Negócios

Saiba como limpar seu nome no Serasa, SPC e SCPC

Segundo um levantamento da Serasa Experian, o Brasil tem 60 milhões de inadimplentes, ou seja, com o “nome sujo”, como se diz popularmente.

E, para “limpar o nome”, apesar de promessas e profissionais que garantem de outras formas, é preciso renegociá-la direto com o credor ou pagar a dívida de uma vez por todas.

Mas, antes do nome negativado, o consumidor deve receber uma carta avisando da inclusão do nome caso o pagamento não seja feito em dez dias a partir do envio da correspondência. Em São Paulo, uma lei determina que, se a pessoa não assinar a carta de notificação de débito, não poderá ter o nome incluído na lista de inadimplentes.

Pagando a conta diretamente no banco ou prestadora de serviço, o CPF deve ser excluído da lista do banco de dados em até 5 dias úteis.

Porém, como pagar? Separamos algumas dicas para ajudar a economizar e acabar com as dívidas:

  1. Organização

O primeiro passo é fazer um levantamento de tudo que você ganha e gasta para visualizar o que pode ser eliminado, deixado para depois ou renegociado. Você pode utilizar aplicativos que facilitam nesta tarefa, com planilhas.

  1. Renegociar

Agora que já visualizou suas contas, pague à vista as que houver possibilidade. As de valor mais alto, podem ser renegociadas diretamente, com parcelamentos, que limpam o nome já no primeiro pagamento. Neste momento ainda é possível que o valor abaixe, pois as empresas buscam não perder o valor, facilitando o pagamento.

  1. Defensoria Pública ou Procon

Se você tiver dificuldade com negociação, procure a Defensoria Pública ou no Procon, que dão assistência a pessoas com dívidas. Além disso, eles fiscalizam as caixas e se atentam à sua legalidade.

  1. Faça um empréstimo

Este deve ser o último recurso a se recorrer. Se não tiver outra forma, faça um empréstimo pessoal ou crédito consignado. Jamais opte pelo rotativo do cartão de crédito ou cheque especial, que possuem juros altíssimos.

Como consultar se seu nome está sujo

A Boa Vista SCPC é a única que permite a consulta grátis do nome pela internet. Basta acessar o site Consumidor Positivo. Já a Serasa permite consultar gratuitamente a situação do CPF presencialmente nas agências da empresa. O Limpa Nome Online é restrito às empresas que participam do programa e custa R$ 9,90 por mês, que pode ser feita pelo programa Me Proteja.  O SPC Brasil também não disponibiliza a consulta gratuita a nome sujo pela internet, apenas presencialmente.

 

Share Button