Tecnologia

10 apps para fazer exercícios sem sair de casa

Escrito por Paulo Carmino

Em tempos de quarentena, esses aplicativos podem te ajudar a ficar em dia com os exercícios mesmo sem os equipamentos da academia

Nestes tempos de quarentena forçada, uma das coisas que muitas vezes esquecemos é de nos exercitar. Afinal, ainda que seja ótimo ficar o dia todo sentado na frente do computador ou deitado na cama assistindo Netflix, essa falta de exercícios físicos podem trazer diversos problemas para o corpo – e que poderiam ser evitados com uma atividade física leve.

Mas, com as academias fechadas, muita gente fica perdida sobre como se exercitar de maneira correta. Se você é um desses casos, não se desespere: o seu smartphone pode ser um ótimo companheiro nessas horas. Por isso, listamos aqui alguns apps que servirão para ajudar quem pretende começar a se exercitar em casa.

Aaptiv

Um app que talvez seja o mais próximo de ter um personal trainer que você pode carregar para qualquer lugar. Com o Aaptiv é possível escolher não apenas o tipo de treino que você quer fazer (como, por exemplo, exercícios para se fazer dentro de casa, na academia ou ao ar livre), mas também qual é o objetivo dele (perder peso, fortalecer os braços, definir o peitoral, competir em corridas de longa distância, entre outros) e qual a intensidade dele (leve, médio ou pesado).

Com isso definido, o aplicativo não apenas te fornece uma série de exercícios voltados especialmente para seus objetivos, mas também oferece séries de exercícios com uma playlist própria e até mesmo gritos motivacionais (em inglês) de um treinador, o que certamente te ajudará a sentir que voltou para a academia.

Claro, existem algumas desvantagens: além do app ser todo em inglês, ele exige que você cadastre seu cartão de crédito para poder usá-lo gratuitamente por 7 dias, mas caso não queria utilizá-lo mais é preciso cancelar antes deste período acabar, porque senão ele passará a cobrar as mensalidades automaticamente de seu cartão – literalmente, o preço a pagar para se ter acesso a um aplicativo que é praticamente um personal trainer.

O Aaptiv está disponível tanto para Android quanto para iOS.

Nike Training Club

Um dos aplicativos mais conhecidos por quem busca se exercitar sozinho, o Nike Training Club oferece mais de 180 treinos gratuitos de diferentes níveis (iniciante, intermediário, avançado), intensidades (mais leve ou mais puxado) e foco (perder peso, criar resistência, fortalecer os braços, entre outros), e com opções tanto para quem quer se exercitar com equipamentos de academia ou para quem procura exercícios que possam ser feitos dentro de casa.

Além disso, o aplicativo da Nike também oferece alguns treinos específicos feitos por atletas e celebridades, como o jogador Cristiano Ronaldo, o ator Michael B. Jordan, o comediante Kevin Hart e a tenista Serena Williams, permitindo que você experimente uma rotina de treinos de elite.

O Nike Training Club é gratuito e está disponível tanto para Android quanto para iOS.

Daily Burn

Este aplicativo é um dos mais famosos nos EUA, tendo já sido recomendado por diversos programas de TV e revistas especializadas em fitness. Com o Daily Burn, o usuário tem acesso a mais de 1000 opções de treinos – boa parte deles com vídeos explicativos – para diferentes objetivos, níveis e em diferentes intensidades.

Além disso, o app oferece também aos usuários o Daily Burn 365: um treino diário de 30 minutos em vídeo, voltado para iniciantes, que é transmitido ao vivo pelo aplicativo, e inclui até mesmo a opção de live chat para que você possa tirar suas dúvidas, além da aparição de convidados especiais que conversam sobre os benefícios do exercício diário.

As maiores desvantagens do app é ele estar apenas em inglês, sendo necessário entender bem a língua para usá-lo e entender o que é falado nos vídeos, e o fato dele ser pago, oferecendo apenas 30 dias para um teste gratuito.

Daily Burn está disponível para Android e iOS.

Exercícios em Casa – Sem Equipamentos

Este app desenvolvido pela Leap Fitness Group fornece uma série de rotinas de treino para aqueles que querem continuar se exercitando mas não podem ir a uma academia, com diferentes exercícios para fortalecimento de partes específicas do corpo (como braços, pernas, peitoral, entre outros).

