Tecnologia

Veja tudo o que rolou na apresentação do Nintendo Switch

Escrito por Paulo Carmino

Nintendo Switch estará disponível a partir do dia 3 de março

O Nintendo Switch acaba de ser apresentado oficialmente para o mundo, às 02:00 da manhã desta sexta-feira (13). Enquanto boa parte dos brasileiros dormiam, o próximo grande console empresa foi demonstrado em um evento que contou com o presidente da Big N, Tatsumi Kimishima, produtores do videogame e os responsáveis por alguns dos principais jogos. Prepare-se para muitas e boas novidades!

Segundo Tatsumi, o console chegará às lojas já no dia 3 de março. As primeiras regiões a recebê-lo serão o Japão, Estados Unidos, Canadá, Hong Kong e países da Europa. No mercado norte-americano, o Nintendo Switch será vendido por 299,99 dólares, sendo que não foi divulgado o preço para o continente europeu.

Uma das primeiras boas novidades foi o anúncio do fim do “region locking”. Se, no passado, a Nintendo limitava a compra de jogos às regiões onde o console foi comprado, com uma espécie de trava por software, hoje foi anunciado que essa política deixará de existir. O Switch não terá mais trava de região. Ou seja, não importa onde você comprar o jogo, ele rodará no seu videogame.

Switch and Play: escolha como jogar

Nintendo SWITCH TV mode handheld mode tabletop mode 2

TV, Handheld e Tabletop são os 3 modos que você pode usar para jogar no Switch.

O Nintendo Switch apresenta não uma, mas três maneiras para que as pessoas escolham como jogar com o seu console, facilitando a diversão dentro e fora de casa. Veja abaixo como cada um funciona:

  • TV Mode: é a forma tradicional de se jogar, com o console de videogame conectado à TV;
  • Tabletop Mode: você tira a tela do Switch do dock e a apoia em uma mesa. Daí é só jogar com os controles Joy-Con;
  • Handheld Mode: Estilo similar ao do Wii U, você conecta os controles Joy-Con à tela e joga;

Bateria

Dependendo do jogo, a bateria do novo gamepad pode durar de 2h30 a 6h. O carregamento pode ser feito pelo Dock Station ou com o uso de um cabo USB-C, sendo possível jogar e carregar ao mesmo tempo.

Joy-Con: a alegria de compartilhar com os amigos

Veja tudo o que rolou na apresentação do Nintendo Switch

Além de cinza, os Joy-Con serão vendidos em azul e vermelho!

A Nintendo decidiu chamar os controles de Joy-Con. Eles são pequenas peças cheias de funcionalidade, com sensores como acelerômetro, giroscópio e até uma “IR Motion Camera” (câmera/sensor de movimento em infravermelho, em tradução livre), que consegue saber o quão longe está um objeto e até detectar que movimentos sua mão está fazendo (na apresentação, foi explicado que dá para jogar até “pedra, papel e tesoura” com isso). Conforme a imagem abaixo, você tem tudo o que precisa com apenas um desses controles, mas se decidir juntá-los (para jogar sozinho) a experiência é tão boa quanto.

Veja tudo o que rolou na apresentação do Nintendo Switch

Mesmo dividindo, o Joy-Con é um controle completo

“Os controles Joy-Con servem para ser uma alegria de compartilhar (Joy-to-share)”

A princípio, eles serão vendidos em azul neon e vermelho neon ou cinza, mas nada impede que, em breve, novas cores surjam. Além disso, os controles virão com pulseiras para que, assim como no Wii, o joystick não saia voando da sua mão.

conheça os primeiros jogos do Switch

“1-2 Switch” e “Arms”:

Veja tudo o que rolou na apresentação do Nintendo Switch

Rápido no movimento

Dois novos jogos foram apresentados logo no começo do evento. Eles foram desenvolvidos especialmente para os novos Joy-Con. Em “1-2 Switch” a intenção do game é que você jogue olhando para o seu colega e não para a TV.

Estilo Wii Sports, você seleciona entre diversos jogos como “pedra, papel e tesoura”, “braço de ferro”, “ping-pong” e até ver quem “atira” mais rápido no outro. Tudo isso graças a tecnologia presente nos controles. Já em “Arms” é necessário que cada jogador tenha dois Joy-Con para que você possa lutar boxe com seu amigo em uma animação muito interessante.

Splatoon 2:

Veja tudo o que rolou na apresentação do Nintendo Switch

Splatoon está de volta!

Durante o evento, foi revelado a continuação de Splatoon, Splatoon 2. Com novas fases, armas, habilidades e roupas, você disputará contra jogadores ao redor do mundo ao estilo paintball. O jogo estará disponível no verão norte-americano, inverno brasileiro.

Alguém disse Mario no mundo real?

Veja tudo o que rolou na apresentação do Nintendo Switch

Super Mario está de volta!

Super Mario Odyssey é a estreia do encanador mais famoso de todos no Nintendo Switch. Assim como Super Mario 64 e Mario Sunshine, este novo jogo tem um mapa gigante para que os jogadores possam explorar.

Com cenários parecidos com o mundo real – e outros nem tanto – Mario está em um universo novo, onde ele precisa, mais uma vez, resgatar a princesa Peach do vilão Bowser. O jogo estará disponível apenas em dezembro, nas festas de fim de ano, infelizmente. Confira abaixo o trailer:

The Legend Of Zelda: Breath of Wild

O jogo estará disponível junto do lançamento do Nintendo Switch, no dia 3 de março de 2017. Confira o vídeo sobre ele:

Desenvolvedores de terceiros

Mais de 80 jogos estão sendo desenvolvidos para o Nintendo Switch por pelo menos 50 empresas. Jogos como Dragon Quest X e XI serão lançados em breve, assim como Atlus e Fire Emblem. A Nintendo usou o evento para mostrar que está cheia de parcerias, como a SEGA trazendo o Sonic para o Switch e a EA trazendo FIFA para o console.

 

O que vem com o Nintendo Switch

Veja tudo o que rolou na apresentação do Nintendo Switch

Pelo menos o cabo de energia vem junto, diferente do New Nintendo 3DS

Ao fim da apresentação, o presidente da Big N mostrou o que estará incluso na caixa do novo videogame da empresa. Confira:

  • Nintendo Switch Console;
  • Left and Right Joy-Con;
  • Pulseiras para prender os controles;
  • Dock do Nintendo Switch;
  • Cabo HDMI;
  • Cabo de energia;

O Nintendo Switch Pro, o controle “clássico”, será vendido separadamente.

Configurações do console

Veja tudo o que rolou na apresentação do Nintendo Switch

Videogame vem com memória de 32 GB

Mesmo não tendo sido falado durante o evento, o site americano da Nintendo informou que ao jogar The Legend Of Zelda: Breath of the Wild, por exemplo, o gamepad irá durar até três horas numa única carga.

A tela do controle é de 6,2 polegadas, com capacidade de multi-toque e uma resolução de 1280 x 720 pixels.

O Switch vem com uma memória interna de 32 GB, que pode ser expandida usando um cartão microSDXC.

Como a Nintendo fechou as portas no Brasil, não há uma data de lançamento prevista do Switch por aqui. Teremos que contar com as lojas do país, comprar online ou trazer de fora.

Em breve, traremos mais informações sobre o Nintendo Switch. Acompanhe tudo pelo Showmetech.

Sobre o Autor

Paulo Carmino