fechar
Destaques

10 Motivos para você migrar para o Windows 10 Seu PC com sistema operacional W...leia mais Apesar de ser amplamente divulgado o quanto é perigoso deixarmos bebês e anim...leia mais Nos Estados Unidos, uma cachorra adotada teve a oportunidade de mostrar toda su...leia mais Muitas vezes, quando terminamos um relacionamento, nos sentimos meio perdidos, ...leia mais Tenho quase certeza de que a essa altura você já deva ter ouvido falar de im...leia mais Recentemente foi criado um Portal voltado a divulgação das feirinhas de artes...leia mais O portal de tecnologia TechRadar, conhecido também por fazer algumas lis...leia mais Galera, eu mal acreditei quando vi isso! A loja TERABYTESHOP conhecida no Brasil...leia mais

Risoto de beterraba


Nos últimos meses aconteceram tantas mudanças na minha cozinha… E para quem acha que a maior delas foi deixar de comer proteína animal, vou discordar. Afinal, deixei de comer carne ao longo dos últimos anos da minha vida. Foi uma escolha que aconteceu lentamente, mas se instalou de forma definitiva! Acredito que as maiores mudanças ainda são as adequações para substituir os laticínios.

Sempre gostei muito de queijo e iogurte natural e, confesso que usava muito creme de leite e manteiga nas minhas sobremesas e bolos. Substituir o leite de vaca por leite vegetal foi fácil e delicioso. Muito mais saboroso e leve, apesar de dar um pouco de trabalho e pedir planejamento. Há quem diga que o custo do leite vegetal é muito alto, e eu concordo em parte. Na verdade, acho que o custo faz com que usemos o leite vegetal em quantidade mais adequada. Hoje penso duas vezes em quais receitas vou usar o meu leite…

Mas o ponto mais delicado ainda são os queijos. Estou reduzindo o seu consumo e buscando algumas receitas de queijos vegetais que fiquem gostosas. O mais importante é, depois de conhecer todos os detalhes que envolvem a produção do leite de vaca, não continuar a consumi-lo. É um ingrediente que deixou de trazer benefícios para nossa saúde (pelo contrário!), e envolve tanta crueldade…

A receita do risoto de beterraba abaixo pedia cubinhos de queijo, que não usei. Mas já estou pensando em receitas de queijo vegetal para testar, antes de repetir o risoto. Não deixe de usar raminhos de tomilho fresco para temperar e enfeitar o prato. Garanto que o sabor é muito melhor do que o do tomilho seco!

Foto: Monica Hering | Cozinhando como antigamente

 

INGREDIENTES

1 beterraba grande

3 xícaras de caldo de legumes

2 colheres (sopa) de azeite de oliva ou óleo vegetal

1 cebola roxa pequena picada

2 dentes de alho picados

Raminhos de tomilho fresco + para enfeitar

1 xícara de arroz arbório ou carnaroli (arroz próprio para risoto)

1/2 xícara de vinho tinto opcional

Cubinhos de queijo vegetal (opcional)

Nozes ou pecans tostadas e picadas

Sal e pimenta do reino

Foto: Monica Hering | Cozinhando como antigamente

MODO DE PREPARO

Cozinhe a beterraba em água com um pouco de sal. Reserve a água do cozimento.

Aqueça o caldo de legumes junto com água do cozimento da beterraba.

Refogue a cebola no azeite em uma panela com fundo grosso. Junte o alho, alguns raminhos de tomilho, sal e pimenta a gosto. Em seguida acrescente o arroz e mexa.

Coloque o vinho (se for usar) e cozinhe até que ele seja absorvido pelo arroz. Acrescente o caldo aos poucos, uma concha de sopa de cada vez. Cozinhe em fogo médio, mexendo, até que o líquido seja absorvido.

Um pouco antes do arroz estar no ponto, junte os cubinhos de beterraba. Continue a cozinhar, acrescentando caldo de legumes, até que o arroz fique “al dente”.

Prove o tempero e corrija se necessário. Desligue o fogo e junte os cubinhos de queijo e as nozes. Tampe e espere uns 2 a 3 minutos antes de servir. Enfeite com raminhos de tomilho fresco.

(0)

Tags:, ,

Histórico Página
Open