Um dos diferenciais deste app é que ele fornece não apenas uma rotina de exercícios, mas também uma rotina de alongamentos, diminuindo assim as chances de você distender algum músculo durante o exercício. Além disso, ele também fornece guias animados e em vídeos para todas essas séries, ajudando que você não faça nenhum movimento errado.

Exercícios em Casa – Sem Equipamentos é um app gratuito, e está disponível tanto para Android quanto para iOS.

Treino em Casa Para Mulheres – Fitness Feminino

app exercícios em casa

Desenvolvido pela mesma empresa do app anterior, este funciona da mesmo forma que o Exercícios em Casa, mas com atividades voltadas mais para queima de gordura localizada e perda de peso do que para fortalecimento dos músculos.

Adequado tanto para iniciantes quanto para aqueles que já praticam atividades físicas, o app também conta com guias animados e em vídeo para te ensinar a efetuar todos os movimentos de forma correta, além de fazer um espécie de “diário da perda de peso” para que você possa acompanhar sua evolução.

Treino em Casa para mulheres – Fitness Feminino é um aplicativo gratuito e está disponível tanto para Android quanto para iOS.

Freeletics Workout

Outro aplicativo que promete ser um personal trainer digital, no Freeletics você pode definir quais são seus objetivos e receber treinos voltados especialmente para o que você precisa, oferecendo até mesmo opções de atividades que não necessitam de pesos e equipamentos de academia.

O grande diferencial do app é uma opção de “coach mental”, com exercícios especiais que ajudam a melhorar não apenas seu corpo, mas também a sua mente, melhorando a capacidade de concentração e a motivação para continuar se exercitando. A única desvantagem é que este modo está disponível apenas para usuários premium, e com lições em inglês.

O Freeletics Workout pode ser encontrado tanto para Android quanto para iOS.

Daily Yoga

Considerado como o melhor app para a prática de Yoga disponível no mercado, o Daily Yoga é um aplicativo voltado para praticantes de todos os níveis destes tipo de exercício, oferecendo mais de 50 cursos e mais de 400 asanas para seus usuários.

O app também oferece instruções em vídeo para que você veja exatamente quais são os movimentos corretos, e possui um módulo de plano de aulas que permite não apenas planejar os horários e dias de prática, como também gravar as sessões para que elas possam ser revisadas posteriormente, permitindo descobrir mais facilmente se você está fazendo algo errado.

Daily Yoga está disponível tanto em versões para Android quanto para iOS.

BTFIT

Enquanto outros aplicativos tentam ser uma alternativa a um personal trainer, o BTFIT vai por outro caminho, e serve para te colocar em contato direto com um profissional que irá lhe passar uma sequência de treino exclusiva para sua necessidade.

Outro diferencial deste app são as chamadas aulas coletivas, com duração entre 12 e 35 minutos, que irão te fazer sentir estar de volta na academia participando de uma aula junto com outras pessoas – uma sensação que muita gente sente falta nessa época de isolamento forçado.

A maior desvantagem do BITFIT é a necessidade de se pagar uma mensalidade para usá-lo, mas o aplicativo está disponível tanto para Android quanto para iOS.

Seven

Desenvolvido para pessoas que não possuem muito tempo para dedicar à prática de exercícios, este aplicativo promete te colocar em forma com uma rotina de exercícios diária de apenas 7 minutos e que necessitam apenas de uma parede e uma cadeira como equipamentos de treino.

O aplicativo também permite que você colecione conquistas pelos resultados alcançados e compartilhe eles com seus amigos, criando um clima competitivo que pode servir de motivador para que você não abandone os treinos.

O Seven está disponível em versões tanto para Android quanto para iOS.

Adidas Training by Runtastic

app exercícios adidas

Para aqueles que gostam de treinos funcionais o app da Adidas é uma boa pedida. Com 28 programas diferentes de treino, ele oferece diversas opções para aqueles que nesta época estão sentindo saudades da academia.

Além disso, o aplicativo também oferece ferramentas que permitem criar treinos personalizados e programas especiais com objetivos específicos (como melhora da força e do condicionamento físico ou séries especiais para diminuir a barriga), além de oferecer uma guia de saúde e nutrição com dicas de como você pode mudar seus hábitos alimentares para otimizar os resultados dos treinos.

O Adidas Training by Runtastic está disponível em versões para Android e iOS.

Fonte: Olhar Digital, TechRadar, Prevention

Sobre o Autor

Paulo Carmino