para ter uma noção mais ampla sobre economia, um curso interessante é o de Macroeconomia. Aqui o aluno irá aprender sobre PIB, sistema monetário, câmbio e comércio, além de ser introduzido a temas como oferta e demanda e ao pensamento Keynesiano.

Microeconomia


Ilustração de um enfoque mais microscópico de dados econômicos.
Com foco maior no comportamento de indivíduos e consumidores, o curso de Microeconomia é outro destaque da Khan Academy.

Já o curso de Microeconomia foca em como aspectos como preço e consumo se apresentam na vida das pessoas. A partir de como se comportam consumidores e firmas, entre outros fatores, o curso traz uma introdução sobre a microeconomia e suas análises de mercado, consumo, precificação, etc.

Como funciona e como acessar?

Do ponto de vista prático, a plataforma da Khan Academy é razoavelmente simples e intuitiva. É possível acessá-la a partir do navegador. Aqui, basta escolher sua escolaridade e então optar por criar seu usuário a partir de sua conta no Google ou no Facebook, por exemplo.

O aplicativo da Khan Academy também está disponível para os dispositivos Android e iOS. Basta baixá-lo clicando nos links e criar o usuário tendo como ponto de partida sua conta no Google ou Facebook.

A partir daí, você pode escolher seus cursos. Cada módulo possui vídeos – narrados ou legendados em português e com transcrição também em português – e textos – totalmente traduzidos para nosso idioma – apresentando diferentes aspectos e tópicos dentro do curso. Diferente dos módulos voltados para o ensino fundamental, a maioria dos cursos sugeridos no texto não trazem questionários e exercícios para checar a aprendizagem, embora alguns possuam sim esses testes, além de atividades interativas.

Basta ir seguindo o módulo, clicando em cada lição; seja ela um vídeo, texto ou atividade, e ir realizando os seus estudos. Veja na imagem abaixo como o curso é bem organizado e claro:

Interface do um módulo no navegador.
Os cursos da Khan Academy possuem uma interface amigável e clara.

Com todas essas dicas, esperamos ter animado alguns leitores para a possibilidade de aprender algo novo, sem sair de casa e sem precisar investir muito dinheiro.

Fontes: Khan Academy, Mashable, Wired.