Tecnologia

Samsung demonstra TV “The Frame” no Louvre, em Paris > Showmetech

Escrito por Paulo Carmino

A Samsung convidou jornalistas de todo o mundo –  incluindo o Showmetech – para participar de um evento todo especial no Museu do Louvre, em Paris. O motivo da opção por um museu é a apresentação da nova “The Frame” (A Moldura, em tradução livre), uma smart TV que se confunde com obra de arte.

Explicando melhor, a grande diferença aqui está no design. Ao invés de se assemelhar às smart TVs tradicionais, a nova The Frame tenta tornar a tecnologia invisível aos olhos ao buscar a inspiração de quadros e molduras tradicionais. Produzida em versões com 55 e 65 polegadas, ela pode ser combinada com mais quadros ou permanecer só em uma parede, sendo uma contribuição bem vinda para quem quer dar um estilo especial à decoração de uma sala ou quarto.

Samsung demonstra TV "The Frame" no Louvre, em Paris

Yunje Kang, diretor de design da Samsung Coréia, demonstra a TV “The Frame” no Museu do Louvre, em Paris.

De acordo com o diretor de design da Samsung Coréia, Yunje Kang, os televisores são usados por quatro horas por dia, em média. Por isso, a Samsung experimentou criar “uma TV que fosse mais do que uma tela preta, com um tom mais pessoal e aspecto de obra de arte”.

Tão logo se iniciem as vendas, estarão disponíveis mais de 100 opções de “pinturas” de renomados artistas para figurar como “imagem de descanso” da TV – que a empresa chamou de “Art Mode” (modo arte, e tradução livre), enquanto ela não estiver em uso. Nesse modo, a The Frame permanece ligada, simulando um quadro tradicional e passando despercebida por quem não imagina que ali está uma smart TV. Para evitar o consumo excessivo de energia, a TV possui um sensor que detecta se a sala está vazia e a desliga por completo, voltando ao modo de descanso apenas se uma pessoa entrar no ambiente.

Além disso, a The Frame 4K/UHD Smart TV é equipada com a nova conexão chamada de “invisível” pela empresa, que permite uma instalação instalação “zero gap”. Noutras palavras, isso significa que usuários poderão pendurá-la em qualquer parede sem se preocupar com inclinações indesejadas da tela, cabos expostos ou fios. A Samsung disponibiliza também um cabo óptico, que substitui os fios tradicionais para quem não quiser perfurar a parede.

E, assim como nos quadros tradicionais é possível definir as cores e tamanhos das molduras, para que a The Frame se adapte à decoração presente no ambiente. Segundo a Samsung, quando do início das vendas, a empresa pretende selecionar artistas locais para a criação de molduras especiais.

Samsung The Frame Smart TV (9)

Samsung The Frame Smart TV (9)

O modelo já havia sido apresentado previamente durante a CES 2017 com o nome de Samsung Lifestyle, junto com a linha de QLED TVs da empresa. No entanto, embora ambas as linhas contenham smart TVs com resolução 4K/UHD, a tecnologia de tela utilizada nestes modelos não é a mesma, já que a Samsung não fará uso de telas de pontos quânticos na The Frame. Embora já saibamos que elas suportarão os controles One Control e One Connect, não foram confirmadas outras especificações dos modelos no evento, mas a gente comenta aqui no site assim que recebermos as informações oficiais da empresa.

Qual é a TV e qual é a obra de arte?

Ao mostrar o produto para os jornalistas, a Samsung questionou quais imagens eram quadros e quais eram televisões, em uma forma bem interessante de mostrar o quão parecidas as The Frame são com quadros tradicionais. Os modelos variam de tamanhos e molduras, com imagens criadas por artistas escolhidos pela empresa.

As TVs The Frame chegam ao mercado internacional no final de maio, iniciando pelos Estados Unidos e Europa. Até lá, conseguiremos informações mais concretas sobre as especificações técnicas, preço e chegada ao Brasil.

Quer saber mais? Veja este vídeo abaixo sobre a The Frame (à época, chamada “LifeStyle TV”), gravado durante a CES 2017:

[ad_2]

Sobre o Autor

Paulo Carmino