Fitness & Nutrição

Você sabe o que é vigorexia?

Escrito por Giovanna Campos

Atualmente, os jovens sofrem muita pressão para manter a forma física que a sociedade entende como o corpo perfeito. Na busca pela perfeição, homens e mulheres fazem dietas restritivas sem o acompanhamento de uma nutricionista e praticam exercícios físicos de maneira exagerada. Tais atitudes geram distúrbios, como a vigorexia.

Este distúrbio, também denominado transtorno dismórfico muscular, acontece quando a pessoa passa muitas horas na academia e mantém uma rotina exigente, onde aumenta cada vez mais a carga de exercícios para ter um corpo musculoso. Para conseguir isso, além da atividade física, recorre a dietas baseadas em proteína e chega a consumir esteroides e anabolizantes em alguns casos.

As Proteínas estão em todas as células e tecidos do nosso corpo, formando os principais elemetnos estruturais. Tanto que, durante o exercicio, são as Proteínas responsáveis pela construção de músculos e reparação de pequenos traumas. Assim, uma suplementação proteica contribuiu visivelmente para um crescimento muscular mais significado. Isso porque as Proteínas contribuem para aumentar o metabolismo e ajudam na queima rápida de gordura. A ingestão desse suplemento alimentar é muito importante tanto para quem quer ganhar massa muscular, quanto para quem quer apenas tonificar. É muito recomendado para praticantes de exercícios físicos que visam aumento de massa magra.
Uma suplementação proteica contribuiu visivelmente para um crescimento muscular mais significativo. Isso porque as Proteínas contribuem para aumentar o metabolismo e ajudam na queima rápida de gordura.
A ingestão desse suplemento alimentar é muito importante tanto para quem quer ganhar massa muscular, quanto para quem quer apenas tonificar. 

Quem sofre deste mal apresenta uma visão deturpada do próprio corpo, assim como no caso da anorexia. Em ambos os casos, a busca pelo corpo inatingível pode desenvolver depressão e ansiedade.

A vigorexia acomete, na maior parte das vezes, homens entre 18 e 35 anos. Mas mulheres também podem desenvolver este transtorno.

Sintomas

▪ Afastar-se dos amigos e familiares para não faltar na academia ou sair da dieta;

▪ Insatisfação pelo corpo;

▪ Tentar esconder o corpo por vergonha;

▪ Achar que está magro(a) demais.

Tratamento

Quem sofre de vigorexia não admite a condição, por isso, o diagnóstico e o tratamento acontecem tardiamente.

Para tratar o distúrbio, é importante visitar médico, psicoterapeuta, nutricionista e preparador físico.

Fazer exercícios físicos e alimentar-se bem é indispensável para ter uma vida saudável, mas, como tudo na vida, é preciso equilíbrio.

Fonte: blog da Saúde

Suplementos importados com frete rápido é no iPUMPSHOPClique aqui!

Sobre o Autor

Giovanna Campos